Bactérias No Tatame, Um Grande Perigo Aos Lutadores De Jiu Jitsu

Bactérias No Tatame, Um Grande Perigo Aos Lutadores De Jiu Jitsu

As Bactérias de tatame são um perigo invisível que pode causar grandes problemas na saúde dos praticantes da arte suave. De forma oculta, elas multiplicam-se em toda parte e em grande volume nos locais onde a atividade física é constante.

Imperceptível aos olhos, mas capaz de comprometer a saúde, o desempenho nos treinos e competições. Elas, as bactérias, multiplicam-se em toda parte e em grande volume nestes locais onde a atividade física é constante.

A higiene dos locais de treino é sempre um tema importante nas academias, para evitar algum tipo de problema aos praticantes de artes marciais, ou frequentadores da academia. Aparelhos de exercícios, tatames, kimonos, ataduras e protetores tem que estar sempre limpos para evitar esses problemas.

O grande problema das bactérias de tatame para os lutadores de Jiu Jitsu é a demora para que esta seja diagnosticada. A bactéria se aloja através de algum ferimento que serve como brecha para que ela comece a causar desconfortos. Nós lutadores de Jiu Jitsu, aprendemos diariamente a conviver com dores e lesões e por conta disso quando a bactéria ainda está se manifestando de forma mais branda acreditamos que é só uma dorzinha muscular e com o tempo irá passar.

É nessa hora que mora o perigo! Nos primeiros dias a quando ocorre a automedicação e a bactéria é tratada como uma dor muscular esta passa a se desenvolver mais e mais, lutadores passam cremes e pomadas, tomam anti-inflamatórios, mas nada resolve e o pior, o quadro se agrava ainda mais.

Esse assunto é muito sério! Quando a bactéria é diagnosticada tardiamente pode causar danos irreversíveis, como amputação de membros, alojar-se no coração e levar até a morte.

O primeiro caso mais se falado de bactéria de tatame no mundo das lutas foi o de Rodrigo Minotauro, em 2008, que após sofrer um nocaute contra Frank Mir, ainda dentro do octógono, que passou uma semana internado para tratamento da infecção, que havia se instalado em seu joelho.

Uma morte recente no Brasil foi a do lutador capixaba, Paulo Agrizzi, de 24 anos, vítima de bactéria do tatame, que se alojou em seu olho esquerdo e após 11 dias veio a óbito.

Cuidados e Prevenção

A melhor forma de se acabar com essas terríveis bactérias é através da prevenção, uma academia mais limpa passa mais confiança e tranquilidade aos praticantes de Jiu jitsu. Contudo não basta apenas a academia estar limpa, havia uma tradição antiga que treinar com quimono sujo seria uma demonstração que o atleta era “casca grossa”, mas hoje sabemos que isso é uma falta de higiene que pode provocar problemas sérios.

Marco Barbosa, um dos maiores professores de Jiu jitsu da atualidade cita:

“O Jiu Jitsu tinha uma tradição antiga, de treinar com quimono sujo. Todos nós sabemos hoje que isso é uma falta de higiene tremenda que pode provocar problemas e tem muitas bactérias aí que são terríveis. O sujeito pode perder braço, perder perna, ou até levar a morte”

 

Leia Mais Sobre Barbosa...

 Além do Kimono limpo, tomar banho antes do treino, manter as unhas curtas e limpas, não transitar descalço nem pisar de tênis no tatame, é o mínimo que se espera de quem mantém contato físico no esporte.

Mantenha a sua academia sempre limpa e incentive seus companheiros a também mantê-la. Quando estiver com algum ferimento, por menor que seja, faça um curativo e o proteja para que esteja completamente isolado, tome cuidado e quando tiver alguma suspeita, vá ao médico.

Além de manter sua higiene pessoal e da sua academia, mantenha seus treinos diários e para aproveitar mais seus treinos você deve estar com as técnicas em dia...

Pensando nisso o BJJ Fanatics disponibiliza cursos com os mais conceituados atletas da atualidade. Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com atletas como Rodolfo Vieira, Robson Mau MauCláudio Calasans,  Eduardo Telles, dentre outros...

 Adquira um de nossos cursos totalmente em português!

 

 O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

 

  

Marcadores