Comportamento Ético E A Filosofia Do Jiu Jitsu

Comportamento Ético E A Filosofia Do Jiu Jitsu

O Jiu Jitsu não persegue apenas um ideal de defesa pessoal ou muitos títulos em competições. Muito mais do que isso, engloba um conjunto de conhecimentos que extrapolam ao tatames sendo considerada a arte marcial mais completa e eficiente do mundo!

Sua origem apesar de contraditória é atribuída a Índia passando pelo Japão até chegar ao Brasil, onde se desenvolveu, aprimorou e tornou-se o centro mundial desta preciosa arte marcial que mantem até hoje a essência das artes marciais do oriente.

Ao iniciar, o principiante muitas vezes busca aprender as técnicas que lhe permitam defender-se de forma eficiente de eventuais agressões físicas, contudo quando este passa por uma situação que o coloque em xeque ainda não tem o auto-controle desenvolvido para enfrentar essa situação de forma adequada. Enquanto que um graduado, vai desenvolvendo a cada dia um equilíbrio entre a sua parte física e a mental, buscando atingir um profundo auto-conhecimento, capaz de se manter tranquilo mesmo nas situações mais complexas.

À medida que o iniciante avança não somente tecnicamente, mas também na escala hierárquica, deverá, cada vez mais, dominar-se a si mesmo, da mesma forma que pode dominar seus adversários, concentrando-se, cada vez mais no desenvolvimento de sua harmonia interior e na sua interação e integração com o Universo.

Todo aquele que alcança o nível de Faixa Preta julgando-se invencível ou superior, não tendo desenvolvido um excelente autocontrole entre corpo e espírito, pois mesmo tendo sido apresentado as verdadeiras essências da Arte da Suavidade e da Suavidade da Arte, não é verdadeiramente um Faixa preta, mas sim um imbecil.

Essa pessoa pode até ter passado a vida "ensinando" Jiu Jitsu, mas na realidade não conseguiu aprender nada! Esta dica serve de alerta para muitos iniciantes, que esquecem o verdadeiro sentido da ate suave e buscam apenas se mostrarem como lutadores valentões.

Durante as aulas, o professor deve observar principalmente os iniciantes, ensinando a verdadeira arte marcial que compõe o Jiu Jitsu e sabendo que estes são os seus discípulos. É papel do professor evitar que seus alunos usem demasiadamente a força bruta, desenvolver nestes o espírito  de equipe, promovendo o equilíbrio entre razão e emoção.

"Marco Barbosa é um dos mais bem conceituados professores da arte suave"

Leia Mais Sobre Barbosa...

 

Saber dominar e controlar seu corpo e sua mente é algo muito importante para um praticante de Jiu Jitsu. Sendo o combate da luta apenas uma parte integrante do caminho que leva a esse objetivo, porque quem possui a técnica em suas mãos deve possuir, também, a responsabilidade e a coerência.

A filosofia do Jiu Jitsu só pode ser adquirida aos poucos se só pode ser transmitida é pessoalmente através dos anos, com a vivência e a convivência entre professores e alunos. Formar um lutador é fácil, a dificuldade consiste em formar discípulos. A integração entre filosofia ética e técnica é o que te tornará um Faixa preta de verdade!

O conhecimento técnico é fundamental para seu desenvolvimento no Jiu Jitsu! O BJJ Fanatics disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!

Acabamos de lançar 3 incríveis cursos, com, Bernardo Faria, onde o penta campeão mundial nos ensina todos os segredos para você conseguir sair das piores posições, também com Jake Mackenzie, onde o canadense desmistifica todo o conteúdo da meia guarda invertida e com Marcos Tinoco onde o aluno de Marcelinho Garcia nos mostra todos os segredos da guarda laçada.

Confira!!!

 

O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores