No Jiu Jitsu, Primeiro Aprenda A Se Defender Para Depois Atacar

No Jiu Jitsu, Primeiro Aprenda A Se Defender Para Depois Atacar

Um dos erros mais comuns dentro do Jiu Jitsu é querer aprender a atacar todas as finalizações e esquecer as suas defesas...

Muitas pessoas desesperadas em aprender técnicas, técnicas e mais técnicas, esquecem que para que se aprenda a atacar é preciso primeiramente aprender a se defender.

É normal que principalmente os faixas brancas, tenham sede de aprender e queiram parar de tomar amassos todos os dias para começarem  logo a finalizar seus adversários. Nessa fase é preciso ter muita calma e paciência para ir adquirindo aos poucos todos os conhecimentos de defesas e ataques inseridos no Jiu Jitsu.

Como você poderá atacar alguém se você não consegue se defender de nenhuma ataque básico, como um arm-lock na guarda por exemplo?

Se você não buscar aprender uma técnica de defesa desse ataque, levará dezenas de arm-locks e nunca conseguirá progredir quando estiver diante desse ataque. Aprender a sair desse golpe  também não é garantia que você sempre conseguirá se defender dele,  para que possamos nos defender de ataques, precisamos de nos testar nessas posições e ter o raciocínio rápido de defesa, que só pode ser adquirido com a prática de técnicas de defesa. 

Não somente para os iniciantes, mas para todos os praticantes, aprender boas defesas de golpes é mais importante do que aprender 30 finalizações diferentes, daquelas que você não vai conseguir usar. Cada vez mais vemos atletas se preocupando em aprender posições cinematográficas e esquecem que o básico que funciona e esquecem que é melhor fazer uma ou duas posições bem feitas do que 30 posições mal feitas.

Sempre passaremos por situações que precisaremos nos defender, contrariando aquela frase que diz que “a melhor defesa é não deixar o golpe entrar”, nem sempre isso funcionará pode acontecer um pequeno descuido e já era o golpe entrou e ai bate aquele desespero “o que fazer?” Por isso não importante quanto saber executar e aplicar um golpe é conhecer a defesa correta, pois ela irá te salvar de situações extremamente perigosas.

As defesas de golpes que você aprendeu quando ainda era um iniciante te acompanharão pelo resto de sua vida nos tatames, afinal de contas, na medida em que você vai graduando, a “chapa vai ficando mais quente” e  ninguém vai te aliviar nos treinos, todos querem te finalizar!

Quando as defesas de golpes estão bem aprendidas você abrirá portas para que se possa aprender os ataques, pois terá a confiança necessária para se defender de possíveis ataques e poderá sair da defensiva indo para ofensiva!

Um grande exemplo de lutador que consegue transitar da posição de dominado para dominante é Bernardo Faria, o casca grossa da Alliance além de ser mestre na meia guarda e ter uma pressão mortífera na passagem de guarda, também tem uma extrema capacidade de transformar posições ruins em posições favoráveis.

Bernardo é capaz de sempre ditar o ritmo das lutas, colocando sempre em suas posições mais fortes, mas isso nem sempre foi assim. Sempre dedicado e inteligente Bernardo foi desenvolvendo um jogo exclusivo de meia guarda onde é capaz de sempre conseguir colocar nessa posição mesmo quando está em situações mais adversas como a pegada de costas ou montada, possibilitando trabalhar sempre na meia guarda e conseguindo raspar qualquer adversário!

Bernardo destrinchou todas as manhas, truques e arapucas para você aprenda se defender dos principais ataques e possa incrementar seu jogo por completo! Imagine que você pudesse sair das piores posições (montada, 100kg, pegada de costas e etc...)e finalizações (triângulo, Kimura, guilhotina, omoplata, arm-lock e etc..) indo direto para as suas posições favoritas?! Bom, é isso que Bernardo Faria sempre faz, não interessa aonde ele esteja, ele sempre acha um jeito de ir para a meia guarda. 

O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores