Bruce Lee, O Eterno Samurai

Bruce Lee, O Eterno Samurai

Bruce Lee, nascido em 27 de novembro de 1940 na cidade de São Francisco, Califórnia,  Estados Unidos e falecido em 20 de julho de 1973 em Kowloon, Hong Kong,  foi um artista, ator, lutador de artes marciais, filósofo e cineasta. É amplamente considerado como um dos mais influentes artistas de artes marciais e um ícone do século passado.

Bruce Lee treinava tai chi e kung fu com seu pai e também aprendeu wing chun dos 13 aos 18 anos. Bruce Lee evoluiu muito rápido no Wing Chun,  ultrapassando, em pouco tempo, a habilidade de muitos alunos mais antigos. Bruce tinha uma facilidade acima do comum para aprender e executar os movimentos ensinados pelo seu mestre.

Lee começou a ensinar artes marciais nos Estados Unidos em 1959. Ele dava aulas de Kung Fu   e ensinou diversos amigos que se reuniam em Seattle, começando pelo lutador de Judô Jesse Glover, que mais tarde se tornaria seu primeiro instrutor assistente. Lee abriu a sua primeira escola de artes marciais, com o nome de Lee Jun Fan Gung Fu Institute, em Seattle.

Em 1964 Bruce e se mudou para Oakland para morar com James Lee (professor e amigo de Bruce), onde juntos fundaram a segunda escola de artes marciais Jun Fan em Oakland. James Lee também foi responsável por apresentar Bruce Lee a Ed Parker, fascinado pelo mundo da arte marcial e organizador do (Long Beach) Torneio Internacional de Karatê onde Bruce Lee seria mais tarde "descoberto" por um produtor de Hollywood.

Durante a sua vida, Bruce Lee lutou contra os estereótipos raciais nos seus filmes, e seu sucesso o levou a ser considerado um dos artistas marciais mais influentes do nosso tempo. Ele conquistou muitos dos seus objetivos na vida e, por esse motivo, ele pode ensinar lições de vida valiosas que vão fazer de você uma pessoa melhor.

Entenda 10 ensinamentos  que Bruce Lee nos deixou:

  • Tenha um propósito

    “A chave para a imortalidade é viver uma vida que vale a pena lembrar”. Com essa frase, Lee ensina que você tem somente uma única vida, e por isso tudo o que você é importante. Seja valioso para aqueles que o cercam e tenha objetivos pelos quais você irá lutar para alcançar.

    • Saiba quando colocar limites

      “Não existem limites. Existem apenas planaltos e você deve ir além deles.”  Pensar que você deve colocar limites em todas as áreas da sua vida é um erro, para atingir o seu verdadeiro potencial, você deve esquecer esses limites e tentar sempre se superar.

      • Seja feliz

        “Seja feliz, mas não satisfeito.” Permita-se ser feliz agora, e não apenas quando alcançar algum dos seus objetivos. Porém, lembre-se de que você deve sempre melhorar a si mesmo. 

        • Tenha uma auto-imagem positiva

          “Eu não estou neste mundo para viver de acordo com as suas expectativas, assim você não está para viver de acordo com as minhas.” Seja feliz com o que você é, ao criar uma auto-imagem positiva, você vai naturalmente se sentir mais feliz e satisfeito com você mesmo.

          • Tenha objetivos

            “Um objetivo nem sempre é estabelecido para ser atingido, sendo frequentemente algo para incentivar.” Qualquer objetivo pode ser alcançado se você souber se mover na direção certa, não desista de alcançá-los.

            • Aprenda

              “Um homem sábio pode aprender mais com uma pergunta tola do que um tolo pode aprender com uma resposta sábia.” Esteja sempre preparado para aprender com as situações que acontecem ao seu redor, sem se importar com qual é a fonte da lição, tudo na vida pode lhe ensinar algo.

              • Mova-se

                “Saber não é suficiente, devemos aplicar o conhecimento. Estar disposto não é suficiente, é preciso mover-se.” Se você sabe onde quer chegar com a sua vida, comece a estabelecer planos de ação para alcançar esses objetivos.

                • Seja focado

                  “Eu não temo o homem que praticou 10.000 chutes uma vez cada, mas temo o homem que praticou o mesmo chute 10.000 vezes.” Existem muitos caminhos que podem ser seguidos para atingir os seus objetivos, mas você nunca vai alcançá-los se mudar de direção muitas vezes, seja focado naquilo que você deseja.

                  • Aproveite o tempo

                    “Se você ama a vida, não perca tempo.” Todos nós começamos o dia com 24 horas no banco, o que vai fazer a diferença é como vamos aproveitar esse tempo.

                    • Não tenha medo de falhar

                      “Não tenha medo do fracasso. A falha não é o erro, e sim a falta de ambição.” O fracasso faz parte do processo de aprendizagem de qualquer coisa que fazemos. Você será uma pessoa melhor se souber como aprender com o seu erro.

                      Bruce certamente foi um ícone, desafiando os padrões da época. Através de sua dedicação e persistência Lee se tornou essa referência  que conhecemos. Lee foi um verdadeiro Samurai, um artista marcial que acima de tudo não estava somente preocupado em refinar sua técnica mas também em ser exemplo para os próximos.

                      Assim como a filosofia de vida de Bruce Lee, nós do Jiu Jitsu não devemos nos preocupar somente em sermos “casca grossas”, mas nos preocupar acima de tudo, em deixar nosso legado sendo exemplo para as próximas gerações, partilhando conhecimentos técnicos e boas práticas que o Jiu Jitsu nos propicia.

                      Infelizmente Bruce Lee não era praticante do nosso esporte, e por isso o BJJ Fanatics não disponibiliza um curso com Lee... Mas disponibiliza cursos com os Samurais do Jiu Jitsu, aqueles que são referência de atletas como Rodolfo VieiraBernardo Faria e Leandro Lo!

                      Refine sua técnica  e aprenda com os melhores do Jiu Jitsu em um de nossos cursos totalmente em Português... Certamente Lee iria se amarrar em nossos cursos!

                        

                      O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

                      COMPRE AQUI

                       

                      OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

                      COMPRE AQUI

                       

                      A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

                      COMPRE AQUI

                        

                      A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

                      COMPRE AQUI

                       

                      Marcadores