Como Lidar Com As Cãibras No Jiu Jitsu

Como Lidar Com As Cãibras No Jiu Jitsu

Hoje vamos falar desse “ tormento” que afeta muitos praticantes de Jiu Jitsu, a cãibra, uma contração involuntária dos músculos que geralmente acontece durante a prática do esporte, mas  também pode acontecer mesmo em repouso

Os músculos correspondem a aproximadamente 40% do peso corporal. As cãibras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um grupo de muscular que acometem apenas a musculatura estriada e podem iniciar durante a atividade física, no repouso e até durante o sono.

As cãibras podem acontecer quando menos se espera e atingir pés, panturrilhas, pernas, barriga, mãos, braços, costas e até mesmo os dedos. As contrações musculares ocorrem em espasmos, tornando visíveis os músculos e tendões rígidos, contraídos.

Dentre as principais causas, podemos citar o uso exagerado da musculatura (alta intensidade de um treino ou luta); baixas temperaturas; desidratação; má circulação sanguínea; carência de sais minerais como sódio, cálcio, magnésio e potássio; compressão de raízes nervosas e motivações ligadas à doenças.

 

A falta de condicionamento físico e a fadiga também podem ser responsáveis pelas cãibras. Uma prova disso é a sua maior frequencia em iniciantes, ainda não acostumados com o estilo detreino do Jiu Jitsu. Durante uma competição de Jiu Jitsu, cãibras estão associadas á falta de preparo físico e de acordo com as regras da IBJJF, um atleta que esteja sofrendo desse incomodo é passível de desclassificação durante uma luta.

Como posso acabar com este problema?

As cãibras podem ser prevenidas com uma adequada hidratação antes, durante e após a atividade física e também através do alongamento do corpo antes e depois do treino e também antes de dormir. Outra questão importante é a alimentação diária, segundo a nutricionista Cristiane Perroni,  o ideal para evitar os espasmos involuntários é adotar uma dieta mais variada, colorida, rica em vitaminas e minerais (potássio, magnésio, cálcio e sódio) e hidratação, com alongamentos antes e depois do treino e descanso.

Além disso, ela também indica a ingestão de frutas (banana, morango, mamão, água de coco, melancia), verduras (verde escuras - couve, espinafre, brócolis), legumes, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), cereais integrais (arroz integral, aveia), nozes e castanha do pará.

As grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem as cãibras. O fisioterapeuta David Homsi, explica que o sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Por isso, uma deficiência desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis. Nessas condições, uma leve tensão e um movimento subsequente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente.

Praticantes de Jiu Jitsu têm grande perda de sódio e líquidos pelo suor, por isso, durante os treinos e lutas é fundamental, além da ingestão de dois a três litros de água diariamente, o consumo de bebida isotônica para reposição de sódio.

Tome cuidado quando a cãibra não passar. Se você continuar o exercício, poderá ocorrer uma lesão mais séria no seu músculo. Existem condições clínicas específicas que levam às cãibras e que devem ser tratadas especificamente por profissionais de saúde.

Resumindo, existe sim prevenção para esse “pesadelo” e esta baseia-se primordialmente na boa hidratação (músculos hidratados se contraem e relaxam com mais facilidade), exercícios de alongamento antes e depois do treino e alimentação balanceada (alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, como frutas e legumes, são importantes para o bom funcionamento dos músculos).

Não pule refeições, nem se esqueça de comer por culpa de outras atribulações. A hora de se alimentar é sagrada para os sábios mestres de Jiu Jitsu. Carlos Gracie estudou os alimentos desenvolveu uma dieta muito peculiar e a partir do pH dos alimentos, a dieta Gracie!

Continue acompanhando nossas postagens em nosso Blog! Além disso, nosso site disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!

Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com atletas como Rodolfo VieiraMarco BarbosaLeandro LoEduardo Telles, dentre outros. Não deixe de conferir nosso conteúdo!

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

Marcadores