X Close
Your Cart
Keep Shopping
João Cláudio, O Padre Faixa Roxa de Jiu Jitsu Que Viu A Morte Passar Por Um Fio

João Cláudio, O Padre Faixa Roxa de Jiu Jitsu Que Viu A Morte Passar Por Um Fio

Um padre no mínimo incomum, João Cláudio Loureiro do Nascimento, é praticante de Jiu Jitsu, adora tatuagens (tem mais de 20 pelo corpo), gosta de carnaval, aprecia charutos e é um estudioso de exorcismo.

Com todas essas características peculiares, João Cláudio vem fazendo sucesso em sua paróquia na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, reunindo mais de 4000 pessoas em suas missas na Igreja de Nossa senhora de Fátima, no bairro de Fátima.

As missas do padre atraem até pessoas de outras religiões, mas o sucesso não o isenta de críticas e preconceitos de fiéis. "Entre os padres, não há críticas por causa das minhas tatuagens. Sou estudioso do Evangelho e não há nada que proíba tatuagens. O problema está entre os leigos. Já sofri preconceito de fiéis dizendo que eu sou maluco, que eu sou bêbado, mas meu bispo sempre me apoiou".

As tatuagens ajudam também a entender os interesses do padre. Ele tem o braço esquerdo inteiro fechado com uma imagem de São Miguel Arcanjo. Espalhadas pelo corpo, ainda há um desenho do Wolverine, porque "assim como eu, o personagem já tomou muito 'tiro, porrada e bomba', e se regenerou".

A maior reviravolta na vida de João Claudio aconteceu há dois anos, quando  recebeu a notícia de que tinha poucos meses de vida. O padre havia se submetido, em 2008, a uma gastroplastia, cirurgia de redução do estômago, que o fez perder 60 quilos e a patir de então passou a fazer exames periódicos. Em 2016, um falso diagnóstico apontou que ele tinha um câncer terminal.

“O médico me chamou e disse que já estava espalhado, por isso não tinha como operar. Ele recomendou que eu fizesse tratamento para amenizar a dor e me deu no máximo sete meses de vida. Fiquei atônito de início, mas decidi não me entregar. Botei fogo nos exames e fiquei quieto” conta Pe. João.

Determinado a dar a volta por cima, padre João Claudio retomou ao Jiu Jitsu

O Jiu Jitsu entrou na vida do religioso ainda na infância. O pai, que era PM e faixa preta, morreu em serviço. Atrás da igreja, onde mora com a mãe, ele mantém um tatame onde treina com um professor particular.

“O Jiu Jitsu está na minha família há três grações. Costumo dizer que aprendi a andar e a rolar no tatame, ao mesmo tempo. Meu pai era lutador e dois tios meus são mestres. Lutei por muitos anos e estava um pouco afastado, mas em 2016 decidi voltar a treinar e competir “ lembra João Claudio.

As lições da luta passaram do tatame para o altar. Em suas homilias, o padre começou a fazer referência à arte marcial.

“Muitas coisas na filosofia do Jiu Jitsu têm a ver com a fé. Você começa a lutar no chão. A fé também começa no chão e se reergue. Nesta luta, nem sempre o mais forte ganha, às vezes o mais fraco leva a melhor. Como aconteceu com Davi e Golias. Além disso, no tatame é preciso ter paciência e estratégia, ganhar aos poucos, assim como na religião” diz o padre.

O Padre ainda cita que também gosta de participar de campeonatos e que não conta para os adversários que é padre porque quer ser tratado de igual para igual. Contudo o padre só pode competir no sábado, porque domingo é dia de missa!

Mais uma vez nosso esporte se mostra sem fronteiras, quem poderia imaginar que dentro d euma competição estaria lutando com um padre? 

Não importa quão corrida e atribulada seja sua vida, todos nós podemos e devemos praticar Jiu Jitsu e desfrutar dos benefícios desse esporte!

O melhor momento na vida de uma pessoa para começar a treinar Jiu Jitsu é agora! O Jiu Jitsu criado por Hélio Gracie é um esporte democrático e tem espaço para todos, não interessa se você é homem ou mulher, adulto ou criança, alto ou baixo, gordo ou magro, rico ou pobre, nada disso tem importância, quando vestimos um kimono e pisamos no tatame somos todos bem vindos e iguais!

Não existem desculpas quando o assunto é ser feliz! Vá em frente, pare de arranjar desculpas e comece agora mesmo! O melhor momento para começar a treinar Jiu Jitsu é AGORA!

O BJJ Fanatics disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!

Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com atletas como Eduardo Telles, Jake Mackenzie, Irmãos Miyao, dentre outros.

Não deixe de conferir nosso conteúdo!

 

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos