X Close
Your Cart
Keep Shopping
A Meia Guarda Está Inserida Dentro Do Seu Jogo No Jiu Jitsu? Se Não, Comece A Repensar!

A Meia Guarda Está Inserida Dentro Do Seu Jogo No Jiu Jitsu? Se Não, Comece A Repensar!

O objetivo de qualquer lutador de Jiu Jitsu é sempre obter êxito em suas posições seja para buscar uma finalização ou para sobrepor e evitar que seu oponente progrida na luta. O Jiu Jitsu é uma arte marcial que está em constante adaptação sempre haverá uma pegada diferente ou um ajuste novo em cada posição.

Há posições que antes eram consideradas apenas como defesa de um possível avanço do adversário, como é o caso da MEIA GUARDA. Onde sempre foi muito utilizada com o fim de evitar uma possível passagem do atleta que está por cima. Mas com a evolução do esporte, tornou uma das guarda mais fulminantes e efetivas do Jiu Jitsu.

Como surgiu a meia guarda

Sua origem é desconhecida acredita-se que a meia guarda surgiu ainda nos primórdios, mas ficou famosa por ser muito utilizada na década de 1990 por Roberto Correa conhecido como”Gordo. Importante nome do Jiu Jitsu brasileiro. A meia guarda se caracteriza quando o atleta que está embaixo utiliza sua duas pernas para prender uma das penas do adversário.

A meia utilizada como posição, já existe a muito tempo, no Judô a meia guarda era chamada de “niju garami” e era aplicada por vários praticantes. No entanto com a evolução do esporte ela caiu em desuso no Judô, devido às regras estabelecidas e à medida que este estilo de luta foi avançando para seu modelo atual mais esportivo.

No Judô era considerada uma luta de amarração, onde o objetivo era impedir que o adversário ganhasse a lateral (100 Kilos) e para tentar repor a guarda, mas não tinha muitas opções de ataques, a não ser esperar que a luta acabasse e se esforçar para que conseguisse segurar oponente até o final. Por esse motivo nunca foi dada a devida atenção a esse tipo de guarda já que ela não teria um efeito surpreendente na luta.

No entanto na década de 90, Roberto Gordo, revolucionou esse conceito monótono de meia guarda. Na época com 18 anos o aluno de Carlos Gracie Junior, ainda faixa roxa, começou a utilizar essa guarda com um estilo mais “agressivo”, abrindo possibilidade de raspagens e até finalizações.

Segundo a história, “Gordo” teve uma séria lesão no joelho em 1989, uma lesão tão complicada que limitou o movimento de uma de suas pernas por um longo período de tempo. Como consequência disso, ele passou a adotar a meia guarda como um dos únicos movimentos que ele conseguia executar devido sua limitação. No princípio era utilizada somente para travar as investidas de seu oponente. Após ficar muito tempo utilizando essa posição começou aprimorá-la para atacar também e se tornou grande referência de jogo de meia guarda. Tornou-se conhecido por sua excelente transição de meia para costas. Não parou por ai acabou criando muitas variações diferentes como para meia guarda profunda, hoje conhecida como deep-half-guard muito utilizada por lutadores de gerações futuras pela sua fácil adaptação ao Jiu Jitsu sem kimono e ao MMA (artes marciais mistas).

A meia guarda era inicialmente uma maneira de frustrar uma possível passagem do oponente e usada para repor para a guarda fechada. Ela se dá quando o atleta prende uma das pernas do adversário com as suas. Quando bem trabalhada traz inúmeras possibilidades de ataques e raspagens.

Bernardo Faria é um grande nome do Jiu Jitsu atual e se tornou um mestre da meia guarda utilizando essa posição e suas variações em várias de suas lutas e conseguiu vários títulos utilizando esse golpe.

Leia Mais Sobre Bernardo...

 Leonardo Saggioro conhecido como “Cascão”, também é outra fera da meia guarda, sua meia é tão eficaz que com ela o Cascão consegue raspar faixas-pretas muito maiores do que ele com muita facilidade e possui um invejável currículo em competições.

Leia Mais Sobre Cascão...

Dicas Sobre a Meia Guarda

1- Controle a pressão

Quando você está na posição por baixo, cuide com a pressão que o adversário está aplicando em você. Caso eles esteja pesando muito, ajuste sua posição. Carregar o peso do adversário faz você cansar com mais rapidez. No MMA a posição por baixo deve ser evitada a qualquer custo pelo fato dos golpes traumáticos serem liberados.

2- Controle seu oponente

Mesmo se seu oponente não estiver pesando em você, não o deixe confortável. Sempre tente controlar sua postura durante a luta ou o rola, tentativas de raspagem vão o deixar na defensiva.

3- Esgrimas

As esgrimas são muito importantes nesta posição. Você deve lutar por elas o tempo todo, caso as perca em posição inferior, vai facilitar vai facilitar a passagem de guarda do adversário.

4- Ajuste suas raspagens

Antes de tentar qualquer raspada na luta, tenha certeza que já está ajustada. Uma grande variação de raspagens da meia sempre vai deixar seu jogo mais complexo.

Como é sempre falado o melhor lutador de Jiu Jitsu é aquele que domina todas as posições inclusive aqueles que não gostam ou não tem tanta habilidade. Se você não utiliza a meia guarda conheça ela melhor e descubra como trabalhar confortavelmente por baixo.  Uma hora ou outra você estará fazendo ela, principalmente para se defender das passagens de guarda e seria muito bom para você que surpreendesse seu adversário tendo um leque de posições partido de uma meia guarda.

Nos remete a famosa frase"é melhor saber e não precisar do que precisar e não saber."

Não há como prever exatamente como será uma luta, não há como saber o que passa na cabeça de seu adversário e você nunca sabe o que virá do outro lado, então se antecipe e se prepare melhor. Não adianta você ser um monstro de força se não está preparado tecnicamente.

Então se você quer ser o “cara” da meia guarda, venha aprender com os melhores atletas  que fazem meia de todos os tempos. O BJJ Fanatics disponibiliza um gama de cursos com os maiores detalhes dessa guarda “sinistra”.  Leonardo SaggioroBernardo Faria irão te ensinar todos os segredos da meia guarda.

Venha Conferir!

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores

Produtos recentemente vistos