Entendendo A Origem E O Significado do “OSS” Dentro Do Jiu Jitsu

Entendendo A Origem E O Significado do “OSS” Dentro Do Jiu Jitsu

Quando começamos em uma arte marcial, nos deparamos coma expressão “OSS”. Mas afinal é o significado de OSS?

Criada na Escola Naval Japonesa, OSS não era utilizada como uma abreviação para Ousadia, Superação e Sucesso, como diriam alguns pela criatividade e relação com o Jiu Jitsu. O “OSS” era usada para expressões do dia a dia como “por favor”, “por gentileza”, “com licença”.

Mas a sua origem ainda é controversa, pois muitos atribuem que OSS seja uma abreviação da palavra japonesa “Onegai Shimassu”, que a tradução literal para português é um pouco confusa, mas na língua japonesa é utilizada basicamente como “um sentimento de boa vontade em relação ao encontro em um futuro próximo”

“Estou esperando que esta relação nos traga coisas boas no futuro“

“Espero que este ano nossa amizade se fortaleça”.

“Onegai Shimassu” pode ser utilizada poderia ser utilizada muito bem como complemento nas duas frases.

Outra suposta origem da palavra OSS, é que ela seja apenas uma expressão fonética, onde a palavra correta seria Ossu, que em Japonês é a junção de dois caracteres:

O primeiro caractere é “Osu” que significa “Pressionar” e o segundo caractere é “Shinobu” que significa “Suportar”, “Perseverar” etc.., a tradução literal não condiz com o contexto, mas a ideia final da junção dos dois caracteres é a de "perseverar enquanto se é empurrado" ou ainda “Suportar sob pressão”, ou seja, não desistir jamais, ter determinação, disposição e suportar o mais árduo dos treinamentos, continuar sem desistir, sob qualquer pressão, ou seja toda aquela ideia de força interior, típica da cultura oriental.

O “espírito de OSS” é retratado como a “perseverança sobre a pressão“. Além disso o OSS, é uma demonstração de respeito, não por hierarquia, mas pela admiração, pelo prazer da companhia, por simpatia, confiança e respeito por si mesmo.

Em função da sua origem e do seu significado que a palavra OSS se encaixou tão bem nas artes marcais, e principalmente dentro do Jiu Jitsu. Contudo, essa expressão não se limita apenas a praticantes da Arte Suave, vemos também atletas de outras artes marciais como o Karatê, o Judô e até mesmo no MMA, utilizando esta expressão.

OSS, pode significa diversas coisas e pode ser utilizado em diversas situações

- OSS, pode significar “SIM”, “Obrigado”, “Por favor”, “entendi”, “Com licença”;

- OSS, deve ser utilizado ao entrar e sair do tatame;

- OSS, deve ser utilizado ao cumprimentar seu mestre e também seus companheiros de tatame, independente a graduação;

- OSS, pode ser utilizado como um incentivo a uma pessoa, e pode ser utilizada no lugar de “tenha garra”, “tenha perseverança”, “de o seu melhor”, etc...

A palavra OSS é vista hoje em dia como uma palavra coringa dentro das artes marciais, seja em uma resposta afirmativa para um amigo, ao entrar no tatame ou cumprimentar o parceiro antes do “rola”, OSS vai além de uma simples palavra. Utilizamos essa expressão como um sinal de respeito, atitude, postura, estado de espírito, elementos esses, que compões toda a energia do “OSS”.

Além de saber sobre o significado do OSS e todos os valores que um amante de Jiu Jitsu aprende no tatame, para aproveitar mais seus treinos você deve estar com as técnicas em dia...

Pensando nisso o BJJ Fanatics disponibiliza cursos com os mais conceituados atletas da atualidade. Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com atletas como Rodolfo Vieira, Robson Mau MauCláudio Calasans,  Eduardo Telles, dentre outros...

 Adquira um de nossos cursos totalmente em português!

 O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

Marcadores