No Jiu Jitsu Não Fique Na Retaguarda, Parta Para O Ataque!

No Jiu Jitsu Não Fique Na Retaguarda, Parta Para O Ataque!

Não adianta falar que ir a uma competição e como se fosse um treino mais duro que não e verdade! Vários fatores contribuem para que o atleta sinta-se diferente dentro da competição.

O segredo para se dar bem em uma luta é começar impondo seu jogo e imprimindo seu ritmo. Se você quer lutar de verdade não deixe que seu oponente saia ganhando, você sempre deve estar com um ou dois passos na frente dele.

O erro da maioria dos lutadores é se preocupar com o que seu oponente pode vir a fazer, isso acaba por inibi-los mesmo que eles não percebam.

Ao começar um luta você deve estar 100 % focado nela! Você deve se desligar do mundo e direcionar toda a sua energia e sua atenção para as suas lutas. Como tratamos em um post anterior o medo pode virar um grande inimigo ou um excelente aliado, tudo depende da mentalidade do atleta.

Entrar para competir envolve uma série de questões não é simplesmente chegar lá e lutar, até por que isso não acontece nem dentro dos treinos quando você luta com aqueles que já está mais acostumado, quem dirá acontecer com atletas que você não conhece o jogo.

Já falamos aqui que o Jiu Jitsu é comparado ao jogo de xadrez, pois exigem muito mais da mente do que do corpo, onde este é apenas uma peça que com os movimentos corretos levará o atleta a vitória. Você deve ter a consciência de que não existe luta ganha e não existe luta fácil. Você sempre deve respeitar seus oponentes e jamais desprezá-los independente do motivo, peso, altura, academia não definem se um atleta é bom ou ruim, só na prática que você descobre que tipo de competidor ele é.

Por isso você deve entra na luta com sede de ganhar, mas ao mesmo tempo com muita consciência e muita cautela, seus movimentos precisam ser friamente calculados um erro pode ser fatal. Procure sempre imprimir seu jogo primeiro, a maioria das lutas podem ser decidas nos primeiros minutos, quando um atleta já sai na vantagem ele tem mais tranqüilidade no decorrer da luta.

Começar perdendo não é uma boa opção

Calma! Não quer dizer que todas as vezes que você começar perdendo você sairá derrotado da luta, a diferença e que você terá que correr atrás e remar contra o tempo para reverter o jogo. Por isso é extremamente importante que você ao entrar dentro de uma competição fique ligado, observe as atitudes dos seus oponente, nos primeiros segundos de luta, se você já for um atleta mais experiente, já é possível começa a decifrar as possíveis atitudes e qual será o jogo dele.

Decifre seu oponente nos primeiros segundos

Um atleta que se posiciona mais curvado e próximo ao solo tem grandes chances de ser guardeiro e a todo momento ele buscará fazer um pegada e tentará sentar no chão antes de você iniciando o seu jogo de guarda. Isso não é uma regra, apenas uma analogia e se você observar as lutas verá que este comportamento e muito comum entre os guardeiros. Agindo desta forma ele evita de cair na guarda do companheiro e evita ficar na posição de passador.

Mesmo atualmente os  Irmãos Miyao, mostrando um bom desempenho na passagem de guarda por muito tempo eles tiveram e ainda tem esse comportamento dependendo do seu adversário. Eles sabem que tem um jogo forte de guarda e não há motivos para mudar isso, o importante e que mesmo eles não iniciando a luta nas posições que gostam eles estão sempre preparados para passar uma guarda.

 Leia Mais Sobre os Miyao...

Se você observar esse tipo de comportamento no seu adversário já sabe o que ele tende a fazer com isso você fica mais segura no passo que tomará a seguir. Se for passador não se importará dele puxar para a guarda e se for guardeiro já entenderá que precisará puxar primeiro.

Judocas são outros tipos de atleta que conseguimos identificar nos primeiros momentos, a postura deles geralmente é diferente, assim como suas pegadas, se você quer ir para cima dele deve ir com confiança e com muita base, caso contrário ele pode te levar ao chão sem que você perceba.

Não é para você se preocupar com o que o adversário poderá vir a fazer e sim para que você o estude antes de tomar a iniciativa. A estratégia começa antes mesmo da luta iniciar.

Vá para o ataque!

Mas como já falado lutas são imprevisíveis, nem sempre sua estratégia vai funcionar por isso você deve estar preparado para lidar com qualquer situação que aparecer. Esse é o objetivo do atleta ser completo, imprimir seu jogo com precisão e se algo der errado no meio do caminho ele tem mais de mil recursos para aplicar.

Foque no que você faz nos treinos, essa é a melhor maneira de decidir o que fazer na luta, não recue, deixe seu oponente numa situação defensiva e desconfortável, issolhe dá muito mais tranqüilidade para exercer seu jogo.

Se possível de uma certa atenção as quedas, como as lutas iniciam em pé, você de cara tem a oportunidade de abrir uma vantagem sobre seu oponente de 2 pontos. Isso além de deixar você na frente dele, faz com que o outro lado além de se defender tenha que correr atrás do prejuízo.

Seja incisivo, vá com tudo para cima dele, faça pegadas firme certas e fatais, decida o que vai fazer e faça com vontade, assim que chegar aonde queria, não dê espaço para que seu adversário movimente e muito menos dê tempo para que ele pense. Além de lutar com o corpo do outro, jogue também com sua mente.

Não desrespeite seu oponente em nenhum momento, afinal os dois estão ali pelo mesmo propósito, sempre o mine usando suas técnicas e sua inteligência. Não fique esperando um ataque, se posicione corretamente, faça os movimentos preciso e parta para o ataque sem pestanejar deu certo? Ótimo! Não deu? Tente de novo que mais cedo ou mais tarde você alcança o que deseja!!

Quer ser uma fera dentro do Jiu Jitsu?

Para ser um bom lutador com boas estratégias, você deve ter técnicas refinadas! O BJJFANATICS disponibiliza para você todas as técnicas que você precisa fazer para sagrar-se campeão, pois todas elas são aprovadas e testadas pelos melhores lutadores de todos os tempos. Jake Mackenzie com sua meia guarda invertida infalível e Bernardo Faria com sua passagem monstruosa que fazem parte do nosso time, e te ensinarão todos os segredos de suas posições favoritas para que assim como eles você também seja um campeão.

Venha conferir!!

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores