Por Que Tantos Companheiros Do Jiu Jitsu Ficam Pelo Caminho?

Por Que Tantos Companheiros Do Jiu Jitsu Ficam Pelo Caminho?

O caminho dentro do Jiu Jitsu é árduo e muitas pessoas não estão preparadas para lidar com isso! Se você já tem algum tempo dentro da Arte Suave e olhar para trás provavelmente irá se lembrar de pessoas que começaram no esporte com você, tinham grande talento e muito futuro dentro do Jiu Jitsu porém elas sumiram e nunca mais retornaram. E sabe por que isso acontece?

Difícil dizer ao certo! A verdade é que muitas pessoas começam muito empolgadas com o esporte, elas vêem alguma mágica no Jiu Jitsu e isso faz com que elas queiram conhecer um pouco mais daquela arte tão intrigante. Porém as dificuldades aparecem logo no início e muitas das vezes eles não sabem como suportar esse período ruim.

Ser iniciante não é nada fácil, quando você se propõe a praticar uma arte marcial é preciso entender que se leva anos para atingir um patamar significativo dentro do esporte e nem todos estão dispostos a continuar em frente quando a maré não estiver favorável.

Quando começamos algo novo, ou estamos com algum projeto nós depositamos todo nosso foco e nossa energia para aquela coisa, e é muito normal, afinal tudo que é novo intriga, o problema se instaura quando a empolgação acaba e aí meu caro amigo é que se separa os homens e mulheres de meninos e meninas. Quanto aquela magia inicial vai embora os que ficarão é pelo amor que desenvolveram pela arte.

Se você parar para analisar quando nos chamam de loucos eles não estão completamente errados. Nós que somos fanáticos pelo Jiu Jitsu dedicamos cada respiração do nosso corpo para o nosso Jiu Jitsu, nós treinamos todos os dias, nós deixamos de sair com amigos para lutar campeonatos, nos temos inúmeras lesões, nos convivemos diariamente com as mais variadas dores, gastamos dinheiros com campeonatos, hospedagem, transporte, alimentação para muitas das vezes ganharmos uma camisa e outras mais não ganharmos absolutamente nada.

Todo o dinheiro que ganhamos e toda a disposição que temos são para o Jiu Jitsu, isso é amor! Não há outra explicação e muitas pessoas não estão prontas para dedicar-se fielmente a esse amor incondicional.Mas não é só isso e vamos listar abaixo algumas possíveis explicações para esse fenômeno

Família

Se você também é um fanático por Jiu Jitsu há de concordas que muitas das vezes nossa família não nos apoia em nossas escolhas, principalmente aquelas relacionadas ao esporte e também não é para menos, para quem não vive o que vivemos é muito difícil compreender o porque de tanto amor ao BJJ!

O que ocorre é que muitos dos praticantes não estão prontos para abdicar de sua família em prol de seus sonhos, uma solução para isso era levar os parentes para o Jiu Jitsu para que compreendessem o que vivemos lá dentro dos tatames, mas muitos preferem abdicar de seu sonho no Jiu Jitsu para ir em busca de outros e acabam por não retornar mais ao tatames.

Trabalho

Como seria bom se todos nós pudéssemos viver apenas para o Jiu Jitsu e ainda conseguimos retirar nossos subsídios do esporte, porém ainda não é assim que funciona e muitos atletas precisam recorrer a trabalhos secundários para conseguir continuar se mantendo como atleta. Porém conciliar trabalho e a vida de atleta não é nada fácil e muitos não conseguem realizar esse façanha e nesse caso quando o Jiu Jitsu não é prioridades eles decidem seguir o rumo para área profissional e se realizar em seu trabalho.

Desinteresse

Nada mais normal que o desinteresse esteja presente por aqui também, para muitos o Jiu Jitsu é como se fosse um brinquedo novo que ao ganhar a criança fica eufórica, mas com o passar do tempo aquele brinquedo já não é mais tão interessante e perde a graça. Talvez as pessoas fantasiem que o Jiu Jitsu é algo que na realidade e totalmente diferente, isso pode ser um fator que leve muitos atletas a desistirem do Jiu Jitsu.

Lesões

As lesões são as inimigas mais cruéis dos lutadores de Jiu Jitsu, quando menos se espera elas aparecem e podem desmotivar qualquer pessoa. Nós não somos pagos para lutar e as vezes não encontramos motivos para continuar a se dedicar por algo que pode não lhe oferecer um futuro, mas o que acontece é que só tem futuro se você permanecer firme e se dedicar até o fim.

O pior das lesões não é a dor e nem o afastamento dos treinos, mas a volta. Quando o atleta retorna de uma lesão ele ainda está inseguro e mais o seu gás e seu condicionamento físico já não é mais o mesmo, e muitos se preocupam muito com essa volta com medo de não dar conta e o pior de perder para os menos graduados. E como vão adiando a volta cada vez fica mais difícil voltar e então nunca mais voltam.

Derrotas

Ninguém está preparado para perder, só que as pessoas lidam de diferentes formas com as derrotas , umas sentem mais e preferem não correr o risco de passar por elas novamente e outras batem a porta delas inúmeras vezes até conquistar sua tão sonhada vitória! E isso não é só nos campeonatos, muitas vezes as pessoas desistem por não conseguirem vencer seus companheiros de treinos.

Resultados não definem quem você é dentro do seu esporte, o que define isso é o que você faz no seu dia a dia. Então não deixe que as derrotas te impeçam de chegar ao topo, ela fazem parte de sua trajetória então enfrente-as de peito a perto e não desista no meio do caminho.

Esses são apenas alguns dos motivos que afastam as pessoas do BJJ, porém nós devemos ser mais forte do que os obstáculos que encontraremos pelo caminho e assim, só assim seremos melhores! Se você quer se manter ativo no Jiu Jitsu e nunca se afastar deles invista na sua parte técnica, por que se ela estiver em dia, mesmo que precise se afastar por um tempo você sempre estará pronto para o seu retorno e saber controlar seus oponente até que seu condicionamento e gás estejam de volta.

Quer aperfeiçoar sua técnica?

O site do BJJFANATICS tem tudo o que você precisa para turbinar a sua técnica. Aqui você aprenderá as melhores técnicas do mundo do Jiu Jitsu e o melhor de tudo é que serão passadas a você pelos maiores lutadores de Jiu Jitsu do mundo!!! Grandes nomes do Jiu Jitsu como Cláudio CalasansLeandro Lo e Eduardo Telles, estão esperando você!!

Não fica de fora e venha se tornar sua melhor versão!!

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

 

Marcadores