X Close
Your Cart
Keep Shopping
Bj Penn Completa 40 Anos, Relembre A Trajetoria Do Primeiro Não Brasileiro Campeão Mundial De Jiu Jitsu Na Faixa Preta

Bj Penn Completa 40 Anos, Relembre A Trajetoria Do Primeiro Não Brasileiro Campeão Mundial De Jiu Jitsu Na Faixa Preta

Hoje te lembraremos a história desse grande atleta que acabou de completar 40 anos de idade na última quinta feira!

Jay Dee Penn, conhecido como B.J. Penn, ou The Prodigy" (O Prodígio), nascido em 13 de dezembro de 1978 em Kailua, no Havaí, nos Estados Unidos é o primeiro não brasileiro a conquistar o Mundial IBJJF na Jiu Jitsu ma faixa preta.  Além disso, o lutador Havaiano considerado uma lenda do esporte, é campeão de duas categorias do Ultimate Fighter Championship e tem o nome estampado no Hall da Fama do UFC.

Seu apelido "BJ" é uma versão abreviada de um outro apelido de "Baby Jay", que tem origem  do fato de que Penn é o mais novo de seus irmãos, todos com o nome "Jay Dee Penn."

O apelido "The Prodigy" foi recebido por  BJ após a conquista que o revelou ao mundo. Enquanto grande parte das pessoas precisam de 8, 9, 10 e até 15 anos para se tornar um faixa preta, o havaiano com apenas 3 anos  e  4 meses de formação, não só recebeu uma faixa preta, mas também venceu o Mundial de Jiu Jitsu.

Carreira

Aos 17 anos Penn começou a treinar Jiu Jitsu como forma de libertar o excesso de energia que tinha devido à sua hiperatividade com seu vizinho, Tom Callos(o pai de Keenan Cornelious). Em seguida decidiu mudar-se para a California e Penn começou a treinar Jiu Jitsu com Ralph Gracie (professor de seu antigo professor), com apenas 6 meses de treinos, foi graduado a faixa azul devido ao seu talento e facilidade, nessa faixa ele ainda lutou o Mundial (IBJJF)de 1998 ficando com o Vice-campeonato e após um ano e meio de faixa azul, acabou ganhando sua faixa roxa das mãos de Ralph.

Completamente encantado com a arte suave, Penn decidiu vir buscar o conhecimento na fonte em busca de aumentar seus conhecimentos técnicos e assim prosperar dentro do Jiu Jitsu. Seu professor se opôs a ideia dele vir para o Brasil, Penn então se desvinculou de Ralph e veio treinar na academia de André Pederneiras.

Na Nova União, nova de BJ Penn, passou a treinar com os melhores lutadores da época e que assim como Penn já tem seus nomes registrados na história da arte suave como Leo Santos, Robson Moura e Shaolin Ribeiro.

Em trajetória meteórica, em 1999 já estava graduado na faixa marrom e ficou com o terceiro lugar do Mundial. Sua Faixa Preta veio das mãos de André Pederneiras, em 21 de julho de 2000, apenas três semanas antes do Mundial.

Após 8 meses de ter sido graduado á faixa marrom, o havaiano foi graduado á Faixa Preta das por André  Pederneiras. Pouco tempo depois Penn entrou para a história ao se tornar o primeiro “não brasileiro” a vencer na divisão de Faixa Preta no Campeonato Mundial de Jiu Jitsu IBJJF, que até então era realizado no ginásio do Tijuca Tênis Clube na cidade do Rio de Janeiro.

Depois de vencer o Mundial de 2000, “Baby” Jay Dee Penn nem se deu conta, mas era o primeiro Faixa Preta não brasileiro a chegar ao topo do mundo no esporte.

“Com o tempo eu entendi como foi importante essa vitória. Hoje, percebo que aquele momento mudou minha vida. Foi a primeira vez que eu disse para mim mesmo que eu podia vencer, quis, fui lá e consegui”, disse BJ.

Depois da conquista do título mundial de Jiu Jitsu, Penn começou a focar suas energias ao MMA. O sucesso é real e ele também se destacou nessa modalidade, se tornando campeão do peso meio-médio do UFC em 2004 e também campeão do peso leve em 2008 contra Joe Stevenson.  Contudo o atleta não esquece suas origens na arte suave e diz que será eternamente grato ao Jiu Jitsu.

“O Jiu-Jitsu mudou minha vida completamente, eu seria apenas mais um cara bebendo cerveja na praia se não fosse pelo Jiu Jitsu. É muito bonito ver a expansão do Jiu Jitsu. O Jiu Jitsu transforma as vidas de muitas pessoas ao redor do mundo.” Declara o atleta.

 O Jiu Jitsu é realmente um esporte magnifíco, e a cada dia seus conhecimentos técnicos se expandem pelo mundo á fora... A cada dia criam-se novas posições , novas pegadas, ajustes e detalhes, por isso devemos estar sempre antenado em tudo que acontece na arte suave... Assim como Penn fez, devemos buscar sempre o melhor conteúdo com os atletas mais sinistros! E voce, já imaginou aprender com os maiores lutadores da atualidade?

O BJJ Fanatics possui verdadeiras enciclopédias do Jiu Jitsu, todas elas  elaboradas pelos melhores e mais vitoriosos lutadores da atualidade, Rodolfo VieiraBernardo FariaCláudio Calasans, dentre outros, elaboraram cursos incríveis e exclusivos, ensinando os segredos de suas técnicas! 

Não deixe de conferir nosso conteúdo!  

 

 O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos