Como Lidar Com As Frustrações Nos Treinos De Jiu Jitsu?

Como Lidar Com As Frustrações Nos Treinos De Jiu Jitsu?

Para nós Jiujiteiros não há nada pior do que os aqueles dias em que só "apanhamos". Com certeza a maioria dos praticantes de Jiu Jitsu já passaram por aquele dia onde nada parece dar certo. Você só leva amasso dos seus companheiros e até mesmo os menos graduados te dão trabalho. Ao acabar o treino você está extremamente chateado, muito desanimado e tem a falsa impressão que não está evoluindo, pelo simples fato de não ter sobressaído muito naquele treino.

Se você já passou por isso há de concordar que o sentimento imediato é de não pisar nunca mais em um tatame. É uma mistura de frustração, raiva e tristeza. Mas não se preocupe isso logo passa! Realmente é algo momentâneo.

Porém mesmo passando é uma péssima sensação, nos treinamos todos os dias e nos dedicamos para melhorar ou pelo menos se para se manter no mesmo padrão de treinos. E mesmo um pequeno sufoco durante os treinos já é capaz de mexer com nossa cabeça onde começamos a achar que estamos estagnados.

As vezes o ego do praticante e tão grande que se torna muito pior perder para os amigos de treino do que perder para um adversário em algum campeonato. O primeiro passo é que a mentalidade precisa mudar, o treino é o lugar onde você pode errar e perder. E se por acaso perder será para aqueles que todos os dias contribuem para a sua evolução.

Outra coisa muito importante é que seus amigos também estão treinando e tão logo eles vão evoluir também, chegará uma hora que o nível de vocês estará próximo. Então ao invés de achar que o problema é só com você, pense que eles também estão se dedicando e merecem reconhecimento por seu esforço e tem mérito quando te dão trabalho.

O que realmente acontece é que nós estamos acostumados sempre com o que é bom e com aquilo que nos deixa confortável. Agora se algo não sai como nós planejamos já pensamos logo em “chutar o balde” e desistir de tudo. Se o atleta não compreender que terá dias bons e dias ruins ele nunca estará totalmente preparado para ser um lutador.

Não vou dizer para você que esse sentimento é fácil de conviver, pelo contrário e horrível. N's fatores externos podem influenciar o seu dia de treino. Haverá dias que você estará cansado, isso é perfeitamente normal. Seu corpo não é uma máquina que funciona da mesma forma todos os dias com a mesma precisão, há dias que estamos mais fracos podendo ser até por questões biológicas.

Vamos ser realistas, o Jiu Jitsu é uma arte complexa, onde precisamos estar o tempo inteiro conectados com ela para que aconteça nossa evolução. E mesmo assim é difícil se manter firme o tempo todo.

Não se martirize, é claro que você precisa se dedicar e ter muito foco no Jiu Jitsu, sair da famosa "zona de conforto" é uma das melhores maneiras de se tornar um campeão, mas se você sempre treinar exaustivamente uma hora ou outra nem seu corpo e nem sua mente aguentarão.

Tudo tem o seu limite, é ruim ficar em casa ao invés de treinar? Ver seus amigos rolando e apenas observar? Sim! É péssimo, mas tem horas que você não estará rendendo nos treinos apenas porque está cansado.

Porque é importante descansar?

O descanso faz parte do seu treinamento. Infelizmente poucos atletas se dedicam inteiramente ao Jiu Jitsu, a maioria deles tem trabalho, estudam e precisam dividir o tempo com sua família. E na soma das horas do dia, o tempo se torna curto e você é apenas um para dar conta de todas as suas funções.

O descanso faz bem para o corpo e para a mente, as vezes estamos tão focados em nos tornar grandes atletas que descuidamos do nosso descanso. Através dele recuperamos a parte física e também mental nos deixando prontos para um novo dia de treino.

Além de tudo descansar vai ajudar seu sistema imunológico a se recompor. Seu organismo trabalha constantemente para recuperar seus músculos e a energia gasta. Isso  pode enfraquecer o atleta aumentando a possibilidade de lesões ou até mesmo doenças.Além de ter um maior risco de lesões, a falta de descanso influi nos treinos e tem como resultado a queda de performance.

Muitas vezes será bem melhor você deixar de fazer um treino hoje e faz um excelente treino amanhã, do que fazer um treino “mais ou menos” hoje, amanhã também não render tanto e no final do terceiro dia está tão cansado que não consegue ditar o ritmo dos treinos, ficando a mercê dos amassos de seus companheiros.

 A única coisa que não pode acontecer é a sua paixão pelo esporte se tornar uma obrigação. Você está ali por que gosta, porque se sente bem e quer melhorar sua vida como pessoa e se tornar um grande atleta, porém o Jiu Jitsu não pode se tornar um fardo, se perder a magia é bem provável que uma hora dessas você pare de treinar e não retorne nunca mais.

Por mais que você seja um competidor, um atleta dedicada e focado no seu objetivo, você precisa ter seus momentos de descanso. Faça um cronograma de treinos, uma semana treine mais, na outra diminua um ou dois treinos. Um maratonista não corre uma maratona todos os dias, até porque seu corpo não aguentaria.

Treine posições, seja inteligente, trace suas estratégias. Dias ruins passam como todos os outros e se você aprender como passar por eles sem se abater você estará pronto para se tornar um campeão!!

Quer ampliar seu arsenal de técnicas?

O site do BJJFANATICS tem tudo o que você precisa para aprender a treinar bem mesmo quando o corpo está cansado. Lembre-se que quando a força acabar é a técnica que te sustentará.

Aqui você aprenderá as mais variadas técnicas que são precisas e eficientes como a guarda Lasso de Marcos Tinoco, a meia infalível de Bernardo Faria e a incrível passagem de guarda de Lucas Lepri .

Não perca tempo, venha logo conferir!

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A CIÊNCIA DA PASSAGEM DE GUARDA COM LUCAS LEPRI (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores