Rodrigo Cavaca Zenith Jiu Jitsu

Rodrigo Cavaca Zenith Jiu Jitsu

Seguindo com nossas homenagens aos grandes mestres da arte suave e hoje é a vez de Rodrigo Cavaca! Continuaremos homenageando outros professores, acompanhe nosso blog!

Rodrigo Henrique Cavaca, conhecido como “Cavaca”, nascido em 27 de janeiro de 1981, na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo. Cavaca começou a treinar aos 19 anos por influencia de amigos, Rodrigo sempre foi fanático por futebol e era um atleta do Futebol de Salão. Rodrigo sempre Foi um “grandalhão”, e a partir de uma brincadeira com o seu tamanho, um casal de amigos que praticavam Jiu Jitsu, desafiou Rodrigo a treinar com eles. Cavaca aceitou o convite e desde então não parou mais.

Cavaca é conhecido por sua temida guarda e ainda compete entre na categoria  “Pesadíssimo". Em 2010, foi campeão mundial na faixa-preta no seu melhor ano, quando também venceu o Brasileiro e o Europeu, em Lisboa.

Cavaca foi aluno de Leonardo Vieira, e hoje ensina uma nova geração de jovens campeões em Santos. Tendo revelado atletas de ponta como Marcus Almeida "Buchecha", Nivaldo Oliveira, Michelle Nicolini e mais recentemente em sua nova equipe, Zenith , Fellipe Andrew .

Carreira

 Seu primeiro contato com a arte suave foi em sua cidade natal, Santos, com professor chamado Sarruço em uma filial da academia Alliance. Rodrigo permaneceu treinando com Sarruço cerca de dois anos, onde conquistou sua faixa azul. Com o passar do tempo sua carreira no futsal não estava dando muito certo e foi neste momento que ele decidiu deixar o esporte de lado e focar no Jiu Jitsu, pois já havia demonstrando grande habilidade e talento logo nos primeiros anos.

Cavaca mudou-se então para a Equipe Integração Jiu Jitsu Team, também localizada na cidade de Santos, já que os treinos de sua academia anterior não eram voltados para competição e Cavaca estava com grande vontade de se colocar á prova , e estar entre os melhores no novo esporte escolhido, o Jiu Jitsu.

Dentro da Academia Integração, encontrou novos parceiros de treino que estavam também com o enfoque competitivo, além de seu novo professor, Élcio Figueiredo, faixa-preta de Carlson Gracie. Após muito trabalho e treinos intensos, Cavaca conquistou suas primeiras grandes vitórias em seu currículo de Jiu Jitsu, como Bi-campeonato Brasileiro(CBJJ) e também no o Bi-campeonato Mundial (IBJJF) nas faixas roxa e marrom.

Ainda na Integração, após 5 anos com Figueiredo, recebeu sua faixa preta em 28 de outubro de 2005. Tendo chegado a dois títulos mundiais nas faixas coloridas, era a hora de disputar na categoria profissional! Infelizmente a equipe de Rodrigo já não dava mais conta de dar o suporte de treinos duros para que este brilhasse na faixa preta.  

Este foi o momento em que Cavaca procurou Leonardo Vieira, na época era um dos diretores da equipe Brasa em São Paulo. Cavaca passou a integrar um dos melhores times da época, com lutadores como o próprio Vieira, Robert Drysdale , Demian Maia, André Galvão, Lucas Leite , Felippe Porto “Linguica, e muitos, muitos outros. Cavaca viajava de Santos para São Paulo pelo menos 3 vezes por semana pra treinar.

Depois de 2 anos lutando pela bandeira da Brasa, houve uma divisão na equipe. Leonardo Vieira fundou então a CheckMat juntamente de seu irmão (Ricardo Vieira) e Rodrigo acompanhou seu professor. Cavaca então abriu uma academia afiliada da Checkmat em sua cidade natal (Santos), essa academia serviu como berço para o maior aluno de Cavaca, Marcus Almeida "Buchecha".

Na Checkmat, Cavaca teve um de seus melhores anos como competidor, conquistando o título mundial e o título nacional brasileiro, firmando seu nome como um dos grandes lutadores de sua geração. Como príncipais títulos na Faixa preta possui o bi-campeonato Brasileiro (CBJJ) 2008 e 2010, bi-campeonato Pan Americano (BJJF) 2007 e 2017, bi-campeonato Europeu (IBJJF) em 2000 e 2010, além do título Mundial (IBJJF) em 2010.

 "Recentemente Cavaca visitou seu amigo Eduardo Telles em sua academia em San Diego e citou: Grande Eduardo Telles  um cara que cresci vendo lutar, um dos grandes nomes do Jiu Jitsu mundial, o cara que criou seu estilo de luta, a famosa guarda tartaruga, o primeiro grande faixa preta que tive o prazer de poder lutar, diversos motivos guardar grandes recordações."

Leia Mais Sobre Telles...

Em outubro de 2013 após 5 anos de Checkmat, no entanto, o técnico Rodrigo Cavaca anunciou que estava deixando o time Checkmat para liderar sua própria equipe, a Zenith Brasil, em uma parceria com seu amigo Robert Drysdale.

Atualmente Cavaca é líder da equipe Zenith no Brasil, e conta com filiais por todo o território nacional e em diversos continentes. Cavaca continua competindo esporadicamente, após  a formação de sua nova equipe, contudo hoje  ele se dedica mais do que nunca a ser um grande formador de campeões.

 

O conhecimento técnico e a vontade de vencer sempre foram os ingredientes para o caminho do sucesso de Cavaca,se você quer se tornar um lutador mais vitorioso, o conhecimento é imprescindível! Somente através de técnico e a prática apurada atingiremos  o este caminho! Já imaginou aprender com os maiores lutadores da atualidade?

O BJJ Fanatics possui verdadeiras enciclopédias do Jiu Jitsu, todas elas  elaboradas pelos melhores e mais vitoriosos lutadores da atualidade, Rodolfo VieiraBernardo FariaCláudio Calasans, dentre outros, elaboraram cursos incríveis e exclusivos, ensinando os segredos de suas técnicas! 

Não deixe de conferir nosso conteúdo!  

 O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores