Rolls Gracie, A Lenda Do Jiu Jitsu

Rolls Gracie, A Lenda Do Jiu Jitsu

Todos sabem a importância da família Gracie para o Jiu Jitsu Brasileiro, já que foram os membros dessa família que instituíram a Arte suave e a disseminaram pelo mundo. Se a porradaria come solta nos sábados à noite na TV devemos muito aos caras que pertencem a essa família. Dizem que é o esporte que está em maior ascendência no mundo.

Hélio Gracie e Carlos Gracie os patriarcas do Jiu Jitsu e sua descendência trouxe grandes frutos para o esporte.

Você provavelmente já ouviu falar de Carlson Gracie, o filho de Carlos Gracie que na época de 1960 para provar a superioridade do Jiu Jitsu Nacional. Também é bem certo que conheça Rorion Gracie o filho mais velho de Hélio fundador do UFC (Ultimate Fighting Championship) e com certeza também já ouviu falar a história de Royce que mesmo sendo franzino venceu todos os oponentes nas primeiras edições do campeonato.

E se for um amante da luta conhece o Pelé do Jiu Jitsu, Rickson Gracie o lutador que tem em sua carreira mais de 500 lutas onde permaneceu invicto. Enfim existem muitos Gracie que tem parte na historia do Jiu Jitsu como Royler, Renzo, Ryan e Roger.

No entanto dentre esses Gracie existem um Gracie desconhecido, que para muitos e até para a própria família foi O MELHOR LUTADOR DE JIU JITSU de todos os tempos. O nome desse mito é ROLLS GRACIE!

Quem foi Rolls Gracie

Nascido em 28 de Março de 1951, Rolls era fruto de um relacionamento extraconjugal de Carlos com a namorada Cláudia. Para evitar problemas em sua casa ele decidiu que daria a guarda de Rolls para seu irmão Hélio que ainda não tinha filhos, Cláudia a mãe biológica na época com 18 anos aceitou a proposta, pois queria que seu filho pertencesse ao clã da família Gracie.

Desde muito novo, antes mesmo de começar a andar Hélio ensinava Jiu Jitsu ao pequeno Rolls, aos 12 anos o garoto já ajudava nas aulas ministradas por seu tio, na Academia Gracie. Como sua mãe biológica trabalhava em Nova York, isso permitiu que Rolls viajasse pelo mundo tendo a oportunidade que outros Gracie não tinham.

Aos 16 anos já era faixa preta e falava inglês fluentemente, nessa época fez uma longa viagem pela Europa o que ampliou seus horizontes e mudou seu rumo no Jiu Jitsu.

Rolls sempre teve a mente aberta para o conhecimento,  o que gerava muitos conflitos dentro do estilo tradicional da família, ele era o maior praticante das técnicas desenvolvida por Hélio e Carlos Gracie, mas sempre queria buscar mais e nunca se dava por satisfeito.

Além de Jiu Jitsu Rolls praticava boxe, luta olímpica, judô e sambo. Ele foi o primeiro a introduzir outros tipos de artes marciais em sua rotina de treinos, principalmente wrestling esporte que ele ganhou uma medalha de bronze no Pan.

Essa sua “prepotência” gerava conflitos internos em relação aos filhos biológicos de Hélio, por esse motivo deixou a academia daquele que havia o criado como filho para se juntar ao seu irmão de sangue mais velho Carlson na Academia Gracie Copacabana essa mudança foi crucial para revolucionar o Jiu Jitsu em todos os sentidos.

Rolls é considerado um dos Gracies mais influentes de todos os tempos por diversas razões.

Nos anos 70 o Judô havia se tornado esporte olímpico o que trouxe muita visibilidade para a arte marcial criada e difundida por Jigoro Kano e outra modalidade que estava em alta na época era o Karatê, por causa da intensa visibilidade que era gerada através da inserção da arte no filmes de Hollywood. Por esse motivo o Jiu Jitsu estava em extremo declínio e era necessário que alguma coisa fosse feita para que o esporte ascendesse novamente. Essa incumbência ficou a cargo do destemido Rolls, já que era possuidor de grande carisma e espírito de liderança.

O maior objetivo dos patriarcas da família Gracie era provar a superioridade do Jiu Jitsu perante qualquer outra arte marcial. Rolls como era um visionário queria muito mais para a arte suave. Graças a ele o Jiu Jitsu passou a ter um estilo mais espotivo, norteado por regras pontuações e tempo limitado para terminar as lutas.

Rolls teve grande participação influenciando a criação da Federação de Jiu Jitsu, responsável por definir as regras do esporte e regulamentar o sistema de graduações. Ele foi um dos precursores para que o Jiu Jitsu se tornasse mais esportivo e tivessem mais competições dessa modalidade.

Ele não era só habilidoso no BJJ, também era um exímio lutador em outras artes marciais onde obteve muitos títulos como no boxe, na luta Greco Romana, na luta olímpica e no Judô, vencendo importantes campeonatos internacionais.

Graças a estas competições, Rolls levou o nome da família Gracie ao exterior. Ele foi o primeiro a dar aulas e competir fora do Brasil.

Morte precoce

Dono de um espírito indomável, Rolls estava sempre em busca de novos horizontes, aém de apaixonado pelas artes marciais, ele tinha mais uma paixão: VOAR.

Ele como bom guerreiro destemido gostava de voar quando as condições não estavam favoráveis.  Voar de Asa delta era uma de suas maiores paixões. E foi no dia 6 de junho de 1982, aos 31 anos que a carreira deste admirável guerreiro chegou ao fim. Deixando sua esposa e dois filhos também lutadores Igor e Rolles.

As condições para o vôo neste dias não eram as melhores, não haviam outras pessoas se aventurando,mas Rolls resolver travar um embate com a vida. E dessa vez não foi o campeão.

Rolls sempre será lembrado com muito respeito e carinho, todos nos praticantes e amantes da arte suave devemos muito a seu espírito indomável pela ascensão de nosso esporte.

 O conhecimento dos Gracie foi disseminado e aprimorado, hoje em dia o Jiu Jitsu é uma Legião Mundial!  Nosso site conta com os melhores guerreiros dessa legião!

O BJJFanatics Disponibiliza para você o mais exclusivo e completo conteúdo com os estes caras, atletas como Rodolfo VieiraBernardo FariaCláudio Calasans nos mostram seus segredos e ajustes de suas posições favoritas! 

Não deixe de aproveitar essa oportunidade de aprender com os melhores do Jiu Jitsu Mundial.

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores