X Close
Your Cart
Keep Shopping
Porque As Repetições São A Chave Para o Sucesso No Jiu Jitsu?

Porque As Repetições São A Chave Para o Sucesso No Jiu Jitsu?

Quem nunca ouviu aquela frase que “a prática leva a perfeição”, que atire a primeira pedra. E a verdade é essa mesmo! Quanto mais você praticar mais fácil irá ficar e mais excelência você terá aos executar os movimentos.

Em qualquer área de nossa vida a repetição deve estar presente, se você precisa ser um bom motorista quanto mais dirigir mais apto você ficará, se quer ser um bom confeiteiro de bolos quanto mais bolos fizer mais perfeitos ficarão. E no Jiu Jitsu não é diferente, se que ser um bom jiujiteiro precisa repetir! Quanto mais repetições você realizar mais especialista nelas você será e menos complicado vai ser a execução das técnicas na hora dos rolas ou das competições.

No BJJ existem infinitas posições, e delas partem inúmeras variações, e para ficar bom nelas não adianta repetir só dez vezes a cada treino é preciso se dedicar entender os detalhes repeti-las do modo correto e pausadamente até que fique automático.

É possível observar que muitos não entendem a importância do “estudo” no Jiu Jitsu, geralmente na hora destinada à posição, reagindo muitas das vezes com má vontade nesse momento das repetições.

Quando um professor passa uma aula, por exemplo, de arm lock na guarda fechada é possível ver muitos graduados não darem a devida atenção a esta aula intitulando-a como uma aula especifica de iniciante. E é ai que está erro, o básico jamais saíra de cena e para ficar bom em técnicas avançadas você precisa estar com o básico na ponta dos cascos. O segredo é repetir, repetir, repetir e repetir, incansavelmente.

É claro para todos que a parte considerada mais emocionante dos treinos é quando começa o rola, no entanto o que muitos praticantes da arte suave não entendem é que além de externar as energias o rola serve para aplicar as técnicas que são passadas diariamente pelo professor. Muitas das vezes é possível ver duas pessoas treinando onde as duas fazem a maior força do mundo, perdendo a oportunidade de executar movimentos simples, exercendo a técnica que faria com que vencesse oponente.

Esse fenômeno ocorre pela falta de atenção que é dada na hora de repetir as técnicas, muitos repetem um ou duas vezes e acham que já está bom, outros ao invés de executar a exata técnica passada por seu professor ficam pensando em variações ou defesas no momento que é reservado apenas para repetir o que foi passado.

Os atletas que tem essa atitude, em um determinado momento ficarão atrasados em relação aqueles que são mais dedicados, prestam atenção e repete fielmente a posição. O sistema do BJJ baseia-se nas alavancas e para aprender esse sistema e preciso conhecer todas as etapas para concluir um movimento, e como para fazer um posição requer inúmeros detalhes só com o tempo e com prática o movimento será automatizado.

Paulo e Joao miyao são conhecidos como os reis do berimbolo, por executarem essa posição com muita maestria, o que muitos não levam em consideração é que os Irmãos Miyao, por trás dos bastidores treinavam muito, estavam todos os dias na academia, às vezes faziam mais de um treino por dia , repetindo várias posições até que ela se tornasse automática e se hoje eles conseguem executá-las com tanta facilidade e porque lá atrás eles refaziam a mesma posição por várias e várias vezes.

Leia Mais Sobre os Miyao...

Como melhorar meu Jiu Jitsu fazendo posições?

Ao chegar para fazer seu treino primeiramente você deve liberar sua mente deixar os problemas fora do dojô, focar toda sua energia para absorver o máximo de conhecimento possível e deixar sua mente livre como uma folha em branco para aprender o que lhe for passado.

Quando já estiver conectado com o treino, você deve ouvir atentamente as explicações de seu professor, se atentar para os mínimos detalhes que estão sendo passado e tentar absorver o máximo possível daquela posição, para quando chegar o momento de executar ela você tenha plena consciência do que estar fazendo.

Agora no momento que é concedido para treinar a técnica passada, você deve se empenhar extremamente para realizá-la da forma correta além de entender o que esta fazendo deve trabalhar sua consciência corporal para ajustar o seu corpo aos movimentos.

Repita por tempo indeterminado, se seu professor disse para fazer 10 repetições daquela posição passada e sobrou tempo, faça quantas mais conseguir até que ele mande parar, se não conseguiu executar as 10 ao final do treino peça seu mestre para que possa concluir o número de repetições com algum amigo.

Outro ponto de suma importância que é deixado de lado até pelos mais dedicados, é executar a posição fazendo os movimentos tanto pelo lado direito e pelo lado esquerdo. Há um tendência de se fazer a técnica apenas pelo lado que se julga “bom” deixando de trabalhar o lado “ruim”, entretanto quando você trabalha o lado que não tem tanta habilidade você acaba aprimorando seu lado “bom” o tornando melhor ainda. E se caso durante a luta precisar fazer a posição de um lado que não é aquele que prefere estar, você não terá grandes problemas, uma vez que executa as posições tanto da esquerda quanto da direita.

Lembre-se que é você quem quer melhorar seu professor não ficará a vida inteira no seu pé para que faça o que deve ser feito. Vire se sozinho arrume tempo para praticar e verá grande progresso em seu jogo.

Como inserir a posição praticada no rola?

O terceiro momento e o mais esperado e inserir a posição treinada no rola, você estava com  a mente conectada ao treino, ouviu atentamente as explicações do seu professor, também se atentou aos detalhes e repetiu infinitamente a posição. Agora é a hora de testá-la!

No começo não será fácil, e é bem provável que você perca boas posições e até mesmo venha a perder os treinos para melhorar seu jogo, mas com o tempo ficará mais fácil, a cada vez ganhará mais confiança e conseguirá executá-la melhor.

Ninguém nasce sabendo tudo, estamos em constante aprendizado, quem não busca aperfeiçoar-se será ultrapassado, não adianta ser o mais talentoso se não é o mais esforçado. Uma hora ou outra a dedicação e o empenho supera o talento.

Você não deve praticar até acertar, deve praticar até que se torne impossível errar!!

Quer ampliar seu arsenal de técnicas?

Conheça os cursos que o BJJ Fanatics disponibiliza para você!!

Temos cursos com conteúdos exclusivos que vão tornar seu Jiu Jitsu ainda melhor. As maiores lendas do Jiu Jitsu estão aqui, como Cláudio Calasans e sua guarda sinistra, Rodolfo Vieira e sua pressão estarrecedora e Marcos Tinoco e sua guarda laçada intransponível.

 Venha conferir!!!

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI 

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores