Como Se Tornar Uma Fera Na Passagem De Guarda No Jiu Jitsu

Como Se Tornar Uma Fera Na Passagem De Guarda No Jiu Jitsu

É meu parceiro se você também é um fanático por Jiu Jitsu assim como nós, sabe que o Jiu Jitsu se desenvolve a partir de duas variáveis onde o praticante desenrola seu jogo sendo GUARDEIRO ou PASSADOR.

Já falamos muitas coisas sobre as guarda e suas variações e o hoje esse post vem aqui falar a respeito da PASSAGEM DE GUARDA que mesmo parecendo tão simples traz as mais muitas dúvidas a alguns praticantes. Nesta oportunidade começaremos já afirmando que para muitos atletas a passagem seria o aspecto mais importante de uma luta. Entenda que na dinâmica do combate para quem for trilhar os caminhos mais básicos que seriam quedar, puxar para guarda, ou até mesmo esperar ser puxado para guarda, em todas essas situações poderá ocorrer na grande maioria dos casos uma guarda que deverá ser passada.

O difícil perante um guarda é tentar se adiantar tentar conseguir prever o que o guardeiro fará, o mais importante e estar sempre um passo a frente e assim desenvolver seu jogo limitando os ataques do cara que está embaixo.

 Para compor uma boa guarda o praticante precisa ter pernas ativas e pegadas bem firmes e geralmente quem tem esse tipo de jogo por baixo, complica muito a vida do passado. Mas nem tudo estar perdido do mesmo modo que existem bons guardeiro existem excelentes passadores.

Para passar uma guarda o chamado “passador” pode usar a pressão ou a velocidade caso não seja um pouco mais leve. Independente do modo de passar uma guarda é preciso saber os movimentos corretos e a todo o momento confundir o guardeiro usando movimentação ou “mina” ele dando pressão e fazendo com que ele venha a ceder a passagem.

Nesse viés é necessário uma amplitude de conhecimento de técnicas variadas para obter o devido êxito, há certas guardas que pela sua mobilidade, como a De La Riva ou guarda X, por exemplo, uma estratégia de passar com velocidade pode custar muito gás, ainda mais quando os guardeiros são essas molecadas novas, e o passador não tem mais aquela ritmo que tinha em sua juventude. Há de se convir que uma passagem com pressão seria uma ótima opção. Como, por exemplo, as passagens de guarda do Bernardo Faria, que encaminham a luta para uma pesada passagem de meia, colocando dessa forma, o guardeiro numa situação complicada.

Leia Mais Sobre Bernardo...

Ocorre também o inverso, quem nunca lutou com um parceiro de treino que desenvolve uma guarda extremamente rígida, matando as passagens com pegadas inteligentes, e já seguindo com botes de finalizações perigosas. Talvez passe pela a sua cabeça que está na hora de mudar de estratégia, deixar passar mais em baixo, e ficar de pé, ao estilo de Leandro Lo com investidas rápidas e variadas, como, por exemplo, sua passagem toreando.

Leia Mais Sobre Leandro...

Ambos os atletas tem um jogo completo e eficaz, na passando e fazendo guarda, mas no tocante a passagem de guarda, não basta você amigo praticante de Jiu Jitsu, se restringir a um jogo com poucas opções. Dessa forma, se deve buscar o conhecimento de uma gama mais variada de passagens técnicas, e pensando nessa demanda, o BJJFanatics disponibiliza um grande número de cursos para você amigo praticante de Jiu Jitsu pode escolher qual o grande campeão vai te ensinar Jiu Jitsu sem sair de casa, porque, sabemos que todos temos um tempo muito corrido com várias atividades diárias, e não sobra tempo de ir na quantidade de treinos que desejamos.

Confira nosso canal do You Tube, onde há vários ensinamentos de campeões do Jiu Jitsu, inclusive a inusitada passagem de guarda de Renato Canuto, realizando um salto mortal, movimento espetacular que conseguiu executar num campeonato.

O que posso fazer para melhorar minha passagem?

Aprenda a fazer guarda

O primeiro passo para se tornar um bom passador é saber como um guardeiro pensa e nada melhor para aprender como a cabeça do cara que faz guarda funciona do que APRENDER A FAZER GUARDA.

Se você sabe como um guardeiro age e quais são os movimentos que ele possa a vir a executar automaticamente você pode melhorar sua passagem antecipando o que o seu adversário irá fazer.

Além de melhorar sua passagem você ser tornará um atleta mais completo, aquele que sabe jogar em todas as posições estará à frente de muitos que ficam limitados a apenas um jogo. Então faça guarda e seja um exímio passador.

Use sua cabeça

Literalmente você deve usar sua cabeça, além de usá-la para pensar no que você vai fazer deve usa ela para incomodar seu oponente. Ela guia a postura de um lutador e dependendo de onde ela estiver a pressão será maior ou menor. Então invista na “cabeça” que terá grandes e bons resultados para efetivar um bela passagem de guarda.

Trabalhe com o quadril baixo

O quadril quando está baixo aumenta a pressão sobre seu adversário, além de tudo dificulta as raspagens e as reposições deixando você apto para trabalhar executar a passagem de guarda, não dando chances para que o guardeiro o sobreponha.

Saiba como abrir corretamente uma guarda fechada

Não adianta saber passar as mais variadas guardas, quebrando o quadril para um lado ou para o outro, colocar o joelho para incomodar o guardeiro se não sabe ao menos umas 3 aberturas diferentes para abrir uma guarda fechada. Investir em abrir guarda auxiliará muito seu jogo como passador.

Não deixe para depois, não atrase seu percurso no Jiu Jitsu, invista em você agora com as técnicas dos grandes campeões, lembre que não está fácil para ninguém manter qualidade e volume de treino, o grande guerreiro, exercita o corpo, mas também a mente. Aproveite essa oportunidade de evoluir em casa, e já chegar ainda mais duro e técnico nos treinos e campeonato. Fica a dica!

Os maiores mestres em passagem de guarda fazem parte do time do BJJFanatics como Marco Barbosa, Rodolfo Vieira e Bernardo Faria, eles irão te ensinar como aplicar corretamente a pressão e ser um exímio passador que destrincha qualquer guarda.

Venha conferir!!!

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores