X Close
Your Cart
Keep Shopping
Helvécio Penna, O Sênior Que Se Aventura Disputando Campeonatos De Jiu Jitsu No Adulto

Helvécio Penna, O Sênior Que Se Aventura Disputando Campeonatos De Jiu Jitsu No Adulto

Em uma excelente forma física e com um vigor de dar inveja em muitos jovens. Helvécio Augusto Moreira Penna Neto é um exemplo a ser seguido por todos nós.

Nascido em 19 de Fevereiro de 1961, iniciou sua carreira nas artes marciais ainda muito novo. Aos 5 anos de idade Helvécio Penna começou a praticar judô e após 11 anos dedicados a arte de Jigoro Kano, teve uma grande tristeza ao saber da morte precoce de seu mestre Osvaldo Batista. A decepção foi tão grande que ele se afastou dos tatames por mais de uma década.

Neste período em que ficou afastado do judô, ele ainda demonstrava seu amor pelos esportes, formou-se no Curso de Educação Física pela Universidade Federal Do Rio De Janeiro. O amor pela atividade física é algo que está intrínseco no DNA de Helvécio Penna, sua mãe Maria Salvadora Penna foi campeã mundial master de natação.

No final da década de 80, ele resolveu voltar aos tatames e retornou aos treinos de judô com os mestres Ney Wilson e Leopoldo de Luca. Mestres que tiveram papel fundamental na inserção do Jiu Jitsu na vida de Helvécio Penna, pois foram eles que sugeriam a arte suave como complemento na sua formação no judô. Aos 31, iniciou sua trajetória no Jiu Jitsu. Hoje, aos 57anos, é uma referência para a nova geração.

Carreira no Jiu Jitsu

Começou a treinar a arte suave no ano de 1993 com o mestre Ricardo De La Riva,aquele que difundiu uma das guardas mais sinistras de todos os tempos que é muito usada por inúmeros atletas e que leva seu nome como forma de homenagem: a Guarda De La Riva.

Buscando melhorar suas técnicas de chão, o maior objetivo de Helvécio ao começar a praticar O Jiu Jitsu era obter vantagem diante dos outros Judocas, mas acabou se apaixonando pelo estilo brasileiro de luta, e tornou-se um membro honorável na comunidade do BJJ. Helvécio Penna formou-se como faixa-preta de Jiu Jitsu aos 42 anos de idade.

Por muitos anos disputou em categorias condizentes com sua idade, mas resolveu se testar e aventurar-se na categoria dos adultos, buscando se superar, independente do resultando. E hoje é um grande exemplo  para todos praticantes de Jiu Jitsu.

Helvécio afirma que sua preparação é totalmente regrada e que ele respeita sua condição física atual, mas isso não é motivo para ele se acomodar, ele busca sempre estar afiado tecnicamente, fazendo muitas movimentações específicas ainda que sozinho.

Mesmo com suas lesões, que fazem parte da historia de todos lutadores de alto rendimento ele busca sempre adaptar as posições para se poupar e evitar piorar essas lesões.

Em 2006, fez uma das melhores lutas do Mundial, lutando na categoria dos adultos, chegou às quartas de final, contra a fera Xande Ribeiro. “Lutei com ele e durante oito minutos permaneceu 0 a 0, mas acabou que eu fiquei cansado e não consegui aguentar o ritmo, pois o Xande estava impossível naqueles anos. Mas não resisti a um triangulo após mais de oito minutos de batalha”. Lembra Helvécio. Ele foi muito elogiado por seu adversário Xande Ribeiro, na época “Ele serve de inspiração para mim, é um dos caras mais fortes que eu já lutei, ele luta no Sênior 3, é da velha guarda, Jiujiteiro e cai na porrada com a gente. Esses caras são exemplos. Se eu puder chegar na idade do Helvécio fazendo o que ele faz e me divertindo, vou me sentir muito realizado.”

Faixa Preta nas duas modalidades, Judô e Jiu Jitsu, Helvécio conquistou muitos títulos pelo mundo a fora, ele se tornou fonte de grande inspiração para diversas gerações do BJJ tanto no Brasil quanto no Exterior.

Títulos De Helvécio Penna

Conquistas nas fases Adulto e Master:
Judô: 
Campeão da Copa Rio Internacional – Faixa Preta – 1993.
Seis vezes campeão Estadual – Faixa Preta – Sênior.
Vice campeão Mundial de Judô Máster – Médio e Absoluto – 2007.
Vice campeão por equipe no Torneio Benemérito do Rio de Janeiro – Sem derrota – Sênior – 2007.
Bicampeão da associação de faixas preta de Judô da Budokan – Sênior.
Pentacampeão por equipe da associação dos faixas preta de Judô da Budokan.
Jiu Jitsu: 
Hepta Campeão no Internacional Másters e Sêniors – no peso e Absoluto – Faixa Preta – 2004/ 2005 / 2006 / 2007 / 2008 / 2010 / 2011.
3º Colocado no Campeonato Europeu – Adulto – 2009 / 2010 / 2011
Campeão Estadual Rio de Janeiro – Faixa Preta – Adulto – 2010 .
3º Colocado do World Black Belt – Faixa Preta – Pesado Adulto – 2007 .
Campeão da América Golden Cup – Faixa Preta – Adulto – 2005.
Bicampeão da Liga do Estado do Rio de Janeiro de Jiu-Jitsu – Faixa Preta – Adulto – 2005 /2006.

Como todos já sabem Jiu Jitsu é para qualquer pessoa independente de faixa etária, situação econômica, cor, raça,estatura... Enfim! Helvécio Penna é a maior demonstração disso, ele gosta do que faz, busca estar sempre saudável, se alimenta bem e ainda dissemina a arte suave para todos. O Jiu Jitsu tem o poder de mostrar as pessoas que elas são capazes de qualquer coisa.

Máximo respeito por esse cara que nos ensina que a idade está na nossa mente. E que ele continue inspirando muitas gerações com sua garra e coragem.

Precisa melhorar suas técnicas?

Já está mais que provado que Jiu Jitsu é domínio da técnica sobre a força, Helvecio Penna apesar de estar com o porte físico em dia, utiliza das técnicas para enfrentar os garotões, aí se encontra essência do Jiu Jitsu.

O site BJJFanatics irá te ajudar a ser mais técnico e ampliar seu arsenal e melhorar seu jogo. Temos uma gama de cursos exclusivos feitos especialmente para que você se torne um Jiujiteiro completo. Os melhores atletas da atualidade estão presentes nessa missão Leandro Lo e Eduardo Telles vão te ensinar os maiores segredos de guardas, assim como vai aprender tudo sobre passagens na “pressão” com Bernardo Faria e Rodolfo Vieira.

Não perca tempo e venha adquirir o seu!!!

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores

Produtos recentemente vistos