X Close
Your Cart
Keep Shopping
Saber Se Defender No Jiu Jitsu É Tão Importante Quanto Saber Atacar

Saber Se Defender No Jiu Jitsu É Tão Importante Quanto Saber Atacar

Muito se fala que a melhor defesa é o ataque, o que de fato é verdade. No entanto cada atleta tem sua particularidade, tem seus pontos fortes e seus pontos fracos. Numa luta podem acontecer várias situações e mesmo que você consiga impor seu jogo, saindo na frente nunca se sabe o que virá do outro lado. O desenrolar de uma luta é imprevisível, por mais que você já conheça o jogo de seu oponente e saiba o que ele possa vir a fazer não tem como ter 100% de certeza do que passa na cabeça dele.

A verdade é que estar com os ataques em dia é muito importante, pois através deles você consegue ditar o ritmo da luta, mas também é primordial saber as defesas. O bom lutador é aquele que ataca, o melhor sabe atacar e se defender caso precise.

Do que adianta ser um mestre em atacar triângulos se você não sabe reagir e aplicar técnicas que o tirem da mesma situação quando se encontrar nelas?

Já foi tema de outro post quais os três pilares do Jiu Jitsu que são: DEFESA, CONTROLE E ATAQUE!

Confira aqui o post completo.

Hoje focaremos no primeiro pilar que é a DEFESA. Ao iniciar nos treinos de Jiu Jitsu o praticante começa a aprender movimentos e golpes básicos que o acompanharão pelo o resto de sua carreira na arte suave. Quando esse mesmo iniciante começa a fazer os rolas, ele sente grande dificuldade em aplicar o que lhe foi ensinado, o que não surpreende, pois para executar o que se aprende nas aulas durante os rolas e preciso muita repetição e experiência o que vai melhorando a cada treino que é feito.

Quem não se lembra dos primeiros treinos que eram arm locks de tudo quando é lado, que não podia piscar que já levava uns dois nos primeiro minutos do rola? É meu amigo todos passamos por isso, mas como o passar do tempo você começa a perceber quais são os antídotos.

Passa a prestar mais atenção, nas pegadas do seu oponente antecipando o que ele possa vir a fazer, e é ai que começa a bloquear e frustar os ataques dele. Ai ao invés te levar dois arm locks no primeiro minuto, passa a tomar apenas um no treino inteiro.

É ai que o Jiu Jitsu começa a ficar mais inteligente, você para de fazer força desnecessária, começa a pensar, analisar os movimentos do seu oponente e evolui cada vez mais seu jogo. Por isso dizemos que a defesa é primordial, aprender como se defender é abrir caminho para os ataques.

O tempo passa e você já não esta levando tanto sufoco nos treinos como no início, já esta conseguindo executar algumas posições que pareciam impossíveis de realizar, aos poucos vai ganhando confiança esta passando bem, raspando bem e ainda esta conseguindo aplicar alguns golpes, quando acha que está “sinistro” no Jiu Jitsu.... Pronto seu parceiro de treino encaixa um omoplata sinistro e você se desespera e pensa “pronto não sei como sair daqui!”.

Conheça uma eficaz defesa do omoplata feita pela fera Bernardo Faria

Quem nunca se encontrou nesta situação que atire a primeira pedra! Você sempre sobressai nos treinos, consegue dominar o companheiro, está ganhando o rola e quando de repente um menos graduado encaixa em você um golpe justíssimo e você nunca se preocupou em aprender a defesa daquela posição e neste momento não terá muita opção já que não sabe se defender daquele golpe tendo que a contra gosto dar os três tapinhas e começar tudo de novo.

É meu amigo esta realidade é mais comum do que parece, as defesas muitas das vezes são negligenciadas pelos atletas, por acharem que já estão bons o suficiente e que não deixarão nenhum oponente lhe oferecer risco.

Como já dito acima, lutas são coisas que não tem como ser totalmente previsível, por mais que saiba que seu adversário seja um excelente guardeiro, não da para ter extrema certeza dos golpes que ele tem treinado. Pode ser que goste de distribuir triângulos e você já saber disso, mas em seu treinamento ele tem focado no omoplata. Enquanto se preocupa para não deixar seu braço e pescoço exposto para levar um triângulo ele te surpreende e vai para omoplata, se souber como se defender de ataques não precisará se preocupar com o que poderá vir do outro lado.

Um grande exemplo de um lutador completo é Bernardo Faria, que é penta campeão mundial alem de ser mestre na meia guarda e ter uma pressão mortífera na passagem de guarda, também tem uma extrema capacidade de transformar posições ruins em posições favoráveis. Ma nem sempre foi assim, Bernardo também já foi um iniciante, começou sua carreira no esporte aos 14 anos de idade, nessa fase tinha grandes dificuldades em encontrar um jogo favorável para ele e tomou muito amasso nos treinos assim como todo principiante.

Mas isso não o desmotivou, foi um estímulo para aprimorar seu jogo e desenvolver suas defesas. Ele tem um capacidade brilhante de sair das piores posições indo direto para suas posições favoritas. Com esse jogo completo Bernardo se tornou uma das personalidades mais influentes e respeitadas no esporte.

Ninguém é imbatível temos que ser humildes! Hora ou outra cairemos em posições não tão favoráveis assim, o que comandará o rumo da luta é a capacidade de reinventar. Às vezes por um descuido ou um pequeno erro seu oponente conquista sua montada e sabemos que é uma posição complicada de reverter, mas se você souber exatamente os passos a serem seguidos para se livrar dessa posição perigosa e ainda conseguir colocar seu adversário no seu jogo, você não temerá o que pode vir do outro lado, pois está preparado para qualquer adversidade que pode vir o ocorrer no andamento da luta.

Leia Mais Sobre Bernardo...

Estar com as defesas afiadas e um requisito para um lutador completo. “É muito melhor saber e não precisar, do que precisar e não saber”.

Pensando nisso e querendo que você se torne um lutador completo, conhecedor de todas as áreas do Jiu Jitsu, o BJJFANATICS preparou para você um curso completo sobre as defesas, que deixará você preparado para qualquer situação.

O manual de defesa é um curso que lhe ensinará as defesas de diversas posições perigosa, como 100 kilos, montada, costas, omoplata e muito mais. E ninguém melhor para ensinar você do que uma das feras mais brabas de todos os tempos Bernardo Faria, que carrega consigo 5 títulos mundiais na faixa preta.

Não perca tempo e venha aprender com os melhores, aumente seu arsenal e torne-se uma fera!!!

O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos