O Que Você Pensa Sobre Os Fechamentos De Categorias Dentro Do Jiu Jitsu?

O Que Você Pensa Sobre Os Fechamentos De Categorias Dentro Do Jiu Jitsu?

Hoje falaremos desse assunto polêmico que sempre causou muita discussão acerca dos motivos para que ela aconteça entre os praticantes e amantes da arte suave.

O “fechamento” de lutas entre atletas é uma prática corriqueira e controversa no universo do nosso esporte, ocorrendo tanto nas finais de categorias e também quando há um encontro entre companheiros de equipe ou amigos nas fases anteriores às finais, onde um dos atletas abre caminho para o outro seguir em busca do título, mas que sempre gera debate e discussões.

Existem diversos tipos de fechamento entre atletas nas competições, os mais tradicionais são aqueles entre parceiros de treino, mas também existe aquele entre professor e aluno, entre amigos pessoais ainda que de equipes distintas e também aquele entre atletas que não treinam juntos, contudo carregam a mesma bandeira.

O assunto se torna polêmico devido principalmente ao alto grau de profissionalização que o esporte tem vivido.

Imagine, em um mundial por exemplo, os expectadores pagam para assistirem ao campeonato,  têm suas preferencias e torcidas em relação aos atletas e quando chega o grande momento de assistir as finais, são surpreendidos com o a informação que os finalistas não vão lutar mas sim “fechar” a final. Tudo isso pode gerar desinteresse dos espectadores e muitas vezes polêmicas...

Além disso, também pode afastar patrocinadores, que não terão suas marcas divulgadas na final de determinada categoria, uma vez que os lutadores fecharam, e não haverá luta.

"Meregali e Bahiense, apesar de ambos vestirem mesma bandeira, os atletas não costumam treinar juntos e quando se encontram nos campeonatos costumam lutar." 

Nos últimos anos algumas medidas foram tomadas para “barrar o fechamento”, como o limite de no máximo 2 atletas de cada equipe por categoria, e também a colocação dos atletas que são da mesma equipe nas primeiras lutas.

Contudo o fechamento não é visto somente com maus olhos... Existem muitos adeptos da cultura de que ele deve existir.

Imagine a seguinte situação, você e o seu irmão, abriram mão de tudo para viver do Jiu Jitsu, largaram sua casa, sua família, sua cidade e tudo mais para mudarem pra capital, São Paulo, para que pudessem treinar em uma das melhores equipes competitivas e assim viverem do Jiu Jitsu.  Vocês passaram então, a morar dentro de uma academia, onde passavam praticamente 24 horas por dia dentro do tatame entre treinos, refeições e descanso, compartilhando de todos esses momentos juntos, vocês conhecem um ao outro mais até do que a si mesmos.

Com o passar dos nos vocês foram conquistando muitos títulos nos principais campeonatos que disputaram, chegaram em muitas finais, e mesmo sendo “levinhos”, lutando entre os pesos  penas e plumas, fecharam até mesmo absolutos.

Vocês acham mesmo que quando se encontrassem em uma final, você e o seu irmão deveriam lutar da mesma forma que vocês enfrentam os outros adversários?

Acreditamos que não, não é mesmo? Essa história descrita acima é verídica, nós estamos falando dos irmãos Miyao! João e Paulo são uns dos caras mais sinistros da atualidade, os dois irmãos conquistaram praticamente todos os principais títulos do esporte, sempre com um ajudando muito ao outro.

Sem dúvidas essa união entre os dois, fez com que eles se tornassem ainda mais fortes e por conta disso, nada mais justo do que quando chegarem em uma final possam compartilhar o título em família, sem que haja um confronto no tatame.

Leia Mais Sobre os Miyao...

Outra situação, que não é também suposição e já aconteceu em uma final do mundial, são Bernardo Faria e Leonardo Nogueira, dois monstros da Alliance. Os atletas que treinaram juntos durante muito tempo e se ajudavam diariamente nos treinos, chegaram na final da categoria super-pesado do mundial de 2012. Veja essa declaração de Bernardo logo após ser interrogado sobre o fechamento dessa disputa:

“Pouca gente sabe, mas assim que me mudei de Minas Gerais para São Paulo, eu passei a morar no mesmo quarto que ele. Conheço o Léo há muitos anos, foi ele quem abriu as portas para que eu pudesse conhecer a equipe do Fabio Gurgel. Foi uma fase muito difícil, o quarto em que o Léo morava na época mal cabia duas pessoas, e eu fiquei por lá uns dez dias. Mas a gente não desanimava, sempre falamos que iria chegar o dia em que a gente se tornasse destaque no Jiu Jitsu. Hoje, graças a Deus, estamos nas duas primeiras colocações da nossa categoria no mundo. Temos a mesma idade, o mesmo peso e praticamente a mesma altura. Eu me espelho muito nele, assim como vejo que ele se espelha em mim também. Nós trocamos muitas posições e detalhes, treinamos bastante juntos. Por toda essa história, eu não consigo enxergar uma luta nossa, e fico é honrado de estar dividindo os títulos com ele.”

Os dois suaram muito seus kimonos para que um dia pudessem chegar a uma final de mundial, e conseguiram! Isso é motivo para os atletas celebrarem, nada mais justo do que fecharem a categoria e dividirem o sabor dessa conquista!

Leia Mais Sobre Bernardo...

Muitas pessoas esquecem que apesar do Jiu Jitsu ser um esporte individual depende diretamente de todo um coletivo. Nesse coletivo estão inclusos além de seu mestre principalmente sua equipe, todos aqueles que compõem seus treinos, todos aqueles parceiros que estão ali dentro da academia se moldando para se tornarem campeões nas competições.

Muita gente que é contra o fechamento de categorias não se recorda de todos esses ingredientes que compõe a trajetória de um atleta. Na maioria das vezes o fechamento não significa que você está “amarelando” ou então entregando o título de mão beijada, mas sim, é um sinal de respeito e honra entre grandes amigos que se ajudaram muito até chegarem nessa dupla conquista!

Bernardo Faria e os Irmãos Miyao, conquistaram muitos títulos em suas carreira, e os fechamentos de campeonatos nunca prejudicaram suas carreias, pelo contrário, fortaleceram ainda mais os laços de amizade com os companheiros no qual fecharam suas categorias. Esse lutadores são exemplos de grandes atletas da atualidade não só por seus títulos, mas também por apresentarem uma técnica muito refinada e eficiente!

O melhor de tudo isso é que o nosso site acaba de disponibilizar cursos exclusivos com esses monstros do Jiu Jitsu! Já imaginou aprender todos os segredos da meia guarda e também a amassar todos os tipos de guarda como Bernardo? Ou então aprender todos os mistério e segredos do Berimbolo com os caras que mais conhecem essa posição?

Sim, isso é possível! Não deixe de conferir nosso conteúdo exclusivo e totalmente em português!   

 O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores