Kombuchá, A Bebiba Que Pode Dar Um Up Nos Seus Treinos De Jiu Jitsu!

Kombuchá, A Bebiba Que Pode Dar Um Up Nos Seus Treinos De Jiu Jitsu!

O Kombuchá é uma bebida probiótica (organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, beneficiam a saúde) que é obtida a partir da fermentação do chá (Camellia Sinensis) ou outras infusões ricas em cafeína. Em algumas culturas existe a crença da Kombuchá ser um remédio natural para vários males e que, pelo menos em teoria, promove saúde e força física.

Por ser um produto natural, portanto sem uso de conservantes, muitos praticantes de Jiu Jitsu estão apostando neste tipo de bebida para “turbinar” seu rendimento. Não é segredo para ninguém que grande parte dos praticantes de Jiu Jitsu existentes no mundo buscam terapias holísticas para encontrar soluções alternativas para suas lesões e limitações. Por isso cada vez mais, ao menos aqui no Brasil, está sendo consumido a Kombuchá.

A bebida probiótica é também é conhecida como chá do cogumelo, Cha Gu, fungo do milagre ou mágico, chá do gout, vinho mongol ou indiano, entre outros nomes menos conhecidos. Muitas pessoas, em especial as que são adeptos da dieta vegana, a utiliza para regular o intestino e organismo.

Como é preparado a Kombuchá?

Como toda bebida probiótica, a Kombuchá necessita passar por um processo de fermentação. Para esta fermentação prepara-se um chá (normalmente preto ou verde adoçados) e, depois de pronto e devidamente resfriado, inocula-se um líquido acidificante proveniente de fermentações anteriores (podendo ser também vinagre), junto com uma zoogléia (conjunto de micróbios aglutinados por uma substância viscosa).

Sua base, portanto, é este fungo específico que na verdade trata-se de uma zoogleia, uma espécie de biofilme (comunidades biológicas com um elevado grau de organização) resultado de uma simbiose complexa entre espécimes de bactérias e leveduras. Esta colônia de aspecto gelatinoso remete à alga kombu, daí o nome Kombuchá.

Tudo esta mistura é deixada em repouso para fermentação e, após alguns dias quando quase todo o açúcar ter sido consumido e der lugar às várias enzimas, vitaminas e ácidos, a bebida está pronta para ser consumida.

A Kombuchá estará, após este período, com um sabor ácido, mas levemente doce e pronto a ser consumido.

Benefícios atribuídos a Kombuchá

Após a fermentação a Kombuchá transforma-se numa bebida gaseificada repleta de vitaminas, enzimas, probióticos e ácidos com inúmeros benefícios para a saúde.

Muitos dos benefícios atribuídos a Kombuchá ainda carecem de estudo científico mais aprofundado a respeito de sua veracidade. O que, evidentemente, não quer dizer que não possa ser consumido (com moderação, claro). 

Confira!

 1 - Sistema digestivo

Naturalmente antioxidante, a Kombuchá ataca os radicais livres capazes de provocar mal-estar digestivo. O elevado teor de ácidos benéficos, probióticos e enzimas também ajuda a combater o mal-estar digestivo.

Alguns estudos também comprovam que beber Kombuchá ajuda no tratamento da candidíase. As bactérias presentes na bebida ajudam o intestino a criar ”bactérias boas”

2 - Energia

A capacidade energizante da Kombuchá é atribuída à formação de ferro, libertado durante a fermentação do chá e de uma pequena quantidade de cafeína naturalmente presente.

O ferro presente na Kombuchá melhora o transporte do oxigênio no sangue. O consumo regular desta bebida faz com que os tecidos recebam mais oxigênio e a partir daí conseguem produzir mais energia.

3 - Sistema imunitário

As vitaminas presentes na Kombuchá são os seus segredos para a protecção das células, doenças inflamatórias, depressão do sistema imunitário. Os probióticos presentes na Kombuchá fortalecem o sistema imunitário.

4 - Protecção das articulações

Beber Kombuchá ajuda a prevenir e recuperar de lesões nas articulações. A glucosamina presente na Kombuchá preserva o colágeno e previne a dor nas articulações, além que o colágeno previne a aparição de rugas na pele.

5 - Perda de peso

O consumo regular de Kombuchá estimula o metabolismo e limita a acumulação de gordura. A presença de ácido acético (também presente no vinagre de cidra) também ajuda a perder peso.

Como beber Kombuchá?

A versatilidade da Kombuchá é um dos seus pontos fortes, podemos beber a Kombuchá bem fresca simples, com umas pedras de gelo para que fique bem gelada, com sumo de fruta, ou em smoothies.

Alimente-se bem e com alimentos saudáveis! Continue acompanhando nossas postagens em nosso Blog! Além disso, nosso site disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!

Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com atletas como Rodolfo VieiraBernardo FariaLeandro LoEduardo Telles, dentre outros. Não deixe de conferir nosso conteúdo!

Não deixe de conferir em nosso conteúdo, e aumente ainda mais seu arsenal de ataques e conhecimentos dentro da arte suave!

 

 O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 COMPRE AQUI

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

 

 

 

 

 

Marcadores