A Dieta Gracie É A Receita Para O Bom Funcionamento Do Corpo De Um Atleta De Jiu Jitsu
A alimentação de todo atleta é parte essencial das estratégias para se maximizar resultados, variando de acordo com a modalidade praticada, a intensidade dos treinos, os horários e a aproximação das datas das competições e no Jiu Jitsu não é diferente!
Desde o inicio do desenvolvimento do Jiu Jitsu Gracie um dos principais pilares da nossa arte marcial esteve fundado nesse alicerce. Após sofrer com fortes enxaquecas, doenças na pleura e até gota, o filho mais velho de Hélio, Carlos Gracie se deu conta de que algo tinha de mudar e passou a estudar os alimentos, desenvolvendo uma dieta muito peculiar e a partir do pH dos alimentos, a dieta Gracie!
Carlos Gracie testou seus conhecimentos nos seus filhos, sobrinhos e netos e lhes transmitiu a necessidade de que devemos oferecer a nossos corpos somente alimentos que sirvam para nosso benefício. Assim Carlos construiu seu conhecimento e nos transmitiu através de um livro que nos conta em detalhes como se desenvolver a dieta dos campeões.
O alicerce se seu conhecimento trata-se de selecionar quais alimentos são permitidos e quais são “venenosos” ao nosso organismo. Além disso, estabelece uma combinação adequada entre os alimentos, que vão permitir manter o pH da refeição o mais neutro possível. Possibilitando manter o pH do sangue em seus níveis ideais.
A combinação idealizada por grande mestre Carlos é global e supre qualquer problema. Trata-se, essencialmente, de não misturar:
- Cereais entre si
- Gordura com açúcar
- Alimentos ácidos com nenhum outro tipo.
Carlos nos ensina que deve-se fazer as refeições com intervalos de no mínimo, quatro horas, alimentando-se somente quando o estômago estiver vazio novamente. Além da preocupação com os alimentos sólidos, o Gracie procurava uma complementação à base de chás, usando assim aquilo que é oferecido pela natureza para curar os males do homem.
Outro fator importante é a inclusão das frutas como parte fundamental da alimentação. “Cerca de 30 anos atrás as pessoas entravam na minha casa e viam aquela dispensa cheia de frutas e verduras. Todos achavam estranho, pois para a cultura da época fruta não passava de sobremesa, enquanto que para nossa família correspondia a 50% do regime nutricional”, cita Carlos.
O método divide os alimentos em seis grupos, que podem ser compatíveis ou incompatíveis. Conheça cada um deles:
Grupo A
Legumes e verduras (todos); carnes (todas menos a de porco, proibida na dieta) e frutos do mar (todos); gordura e oleaginosas (abacate, amêndoa, azeite de oliva, cacau, castanhas em geral, coco seco, gergelim, manteiga, queijo derretido): combinam entre si e com alimentos do Grupo B.
Grupo B
Amidos (arroz, aveia, batata, batata-doce, feijão (seco), soja (seca), lentilha, quinua, centeio, mandioca e derivados, milho (seco) e derivados, trigo (e derivados). Combinam com os alimentos do grupo A, mas não entre si (você não pode comer arroz e feijão na mesma refeição, assim como misturar batata-doce e tapioca, derivada da mandioca).
Grupo C
Frutas doces (banana desidratada ou cozida, caqui, figo, laranja lima, mamão, melancia, melão, tâmara, uva-passa), alimentos doces (açúcares em geral, mel de abelha, xarope de agave, melado de cana), queijos frescos e cremosos (queijo-de-minas frescal, ricota, cottage, queijo prato, requeijão) e chás de ervas ou de cascas (camomila, erva-doce, maçã, mate, preto). Combinam entre si e com alimentos do Grupo B, desde que não sejam preparados com gorduras e similares.
Grupo D
Frutas ácidas (abacaxi, acerola, caju, laranja, limão, maçã ácida, manga, maracujá, pêssego, tangerina, uva ácida, frutas vermelhas, tomate) e alimentos ácidos (iogurte, coalhada e kefir). Não combinam entre si nem com nenhum outro alimento.
Grupo E
Banana crua. Combina com frutas doces e com queijos frescos. É incompatível com os alimentos dos Grupos A e B e também com mel, melado e frutas secas.
Grupo F
Leite. Combina com alimentos do Grupo B, banana (crua ou cozida) e seus derivados (queijo, manteiga). É incompatível com alimentos do Grupo A, açúcares em geral, alimentos doces, abacate e frutas frescas e secas.
Na prática
Para montar o cardápio, você precisa seguir a tabela de combinação de alimentos. E deve levar em conta outro fundamento da dieta: fazer intervalos de 4 horas e meia a 5 horas entre as refeições. “Esse é o tempo necessário para evitar uma reação ácida no organismo, o que pode provocar problemas de saúde”, alerta Rorion.
O alimento deve ser visto estritamente com o propósito de nutrir o organismo. Para isso você deve se programar como se fosse realizar uma viagem, mas com direito de levar só uma mala de mão. Assim, você terá muito mais cuidado em suas escolhas.
Mantenha um estoque das suas frutas, legumes e verduras favoritos, todos frescos e terá tudo o que for necessário para as suas refeições.
Alimente-se de castanhas cruas, como castanha de caju, castanha-do-pará, noz e amêndoas, adicionando estas às saladas e aos legumes cozidos. Castanhas são fontes de proteína.
Se você gosta muito de doce, não se entregue ao açúcar, uma sugestão é que você satisfaça seu desejo com uma refeição à base de banana desidratada, uva-passa, tâmara, caqui, melancia e queijos cremosos.
Não pule refeições, nem se esqueça de comer por culpa de outras atribulações. A hora de se alimentar é sagrada para os sábios mestres de Jiu Jitsu. Carlos Gracie muito contribuiu com a qualidade de vida dos praticantes de Jiu Jitsu.
Alimente-se bem e corretamente! Continue acompanhando nossas postagens em nosso Blog! Além disso, nosso site disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!
Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com atletas como Rodolfo Vieira, Bernardo Faria, Leandro Lo, Eduardo Telles, dentre outros. Não deixe de conferir nosso conteúdo!
Não deixe de conferir em nosso conteúdo, e aumente ainda mais seu arsenal de ataques e conhecimentos dentro da arte suave!
O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)
OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)
A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)
A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)
TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES