Como Devemos Lidar Com As Lesões No Jiu Jitsu?

Como Devemos Lidar Com As Lesões No Jiu Jitsu?

Um dos maiores pesadelos na vida de um atleta está relacionado a este assunto, lesões...Infelizmente é algo que inevitavelmente poderá atingir qualquer praticante de qualquer esporte.

Elas aparecem das mais diversas formas, sejam provenientes de campeonatos, treinos intensos ou até mesmo em posições durante o treino. A melhor forma de detê-las é através da prevenção, o fortalecimento, alongamento muscular e o aquecimento antes dos treinos são muito importantes para que o corpo esteja apto á prática do Jiu Jitsu e se minimize o risco de lesões.

A intensidade de treinos, a sobrecarga e aquela velha história de “apaga mais não bate” também são fatores que contribuem para que aumente o risco delas aparecerem. Um atleta consciente do seu corpo e dos seus limites certamente terá menor quantidade de lesões ao longo de sua carreira.

Apesar de tomarmos todos os cuidados e todas as precauções possíveis, quando uma lesão aparece devemos tratá-la corretamente de modo a eliminar completamente e voltar aos treinos o mais rápido possível.

Ao constatar uma lesão o que devo fazer?

Primeiramente calma... SEU SONHO NÃO ACABOU! Os melhores lutadores também já sofreram lesões...

Após o primeiro impacto causado pela lesão, o atleta deve imediatamente buscar ajuda de um médico, mas nem sempre o primeiro médico que você procurou terá a melhor solução para o seu problema, busque sempre um especialista no assunto, além de recomendações  do médico que você irá consultar.

Algumas vezes, os médicos que não são especialistas no assunto irão te passar um tratamento mais lento e comum. Consulte sempre médicos focados no esporte, pois atletas geralmente tem uma maior capacidade de recuperação e aguentam tratamentos mais intensos.

Após se identificar com o médico da sua confiança, realizar os exames, identificar o grau da lesão, realize todas os procedimentos indicados pelo médico. As principais lesões provenientes do Jiu Jitsu são as entorses, também chamadas de torções, contusões, distensões, estiramentos e contraturas musculares.

Os principais membros afetados por atletas de Jiu Jitsu

Joelhos: Lesões nos joelhos são frequentes no mundo do Jiu Jitsu, o simples fato de fazer guarda já estará colocando seu joelho em xeque, uma guarda aranha por exemplo, utiliza a força das pernas e joelho o tempo todo. Essa articulação é muito delicada, possui muitos ligamentos e quando afetada deve ser vista com muito cuidado.

Cotovelos: As pegadas, as chaves de braço, e a própria força exercida sobre os mesmos diariamente, fadigam e lesam essa articulação. As torções , luxações, tendinites, e estiramentos são muito comuns nos cotovelos e por isso também devemos ter muito cuidado. 

Ombros:  Esta articulação também está muito exposta a lesões, sendo uma das mais complexas articulações do corpo, que permite movimentos de rotação de quase 360º. Chaves como a kimura e omoplata atuam diretamente nos ombros e por isso estamos expostos diariamente a micro lesões desta articulação.

Após identificada a lesão, certamente o médico irá te indicar tratamentos com remédios, repouso, e muitas vezes apoio da fisioterapia.

A fisioterapia não deve ser ignorada, pois além de ajudar com a redução da dor, ela irá te ajudar a recuperar a mobilidade e estabilidade da área lesada e também a flexibilidade e força muscular, além de realizar um treinamento específico  visando o retorno á atividade esportiva.

Lembre-se que lesões mal tratadas, tendem a aparecer novamente, podendo transformar-se em lesões graves mais graves ainda, tornando-se até mesmo, ser incompatível com a carreira esportiva. Tenha certeza de que é melhor passar algum tempo sem treinar, do que ficar anos ou a vida toda afastado do tatame.

Sim, infelizmente para nós que treinamos um esporte tão intenso e com contato, uma hora ou outra as lesões aparecem, mas não devemos nos entregar á dor e buscar o melhor tratamento para que possamos voltar logo! 

Lembra daqueles caras ali de cima?  Bernardo FariaLeandro Lo e Rodolfo Vieira...os 3 são Campeões Mundais Absolutos! Todos eles em algum momento da carreira tiveram lesões, as trataram e competem em altíssimo nível!

O BJJ Fanatics te incentiva a ser como esses Monstros do Jiu Jitsu e conhecer todos os segredos das técnicas utilizada por eles para conquistarem o Mundo! Adquira um de nossos cursos, totalmente em português e confira nosso conteúdo os principais ajustes e técnicas utilizadas por estes campeões! 

 

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores