X Close
Your Cart
Keep Shopping
Machuquei Meu Ombro Treinando Jiu Jitsu! O Que Fazer?

Machuquei Meu Ombro Treinando Jiu Jitsu! O Que Fazer?

Um dos maiores pesadelos na vida de todos que praticam Jiu Jitsu são as lesões. Não importa se você é um atleta de competição ou pratica Jiu Jitsu por Hobby, se você realmente gosta de Jiu Jitsu, certamente não irá gostar de ficar afastado dos tatames durante um certo período de tempo...

Por se tratar de um esporte de combate e que as articulações são postas á prova o tempo inteiro, sabemos que a incidência de lesões nas articulações como cotovelo, ombro e joelho são consideradas frequentes em nosso esporte. Mas isso não quer dizer que estas devem ser ignoradas e mascaradas com uso indiscriminado de remédios antinflamatórios, ou tratadas de qualquer maneira, muito pelo contrário devemos tomar as devidas providências para trata-las adequadamente.

Inclusive, aqui em nosso Blog, com a ajuda do Doutor Gustavo Asmar, nós já falamos do uso dos antinflatorios e também das lesões no joelho e cervical, caso tenha perdido essas postagens basta clicar nos links que acompanham essas palavras chaves.

Hoje, novamente Gustavo vem nos alertar sobre outro tipo de lesões que são corriqueiras em nosso esporte e assombram a vida de muitos praticantes e lutadores de Jiu Jitsu, são as luxações no ombro!

"Judoca VInicius Stern, após uma luxação no Ombro"

Veja o que o ele tem para nos dizer:

“Uma situação muito traumática e que acontece com relativa frequência no Jiu Jitsu é a luxação de ombro. As lesões no ombro não são tão frequentes quanto às do joelho e cotovelo no Jiu Jitsu, porém quando ocorrem geralmente são muito impactantes

Podemos citar a fratura de clavícula e luxação acromioclavicular que ocorrem geralmente com as quedas e raspagens. E também a luxação glenoumeral, que é a lesão que iremos abordar mais a fundo nesta matéria.

A luxação do ombro ocorre de forma súbita, após um evento traumático (nem sempre um trauma importante) gerando uma dor de forte intensidade e grande limitação funcional logo após o evento.

O ombro do atleta apresenta uma grande deformidade no exame físico e em muitos casos gera grande pânico nos companheiros de treino!

A pergunta que me fazem, qual a melhor conduta? Respondo não fazer nada! Cercar o atleta, tentar manipular e movimentá-lo pode trazer mais problemas que soluções.

Diante disso listei 3 importantes dicas que devem poderão ajuda-lo no momento desse incidente:

  1. Deixem um espaço para ele respirar, ficar rodeando, gritando e abanando só irá piorar a situação, no auge da dor o atleta precisa do máximo de paz e tranquilidade possível.
  2. Deixe-o em repouso com braço junto ao corpo e leve-o direto para um Hospital de Emergência.
  3. A redução do ombro realizada de forma intempestiva por pessoas não habilitadas pode piorar o quadro, gerando inclusive algumas fraturas na região.

Na emergência, serão realizados exames de imagem que irão nortear o tratamento adequado.

Após o primeiro episódio e se a lesão acometer poucas estruturas, ficar imobilizado 3 semanas com tipoia americana e depois reabilitar com fisioterapia pode ser suficiente. Casos que evoluem com instabilidade e luxações repetitivas necessitarão de tratamento cirúrgico.”

Cuide bem do seu corpo pois sem ele você não conseguirá fazer aquilo que nós mais amamos, que é treinar e lutar Jiu Jitsu!

Nossa plataforma está sempre antenada em tudo que acontece no universo do Jiu Jitsu e traz através de nosso Blog o mais completo conteúdo para os Fanáticos pelo Jiu Jitsu! Além disso nosso site também possui os mais diversos cursos online com os maiores lutadores e professores de Jiu Jitsu do mundo!

Já imaginou aprender com aulas particulares de Bruno Malfacine ou Lucas Lepri? Isso é possível, basta adquirir os nossos cursos e ter acesso a este conteúdo exclusivo com todos os detalhes e ajustes que fizeram destes atletas grandes nomes dentro de nosso esporte!

 

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A CIÊNCIA DA PASSAGEM DE GUARDA COM LUCAS LEPRI (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos