X Close
Your Cart
Keep Shopping
As Graduações Mais Estranhas E Bizarras Do Jiu Jitsu

As Graduações Mais Estranhas E Bizarras Do Jiu Jitsu

Para os praticantes de tradicionais Jiu Jitsu acostumados com os rituais habituais de cerimônias de mudanças de faixa que ocorrem anualmente ou semestralmente, oriundas de um trabalho de meritocracia, esse post será um terror!

Com a  explosão do Jiu Jitsu mundo afora, nosso esporte tem sofrido algumas mudanças, no mínimo bizarras. Excelentes atletas que se tornaram professores, sendo alguns até de linhagens famosas no seguimento da nossa arte estão inovando e fazendo coisas no mínimo estranhas!

Pensando nisso, listamos algumas formas de graduação, que foram criadas pelo mundo. Confira!

Graduação Online

Criada pelos irmãos Rener e Ryron Gracie, a Gracie University inovou ao graduar alunos à Faixa Azul pela Internet. Criticados por vários atletas e mestres, inclusive pela própria família, os irmãos seguem com seus planos.

Sem ter visto isso, o Mestre Hélio Gracie, revoltado com a banalização da Faixa Preta de Jiu Jitsu resolveu usar a Faixa Azul, como um sinal de protesto. Se tivesse visto isso, será que o mestre Hélio aprovaria essa forma de graduação?

Faixa Vermelha com 35 anos

Aquela faixa que você está acostumado a ver somente pessoas lendárias, os primórdios do Jiu Jitsu, deve imaginar que o grupo de faixas vermelhas é muito seleto e seus praticantes tratam-se de veteranos que foram os pioneiros do esporte.

Calculando que um atleta receba a Faixa Preta com apenas 19 anos, ele não atingiria a Faixa Vermelha antes dos 67 anos. Mas desrespeitando totalmente os prazos mínimos estabelecidos, o professor Ubiratan Cordeiro, que anos antes também se auto graduou faixa vermelha, condecorou um faixa preta de 35 anos, chamado Clayton Silva com a graduação máxima.

Esse acontecimento gerou revolta na comunidade do Jiu Jitsu e muitas respostas contra a essa atitude de Ubiratan foram publicadas nas mais variadas redes sociais.

Pulando Faixas

Leandro Vieira, um dos fundadores da CheckMat foi notícia ao graduar o UFC Daniel Cormier com a Faixa Marrom de Jiu-Jitsu. Não é que seja absurdo graduar qualquer lutador, mas saltar da Faixa Branca direto para a Faixa Marrom causou muita revolta por parte de alguns profissionais e atletas.

Diante de tanta polémica, Leo justificou sua atitude:

“O Cormier é um atleta olímpico, foi seis ou sete vezes campeão nacional de wrestling, participou de duas Olimpíadas e como capitão do time de wrestling em uma delas. O wrestling e o Jiu-Jitsu fazem parte da mesma modalidade, que é a luta agarrada, assim como o judo. Quando você já pratica uma dessas modalidades e tem experiência no tatame, é mais fácil evoluir. Eu não posso avaliar o Cormier da mesma maneira que eu avalio um aluno que entra na minha aula sem nunca ter treinado nada antes. É simplesmente desleal deixá-lo competir na faixa roxa hoje. Ele dá trabalho para muito faixa-preta aqui!”

Crianças condecoradas com a Faixa Preta

Nos Estados Unidos, mais precisamente no Texas, uma academia liderada por Klay Pittman gerou uma polémica mundial ao graduar uma criança à Faixa Preta. O que choca, na verdade, é quando a exceção vira regra e ignora toda uma tradição. Alguns professores e mestres fizeram duras críticas, mas houve quem entendeu isso como uma forma de aumentar os seus negócios...

Adultos graduados a faixa amarela

Seguindo o mesmo raciocínio do exemplo anterior, a Federação Mineira de Jiu Jitsu, parece ignorar a hierarquia tradicional da sequência de faixas do esporte e inclui a faixa amarela para os adultos e masters. Isso mesmo, a faixa amarela é a graduação posterior a branca e anterior a azul para os praticantes maiores de 18 anos.

Tradicionalmente temos a visão de que essa faixa deveria concedida para crianças e ao vermos um adulto com essa faixa amarrada na cintura é no mínimo bizarro!

Rebaixamento de Faixa

Bem, o que aprendemos desde os primeiros passos nos tatames é que se sou graduado, devo dedicar-me mais ainda para sustentar a minha graduação. Sabemos que quando ficamos parados, sem treinar osso retorno será difícil até que entremos no mesmo ritmo de antes. Não há nada que justifique o rebaixamento da sua graduação, mesmo que ele esteja levando amasso dos menos graduados, pois é dever dele se empenhar mais para alcançar o nível dos demais e é obrigação do professor ajudá-lo nisso. Mas ter a sua faixa tomada e ser rebaixado pelo seu professor seria correto?

Voltando a realidade...

Você que é um casca grossa de verdade e certamente não gostou de ver o que estão fazendo com nosso esporte correto? Então, ignore esses caras que não praticam o verdadeiro Brazilian Jiu Jitsu Gracie e continue a sua caminhada!  O Jiu JItsu pode evoluir sim, mas isso que representamos são maus exemplos que fizeram com nossa arte!

O BJJ  Fanatics sim, utiliza dos recursos da evolução para levar até a você o melhor e mais verdadeiro conteúdo do Jiu Jitsu! Nosso site possui verdadeiras enciclopédias de video aulas com os melhores atletas da atualidade!

Disponibilizando o mais exclusivo e completo conteúdo com atletas como Rodolfo VieiraBernardo FariaCláudio Calasans ,Robson Mau Mau dentre outros,que nos nos mostram seus segredos e ajustes de suas posições favoritas! 

Não deixe de aproveitar essa oportunidade de aprender com os melhores do Jiu Jitsu Mundial!

 O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

    

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

  

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos