X Close
Your Cart
Keep Shopping
Ser Graduado Por Vencer Uma Competição De Jiu Jitsu, Certo Ou Errado?

Ser Graduado Por Vencer Uma Competição De Jiu Jitsu, Certo Ou Errado?

É meus caros amigos fanáticos, nós que somos loucos por nosso esporte queremos ser bons naquilo que fazemos e claro ser reconhecido pelo nosso esforço e pela nossa dedicação. A maior forma de reconhecimento dentro da Arte Suave é a troca de faixa, que significa que cumprimos uma etapa e estamos prontos para a nova.

Basicamente a sequência das faixas para os adultos são branca, azul, roxa, marrom e preta. A princípio parece que são poucas as faixas até a chegada da tão sonhada faixa preta, porém etapas precisam ser cumpridas em cada um dessas faixas e não somente em relação a técnicas, mas comportamentos, resultados e claro tempo mínimo de permanência.Sem contar que cada professor e cada academia tem o seu próprio critério de graduação, neles o aluno precisa cumprir os requisitos necessários para subir mais um degrau.

 Porém uma prática que vem se tornando cada vez mais comum e que está gerando muita polêmica dentro do Jiu Jitsu e divergindo opiniões entre mestres, professores e praticantes da arte suave e uma  modalidade de graduação onde o aluno recebe a nova faixa após um resultado positivo e na maioria das vezes quando ganha o ouro em determinado campeonato. Ou seja, a graduação fica condicionada ao desempenho do atleta naquela determinada competição.

Cada vez mais estamos observando essa postura de certos professores, mais eis a questão isso está certo ou está errado?

A verdade é que o modo de graduação deve ficar a critério do professor, afinal ele menlhor do que ninguém conhece o seu aluno, e sabe se a graduação é merecida ou não. Mas antes de adentrarmos nesse assunto profundamente é preciso conhecer os modos de graduação mais utilizados dentro do Jiu Jitsu, quais seus pontos positivos e negativos e qual deles é considerado o mais adequado.

Por tempo

Esse critério de graduação é bem conhecido e também amplamente utilizado em muitas academias. Esse modelo de graduação consiste em manter o atleta por determinado tempo, na maioria das vezes o tempo mínimo exigido pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu, naquela faixa e quando cumprir o tempo estipulado significa que ele está apto para a próxima graduação.

Pontos Positivos

Um dos pontos positivos desse tipo de graduação é que muitos alunos de Jiu Jitsu não são tão consistente nos treinos , mas de certa forma estão sempre presentes, treinam relativamente bem, mas não gostam de competir e também não almeja tantas coisas dentro do esporte. Dessa forma seria um maneira de garantir que ele alcance os degraus dentro do Jiu Jitsu utilizando um critério de graduação “neutro”.

Pontos Negativos

A chance de o atleta estar despreparado para conseguir sustentar o peso da próxima faixa e imensa, ele sabe que precisa cumprir apenas  tempo determinado e isso basta, ou seja, mesmo que ele não esteja tecnicamente apto ou não esteja pronto para a próxima graduação ele receberá a nova faixa e com isso vem junto as demandas, as obrigações e responsabilidades da mesma e há grandes chances dele se frustrar e acabar  por desistir de praticar a arte suave.

Exame de faixa

Apesar de muitas pessoas serem contra esse tipo de graduação ele tem um alto de grau de eficiência uma vez que depois que o aluno cumpre o prazo de treino estipulado pelo professor de permanência em determinada faixa, o professor o submeterá a um exame, onde o praticante deverá montras conhecimento e habilidade técnica no Jiu Jitsu e partir de seu resultado o professor avalia se este está apto ou não para amarrar a nova faixa na sua cintura.

Pontos positivos

Esse tipo de graduação exige que o atleta tenha mais comprometimento com a arte e de certo modo o obriga a se dedicar e aprender as técnicas exigidas para o exame correspondente a graduação que ele se encontra. Mesmo que forçadamente o atleta passa a ter mais conhecimento dentro do Jiu Jitsu e acaba provando que tem condições e também tem o que é exigido para dar conta da faixa que estar por vir

Pontos negativos

O problema desse tipo de graduação e a mecanização dos atletas, eles começam a treinar como obrigação assim como uma aluno memoriza as questões que cairá numa prova do colegial por exemplo. O objetivo do Jiu Jitsu não é somente que o atleta conheça as técnicas mas que eles consigam utilizá-las em uma situação real de luta.

Merecimento

Esse tipo de graduação avalia o aluno de acordo com seu desempenho nos treinos e também nas competições, seria o modelo que se enquadraria no assunto de hoje. Nela o aluno demonstra seu talentos e também tem bons desempenhos nas competições dessa forma o professor entende que ele está acima dos padrões de sua faixa e o submete a uma nova graduação.

Pontos positivos

Valorização das conquistas dos atletas, lutar nas competições e se destacar nos treinos e nas mesmas não é tarefa fácil. Este modo é uma forma de avaliação dos alunos mesmo que não seja algo que todos concordem dentro do Jiu Jitsu.

Pontos negativos

Muitas vezes o aluno não cumpriu o tempo mínimo e é uma desvantagem para aqueles que não gostam de competir ou tem problemas em enfrentar a ansiedade e o medo nas competições.

Bom agora já podemos falar especificamente neste modelo de graduação que a cada dia é mais observados na competição  realmente há muitas controvérsias em relação a este modelo de promoção a nova faixa e não é por menos uma vez que um aluno de Jiu Jitsu não deve ser valorizado apenas por seu talento e sua desenvoltura dentro de uma competição.

Até porque ser um lutador de Jiu Jitsu e principalmente quando falamos de um faixa preta exige muito mais do que ter um jogo forte e vencer uma competição expressiva. O verdadeiro praticante da Arte Suave precisa ter valores como humildade, disciplina, respeito! O verdadeiro espírito e objetivo de nosso amado esporte não é vencer competições e sim a nos tornamos melhores como atletas e principalmente como pessoas.

Dentro de nossas academias temos vários grandes lutadores que “passam o carro em geral” que jamais conseguirão vencer grandes campeonatos e isso deveria ser motivo para ele não ser digno de uma graduação?

É claro que não já falamos e voltaremos a repetir uma grande lutador vale bem mais que mil medalhas e ouro e não é uma delas que definirá que você está pronto para o próximo nível! O modelo de graduação é totalmente legal, no ponto de vista das regras, porém o que se espera é discernimento por parte do professor uma vez que ele é responsável pelo sucesso e pela futuro daqueles que estão na caminha!

Quer se tornar um lutador de valor?

Seja focado, compromissado, dedicado que sua graduação e seus resultados virão na proporção de seus esforços. Mas não se esqueça que o critério universal para qualquer graduação é o conhecimento técnico, por isso você precisa estar disposto a aprimorá-lo constantemente!

E para isso você pode contar com a nossa ajuda!! A plataforma do BJJFANATICS traz para você os melhores cursos com as melhores técnicas feitas pelos maiores campeões da arte suave, para que você possa aprimorar seu jogo e se tornar um lutador de ponta! Grandes nomes do esporte estão a sua espera!!

Feras como Leonardo Saggioro, Marco Barbosa e  Lucas Lepri estão esperando por você!!

Aproveite nossa incrível PROMOÇÃO DE PÁSCOA!! TODOS OS NOSSOS CURSOS COM 40% DE DESCONTO!! Não espere mais e venha logo adquirir o seu!!

 

A CIÊNCIA DA PASSAGEM DE GUARDA COM LUCAS LEPRI (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores