Sono E Descanso Têm Papel Fundamental  No Jiu Jitsu!

Sono E Descanso Têm Papel Fundamental No Jiu Jitsu!

Descansar pouco é uma armadilha

Apesar de já ser uma ideia “batida”, pouco sono atrapalha, e muito, o seu gás no Jiu Jitsu. As vezes, ao invés de tentar novos suplementos ou técnicas diferentes de treino, tudo que você precisa é deitar um pouco mais cedo e descansar com qualidade.

Quanto mais você treina, mais o seu corpo precisa de descanso. Uma boa noite de sono, além de reparar as microlesões e diminuir a fadiga muscular, irá liberar na sua corrente sanguínea importantes hormônios, como a melatonina e o GH. Dessa forma, você consegue estar mais bem preparado para a carga de treino dos dias seguintes.

Sono e descanso têm papel decisivo nos efeitos das atividades físicas. Quando nosso corpo é submetido aos estímulos que as atividades físicas impõem, é durante o período de recuperação e, particularmente durante o sono, que os benefícios adaptativos se processam. Em outras palavras, não nos adaptamos aos efeitos do treinamento enquanto treinamos, mas sim quando descansamos.O sono é fundamental e sem dúvida um importante indicador de qualidade de vida.

Devemos lembrar sempre que a qualidade do sono e principalmente o descanso são fundamentais para o seu desempenho dentro do Jiu Jitsu!

Além disso, descansar não significa apenas dormir 

"Rodolfo vieira e Leandro Lo, aliviando o stress e passeando na praia antes de lutarem uma competição no Rio de Janeiro."

Leia Mais Sobre Rodolfo...

Leia Mais Sobre Leandro...

Um dos piores erros que um praticante no Jiu Jitsu pode cometer é o de treinar demais. Quanto mais você treina, mais o seu corpo precisa de se recuperar e também de mais descanso! Mesmo que você tenha tempo para fazer 3 treinos de Jiu Jitsu, mais um de musculação por dia, é provável que o seu corpo não tenha tanta energia para isso. O resultado disso vai desde a fadiga diária, maior risco de lesões, e queda de sua performance.

Devemos entender que até mesmo quando nosso corpo está bem diante de um excesso de treinos, a fadiga mental causada por esse excesso pode atrapalhar nosso desempenho. Um atleta que treina em excesso tem um estado de alerta por muito tempo, impossibilitando o sono profundo.

Durma em um lugar confortável, tranquilo, silencioso e um colchão o mais confortável possível. Uma boa noite de sono, te ajudará a reparar as microlesões, reduzir a fadiga muscular, além de o corpo liberar diversos hormônios durante o sono. Dessa forma, você consegue estar mais bem preparado para a carga de treino dos dias seguintes. Sem o descanso adequado, com certeza sua saúde mental irá piorar.

Com o passar do tempo um praticante de Jiu Jitsu tem a obrigação de conhecer seu organismo e saber o que te faz bem ou mal. Se você se sente com mais ou menos energia hoje, identifique, a quantidade de horas dormidas, o que você se alimentou, quantos treinos você anda fazendo, ou seja, quais foram os fatores que te fizeram bem ou mal para repetir a combinação que te fez bem! 

Para muita gente é difícil digerir a ideia de ficar um dia sem treinar, ou então realizar uma atividade mais tranquila. Descansar não significa somente dormir, saiba a hora de diversificar o treinamento físico, com uma corrida bem leve no parque ou mesmo somente uma caminhada na natureza. Um atleta de Jiu Jitsu deve equilibrar corpo e mente, essas atividades descansarão sua mente e irão te proporcionar um melhor descanso mental para retornar a rotina de treinos.

Se você realmente gosta do Jiu Jitsu e busca a evolução não é somente de tatame que irá ficar casca grossa. Existe uma série de fatores que contribuem ou prejudicam nosso desempenho dento do tatame, se você pretende treinar todos os dias, em um ritmo muito acelerado, vá com calma, pois isso poderá te prejudicar!

Além dos treinos diários na academia, uma das principais formas de se aprender Jiu Jitsu é observando grandes atletas que nos inspiram. Assistir outras pessoas rolando entre o descanso de um treino e outro, assistir lutas, é algo que pode contribuir com a sua evolução.

O BJJ Fanatics pode te ajudar! Imagine aquele dia que você está fadigado, cheio de dores pelo corpo, mas acha que tem que treinar... Não vá! Fique em casa estudando Jiu Jitsu! Nosso site disponibiliza uma das maiores plataformas online de cursos de Jiu Jitsu.

Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com atletas como Rodolfo Vieira, Robson Mau MauCláudio Calasans,  Eduardo Telles, dentre outros...

 Adquira um de nossos cursos totalmente em português!

 

 O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores