X Close
Your Cart
Keep Shopping
Sua Guarda No Jiu Jitsu Está Afiada?

Sua Guarda No Jiu Jitsu Está Afiada?

Qualquer Jiu Jiteiro que se preze deve ter um jogo eficiente por baixo. Não basta você ser um trator por cima, saber amassar qualquer um e passar todas as guardas sendo um verdadeiro terror por cima se você não souber o mínimo por baixo.

Ter uma guarda afiada com botes certeiros não é só uma qualidade dos guardeiros de natureza, mas de todos os praticantes de Jiu Jitsu, porque assim como na vida, também dentro dos tatames vão existir momentos em que você estará por baixo e precisará se virar nessa situação.

Existem muitos passadores que ignoram o treinamento de suas guarda por acreditar que sempre serão capaz de dominar o combato por cima. Mas e quando eles não conseguem atuar por cima? Inevitavelmente tomam amassos!

Nos tempos atuais, em que o Jiu Jitsu se desenvolve tanto e novas posições são criadas todos os dias, é inadmissível que alguém, da faixa branca á faixa preta, ignore os treinos por baixo por achar que nenhum jogo se enquadra ao seu estilo.

É guarda aranha, de la riva, meia guarda, meia guarda invertida, 50/50, guarda laçada, guarda tartaruga, guarda tornado, guarda fechada e etc...  Existe uma variedade imensa de guardas, cada uma desenvolvida para um biótipo e estilo de jogo, sendo assim, é impossível que nenhuma seja ideal para você.

De maneira geral os mais levinhos e mais jovens preferem fazer guardas que derivam mais de giro e flexibilidade, nelas estão inclusos os mais diversos tipos de guarda aberta, De la Riva,  De la riva invertida, berimbolo e guarda aranha, por exemplo. Se você  pesa menos de 75 Kilos e não sabe fazer nenhuma dessas guarda você está muito atrasado em relação aos seus adversários.

Os Irmãos Miyao são exemplos de “levinhos” que não só aprenderam diversos tipos de guarda mas também inventaram muitas posições  por baixo. O berimbolo desses garotos é  algo indefensável, eles são capazes de chegar as costas de qualquer adversário apenas utilizando de uma técnica apurada e exclusiva. 

Leia Mais Sobre os Miyao...

 Outro “levinho” que tira onda fazendo guarda é o Deca-Campeão Mundial Bruno Malfacine, o casca grossa desenvolveu um jogo que combina guarda borboleta, guarda de la riva e guarda X que deixa qualquer adversário completamente perdido. Sua técnica apurada permite que ele seja o terror de qualquer adversário nos tatames, independente de peso ou tamanho.

Leia Mais Sobre Malfacine...

De outro lado, os mais pesados e os mais veteranos preferem jogos mais jogos e sem tanto giro, e também muito eficientes. O jogo de guarda fechada, meia guarda, meia guarda invertida é a escolha perfeita para aqueles que não tem tanta agilidade quanto os levinhos e nem o mesmo gás dos mais novos.

Bernardo Faria é penta campeão mundial e conquistou os maiores títulos do Jiu Jitsu, todos eles em sua categoria e também no absoluto, o que pode parecer estranho, mas que é verdade é que ele sempre utilizou o mesmo método para conquistar todos esses títulos. Bernardo usa e abusa de sua meia guarda, sendo uma verdadeira máquina de raspagens, sendo capaz de raspar todos aqueles que cruzassem o seu caminho. Sua meia guarda é um trunfo que é capaz de sempre se dar bem jogando por baixo. 

Leia Mais Sobre Bernardo...

 Outro casca grossa que utiliza um jogo “menos solto por baixo”, é Cláudio Calasans, o Campeão absoluto do ADCC tem uma guarda fechada que é um verdadeiro inferno para os passadores, Calasans possui ataques de finalizações e raspagens  capazes de vencer qualquer adversário que seja. 

Leia mais sobre Calasans...

Outro cara que também utiliza da meia-guarda, mas este a utiliza de forma inversa é o canadense Jake Mackenzie. O gringo utiliza da meia guarda invertida para se dar bem por baixo, Jake desenvolveu um jogo muito eficiente nessa posição tão pouco estudada do Jiu Jitsu, utilizando esta para conseguir raspar seus adversários e cair sempre nas melhores posições por cima.

Leia Mais Sobre Jake...

 Além desses tipos de guarda, existem inúmeros estilos que podem ser agregados no seu jogo, afinal de contas o Jiu jitsu é infinito, e o conhecimento técnico deve acompanhá-lo para que você possa sempre estar na frente de seus adversários.

Por mais casca grossa que você seja por cima, ignorar o conhecimento dos diversos tipos de guarda é uma tremenda estupidez, pois o conhecimento técnico do Jiu Jitsu deve ser completo e você deve saber se virar onde que esteja!

Além disso, você que gosta de jogar por baixo, sempre pode acrescentar algo novo em seu jogo, um golpe, um ajuste, uma a pegada, tudo isso pode fazer a diferença na hora de uma luta, por isso a busca pelo conhecimento técnico deve ser eterno.

Já imaginou aprender a fazer os melhores tipos de guarda do mundo com esses caras? 

Sim, isso é possível!!! O BJJ Fanatics juntamente com os maiores atletas da atualidade acaba de disponibilizar em nossa plataforma, cursos exclusivos onde esses grandes atletas nos revelam todos os segredos de suas temíveis Guardas!

Todo esse conhecimento está disponível através de incríveis cursos, organizado de uma maneira super pratica e didática que pode ser acessado por qualquer um!

 Não deixe de conferir nosso conteúdo!

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos