X Close
Your Cart
Keep Shopping
Por Que Existem Golpes Proibidos No Jiu Jitsu

Por Que Existem Golpes Proibidos No Jiu Jitsu

Quem é amante da arte suave sabe o quão importante é estar em plena condição e saúde física para poder manter os treinos.

Ás vezes quando aparece aquela pequena lesão, por excesso de treino ou por um acidente, já é suficiente para deixar o aluno pra baixo e desmotivado no Jiu Jitsu.

Quem já sofreu algum tipo de lesão que o afastou dos treinos, sabe o quão difícil é esse período de recuperação que demanda tempo, dinheiro dores e principalmente afastamento dos tatames.

Confira um post anterior que dá dicas de como lidar com as lesões.

Visando o bem estar do atleta e parar garantir a integridade do mesmo, existe uma série de restrições de golpes que são totalmente proibidos na maioria dos campeonatos de Jiu Jitsu de acordo com a CBJJ.Como qualquer outro esporte, principalmente aqueles que são de contato possuem regras específicas, que estão ali por um motivo e devem ser respeitadas.

Além dos que são totalmente proibidos, que nem faixas pretas podem executar, existem aqueles que são proibidos por faixa etária e outros proibidos por graduações. Suscetíveis a desclassificações nas lutas.

Juvenis e crianças

Nestas faixas etária o atleta se encontra em transformação física e requer alguns cuidados, visto que uma lesão poderia a vir comprometer seu desenvolvimento, pensando nisso tem alguns golpes que também são terminantemente proibidos à baixo de 16 anos. Confira as restrições para estas idades e demais graduações.

Os faixas brancas adultos por sua inexperiência possuem algumas restrições especiais. Golpes que são exclusivamente proibidos aos faixas brancas mais que são permitidos á outras faixas são MÃO DE VACA, PULAR NA GUARDA, CHAVE DE RIM, LEG LOCK E AMERICANA DE PÉ, SINGLE LEG COM A CABEÇA PARA FORA. Esses golpes são perigosos e podem causar sérias lesões, motivos que são proibidos aos iniciantes visto que a falta de experiência de tanto de quem aplica quando quem esta sofrendo poderá causar danos irreversíveis.

Mao de vaca

Apesar de ser um golpe simples, os perigos de sua aplicação são eminentes. Ela consiste em dobrar a mão do adversário podendo ser tanto em direção á parte (interna quando externa do pulso). Geralmente é um golpe que pega no susto e muitas das vezes não da chance de defesa, motivo pelo qual há grandes chances de lesões e se não lesionar seriamente, comprometerá a eficiência da pegada do atleta fora que sentirá um incomoda na região por algum tempo.

Pular na guarda

O tiro de guarda consiste no atleta pular na cintura do adversário enquanto ainda se encontram em pé objetivando coloca-lo na guarda fechada. A falta de técnica, habilidade e a inexperiência do faixa branca tanto para executar ou receber esse (pulo), poderá causar graves acidentes, lesões de joelhos são as mais comuns neste caso.

Chave de Rim

Essa chave se dá quando o atleta que se encontra fazendo guarda fechada pressiona o oponente na região dos rins, é uma chave muito dolorosa que não deve ser aplicada por iniciantes.

Single Leg Com a Cabeça para Fora

Neste caso o atleta domina uma das pernas do adversário com o intuito de projetá-lo ao solo, entretanto para os faixas brancas a cabeça de quem esta aplicando a queda deve se encontrar no quadril ou virada para dentro da perna do oponente. Devido a inexperiência de ambos atletas quem iniciou a queda pode ser projetado ao solo e por não saber se defender pode ir com a cabeça de encontro ao tatame onde há grande perigo de uma lesão de cervical.

A mão de vaca, pulo na guarda e single leg com a cabeça para fora são golpes proibidos exclusivamente aos faixas brancas, por sua inocência e falta de conhecimento técnico. A partir da azul eles já estão permitidos, uma vez que este já estará mais familiarizado com a arte suave.

O Leg Lock e a americana de pé são golpes que só serão liberados aos atletas na faixa marrom e na faixa preta, essa restrição existe por serem golpes complexos e com riscos gigantescos de lesões. Os faixas marrons e pretas por já terem um longa caminhada estão cientes dos riscos e tem mais habilidade técnica para se defender.

O Jiu Jitsu por estar se tornando cada vez mais esportivo deve realmente ter essa regularização, os critérios usados são sempre preservar os praticantes e competidores.

Todo entusiasta da arte deve estar familiarizado com estas permissões e restrições, em muitas das academias isso não é passada aos alunos de forma detalhada, o que é um grande problema. Pois é obrigação do professor repassar isso de forma clara ao aluno, para que este esteja ciente dos movimentos que pode fazer

Golpes categoricamente proibidos a todas as faixas

De acordo com as regras da IBJJF, existem golpes que não são permitidos a nenhum praticante independente do estágio que ele se encontrar, os riscos de lesões são altíssimos e precisavam ser regulados para proteger aqueles que são amantes dessa arte marcial.

Se quiser saber mais sobre regras acesse o site da IBJJF e fique por dentro de todas as questões importante sobre esse assunto.

A sanção para o quem executá-los durante uma luta é a desclassificação, mas apesar de serem proibidos não inibe o atleta de praticá-los seja por maldade ou por puro desconhecimento, então a dica é o seu corpo e seu,você mora nele e você deve protege-lo, não espere que outras pessoas tenham cuidado com ele por você.

Além de estar por dentro das regras você deve estar preparado tecnicamente.Já pensou aprender as técnicas mais eficientes sem sair de casa?

Agora isso é possível! E o BJJ FANATICS possui um verdadeiro arsenal de técnicas , com cursos onlines que você irá aprimorar seu Jiu Jitsu em qualquer lugar com os maiores atletas do mundo do Jiu Jitsu. Robson Mau Mau irá te ajudar a aprender os detalhes de seu golpe mortífero: A Kimura. Além disso também temos um curso muito especial com  Eduardo Telles, onde ele te ensinará tudo que você precisa saber sobre a guarda tartaruga, para vencer seus maiores oponentes.

Venha Conferir!!

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores