Esparadrapo Um Forte Aliado A Sua Pegada No Jiu Jitsu

Esparadrapo Um Forte Aliado A Sua Pegada No Jiu Jitsu

Como já falamos anteriormente, um dos principais atributos numa luta/treino de Jiu Jitsu, é a pegada. Todo mundo conhece aquele cara que tem a famosa pegada de alicate e todo mundo tem medo de treinar com ele.

Uma luta, ou rola sempre se inicia com os oponentes se cumprimentando e logo em seguida realizando suas pegadas, isso é imprescindível! Uma pegada firme já logo determina o  domínio inicial da luta, sendo a pegada  uma importante arma no tatame.

No outro post, demos algumas dicas de exercícios que te ajudarão a fortalecer a sua pegada. Contudo além desses exercícios, temos um macete, que muitos utilizam e também muito colabora com a firmeza de suas pegadas, O ESPARADRAPO!

Esse forte aliado pode ser utilizado basicamente de duas maneiras, de forma a proteger dedos que já estão com leões ou microlesões, ou simplesmente para te ajudar a ter uma pegada mais firme.

Uma das primeiras coisas que descobrimos quando começamos a treinar são as dores. Lesões nos dedos são comuns, você fez uma pegada dominante, e quando seu companheiro vai estourá-la, leva os dedos junto!

Por esse motivo, muitos utilizam do nosso amigo esparadrapo nos treinos. Os dedos não possuem muitos músculos, que se movimentam por ação de tendões que executam os movimentos de extensão (quando você estica o dedo) e flexão (quando você o dobra). 

Em alguns casos a nossas pegadas sofrem lesões nos tendões, o deixando ligeiramente inflamados e causando uma dor desagradável.

Essa inflamação no tendão faz com que nós não consigamos dobrar o dedo direito, e quando dobra ele não faz uma pegada forte. Quando insistimos e ocorre outra lesão por cima, isso piora bem o estado do dedo. Então para estabilizar as estruturas no dedo as pessoas passam o esparadrapo. 

O esparadrapo é utilizado nesse caso, pois o dedo fica mais firme e ajuda a fazer uma pegada melhor mesmo com o dedo machucado e também porque gera uma boa estabilidade, dificultando que o dedo seja lesionado novamente. 

Contudo devemos ter cuidado, pois existe o risco de que você coloque o esparadrapo de forma errada ou então muito apertado, pressionando o sangue. 

Qual a melhor forma de se utilizar o esparadrapo? 

Quem for usar o esparadrapo deve tomar cuidado para não colocar ele errado, colocando este de qualquer forma, ficará  soltando e não vai ajudar em nada. 

Não coloque-o simplesmente em volta do dedo. Use um comprimento e espessura do esparadrapo de acordo com o tamanho dos seus dedos. Algumas pessoas gostam mais grosso e outras mais fino, vá testando a espessura adequada até encontrar seu modo preferido. 

Coloque ele firme, porém sem prender a circulação, se seu dedo está vermelho ou latejando, é porque está apertado demais. Às vezes, podemos prender um dedo no outro para se estabilizar um dedo torcido, seu “vizinho” ajudará a dar estabilidade ao dedo machucado.

Agora que você já sabe quais os macetes do esparadrapo, fortaleça sua pegada e caso necessário utilize desse aliado para que você tenha um forte domínio de pesgadas! Contudo não se esqueça, não basta ter uma pegada monstruosa, se você não tem técnica.

Não adianta você ter a pegada de alicate se você não buscar o conhecimento técnico e aprendizado diários. O conhecimento técnico é fundamental para seu desenvolvimento no Jiu Jitsu!

O BJJ Fanatics disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!

Já imaginou conhecer todos os segredos dos principais campeões? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com os principais atletas da atualidade, Rodolfo Vieira, Leonardo SaggioroCláudio Calasans, Robson Mau Mau, dentre outros...

Não deixe de conferir nosso conteúdo exclusivo!

 O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

 

  

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

 

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores