X Close
Your Cart
Keep Shopping
Caiu Na Meia Guarda Invertida? Não Se Desespere E Surpreenda Seu Adversário No Jiu Jitsu, Assim Como A Fera Jake Mackenzie

Caiu Na Meia Guarda Invertida? Não Se Desespere E Surpreenda Seu Adversário No Jiu Jitsu, Assim Como A Fera Jake Mackenzie

Todos já sabemos que o Jiu Jitsu está em constante evolução, toda hora posições clássicas são aprimoradas e são criadas inúmeras variações, por isso é sempre importante manter-se atualizado para adequar seu jogo as mudanças.

Quem joga de meia guarda sabe como ela pode ser eficiente para surpreender grandes adversários, tanto no nome e quanto na estatura também. Os que utilizam essa posição em seu jogo dificilmente a abandona, pois quando é bem feita é extremamente eficiente e com ela você consegue o controle do adversário. Como tudo na vida a meia agrada alguns e outros a abominam pelo simples fato de não saber como utilizá-la. A morte pode até ser uma das maiores certezas da vida, mas outra certeza é que mais cedo ou mais tarde você cairá fazendo meia guarda. E se souber “desembolar” dali meu amigo, ninguém te para.

A verdade é que não importa se você gosta, sabe ou não fazer a meia guarda, sempre haverá um momento que você cairá nela mesmo que seja para se defender de uma futura passagem.

A meia guarda antes era utilizada apenas como meio de repor para a guarda fechada. Roberto Gordo da Gracie Barra começou a atacar finalizações e raspagem desta guarda. A partir disto, ela evoluiu e se tornou uma das posições com mais variações do Jiu Jitsu. Ela é feita quando o atleta prende um das pernas do adversário entre as suas e as raspagens partindo dali são inúmeras.

Temos muitos exemplos de atletas excepcionais que adaptaram seu jogo de meia guarda para vencer oponentes fortes e pesados como é o caso de Bernardo Faria e Leonardo Saggioro.

Bernardo Faria é uma verdadeira máquina de raspagens através de sua meia guarda infalível,o pentacampeão mundial já usou essa guarda com outras feras do esporte como Xande Riberio,Marcus “Buchecha” Almeida Rodolfo Viera, Leandro Lo, Romulo Barral.

Leia Mais Sobre Bernardo...

 Leonardo Saggioroé outro forte nome que utiliza a meia guarda, “Cascão” como é conhecido, tem em seu currículo títulos de 2x Campeão Brasileiro Faixa Preta Adulto, Campeão do World Pro em Abu Dhabi, 2x Vice Campeão Mundial Faixa Preta Adulto e muitos outros títulos. O mais impressionante é que conquistou todos esses títulos raspando todos os seus adversários da meia guarda.

Leia Mais Sobre Cascão...

Entretanto como já falado o Jiu Jitsu está em constante evolução é uma variação da meia guarda tradicional ocorre quando o atleta de cima vai para a meia guarda invertida. Ela se dá quando o passador quebra seu quadril para o lado oposto do convencional.

Quando há uma transição da meia guarda tradicional para a invertida, geralmente o atleta que esta por baixo, fica um pouco perdido, já que não eram conhecidas posições que tornassem esse tipo de guarda ofensiva.

Mas como sempre aparece um gênio que destrincha certas posições, fazendo com o que o impossível aconteça, e o cara que revolucionou a meia guarda trazendo mais uma possibilidade de surpreender o adversário foi Jake Mackenzie essa fera aprimorou um jogo partindo da meia guarda invertida que confunde e muito a cabeça do passador, deixando Jake confortável para sobrepor seus oponentes.

Jacob Williams Mackenzie, conhecido como "Jake Mackenzie", nascido em Truro, Nova Scotia, no Canadá, começou a treinar Jiu Jitsu, aos 14 anos. Mudar-se para o Brasil com intuito de melhorar seu Jiu Jitsu, iniciou seus treinos na GF Team, uma grande equipe liderada por Julio Cesar Pereira. Lá Jake treinava com os maiores e mais brabos passadores de guarda de todos os tempos como Rodolfo Vieira, Patrick Gaudio entre outros. Nesse cenário Jake optou por jogar por baixo, e assim consegui aprimorar e desenvolver um excelente jogo de Meia Guarda.

O Canadense também faz uso da Meia Guarda Profunda, consagrada por Bernardo Faria, porém com um jogo completamente diferente do Penta Campeão Mundial, mas tão eficiente quanto o de Bernardo, no qual Jake sempre consegue colocar seus adversários em perigo!

A Meia Guarda Invertida é certamente uma das posições menos estudadas do Jiu Jitsu. Jake viu nela a oportunidade de inventar e criar situações para que pudesse surpreender os melhores passadores de guardas.

Leia Mais Sobre Jake...

O ponto chave no Jiu Jitsu é a adaptação. Você pode sofrer sempre nas mesmas posições, aceitar seus destino de tomar sufoco dos passadores sinistros, ou então se reinventar, buscando novas estratégias “pensando fora da caixa”, assim como Jake Mackenzie fez, ao invés de ceder passagens de guarda sem lutar, ele criou novas maneiras de confundir o cara que joga por cima, colocado ele em um situação de vulnerabilidade deixando o propenso a ser raspado, como de fato é o que acontece devido ao excelente jogo de meia guarda invertida construído pelo multicampeão da GF Team.

A meia guarda não é um jogo fácil, geralmente quem está embaixo tem que aprender a levar pressão e acostumar com ela, para ir ao pouco ficando confortável a partir dali.

Depois que o jogo da meia e desvendado se torna uma excelente posição para vencer os oponentes, uma vez que o adversário ao conseguir conquistar a meia guarda do guardeiro ele se sente confiante por ter em suas mãos 50% da guarda vencida, mas se você estiver com um bom jogo de meia será você quem o surpreenderá saindo por cima.

Como sempre enfatizamos um lutador deve ser completo e não apenas jogar nas suas posições favoritas que o deixam seguros. Na hora do treino é hora de se expor, se colocar em dificuldades também, ali é a hora de errar e aprender como pode acertar. Se teste, vá além de seus limites, se supere e vá longe!!

Quer surpreender seus oponentes?

O BJJFANATICS traz para você um curso completo sobre meia guarda invertida com a fera da GFTeam Jake Mackenzie, nesse curso você prenderá como raspar seus oponentes com facilidade e colocá-los em dificuldades, além disso aprenderá os ajustes e detalhes da Meia Guarda Entortando o Joelho, Meia Guarda Profunda, Meia Guarda Invertida e Ataques das Costas de Jake.

Não perca tempo e venha conferir!!!

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos