Como Anda A Sua Respiração Nos Treinos E Nas Competições De Jiu Jitsu?
É a respiração que abastece seu corpo e mente com o oxigênio que eles precisam para funcionar. Se durante um treino ou uma luta você não respirar corretamente, seus músculos não receberão oxigênio suficiente, e isso poderia resultar na criação de mais ácido láctico, dificultando a contração muscular e levando a cãibras e dores musculares.
Durante a prática do Jiu Jitsu, devemos adaptar nossa respiração à quantidade de oxigênio que nosso corpo precisa para suprir permanentemente os músculos com os níveis ideais de oxigênio para o máximo desempenho nos tatames.
Respirar corretamente faz parte da evolução de qualquer esportista e no Jiu Jitsu pode ser uma arma secreta contra qualquer adversário.
Seja na hora de estar tomando um amasso por baixo, ou então naquele momento em que seu adversário encaixa um estrangulamento, na hora de dar um giro por cima para passar a guarda ou até mesmo na hora de darmos um “Sprint” para conquistar uma finalização, em todos os momentos a respiração caminha é fundamental no desempenho de um lutador de Jiu Jitsu.
Quando estiver concentrado em fugir de uma situação desagradável, ou tentando finalizar,deve manter um ritmo de respiração adequado, caso você fique ofegante irá perder sua energia em pouco tempo. Existe um provérbio que diz “Se você está respirando como um animal da fazenda, você provavelmente está rolando como um”.
Como respirar corretamente?
As decisões em uma luta estão conectadas com sua respiração, se você começar a respirar desesperadamente, seu cérebro não receberá a quantidade de oxigênio suficiente, e você terá seu desempenho prejudicado. Sua respiração deve ser profunda e confortável, sempre utilize a capacidade máxima dos seus pulmões. Respirar de forma rápida e continua não vai te ajudar em nada durante uma luta ou rola.
O domínio da respiração facilita a prática do Jiu Jitsu, aumenta a resistência à fadiga, ajuda na recuperação e no alongamento. Devemos lembrar que a respiração correta é feita pelo abdômen, não pela parte superior do peito. Direcionando o ar para o abdômen, o atleta estará oxigenando o cérebro e aumentando o condicionamento físico.
Aprenda a usar o diafragma na hora de respirar. Este músculo aumenta a capacidade de a, e também faz de sua respiração mais saudável.Quando inspiramos, o diafragma desce, se enche como uma bola de aniversário, pressionando o abdômen para fora e massageando os órgãos internos. Quando expiramos, o diafragma sobe e a barriga se esvazia, entrando como se o umbigo fosse colar nas costas. “Ar para dentro barriga para fora, e ar para fora barriga para dentro"
Nunca fique deitado 100% na horizontal do tatame quando seu adversário está exercendo o domínio por cima, seja nos 100Kg, na montada ou na meia guarda. Isto pode travar seu diafragma e atrapalhar a respiração. Tente ficar de lado, mas tome cuidado para não dar as costas para seu oponente.
Agora que você já sabe a importância da respiração no Jiu Jitsu e como isso pode te ajudar na sua performance dentro dos tatames, melhore seu rendimento ainda mais, aumentando a sua qualidade técnica.
Somente através da técnica você terá maior domínio das posições e mais calma para respirar melhor, e assim progredir no Jiu Jitsu!
Pensando nisso o BJJ Fanatics disponibiliza cursos com os mais conceituados atletas da atualidade. Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com atletas como Rodolfo Vieira, Robson Mau Mau, Cláudio Calasans, Eduardo Telles, dentre outros...
Adquira um de nossos cursos totalmente em português!
O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)
A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)
MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)
TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES