Ainda Nem Saiu Das Fraldas E Já Acha Que É O Bravo Do Jiu Jitsu

Ainda Nem Saiu Das Fraldas E Já Acha Que É O Bravo Do Jiu Jitsu

Hoje vamos falar daquele garoto “marrento” que tem em todas as academias e com certeza na sua academia não é diferente. Certamente você conhece alguém que tem entre 16 e 20 anos, que pode até ser talentoso e bom de Jiu Jitsu, mas falta humildade e respeito com os mais graduados.

Geralmente esse menino ainda é faixa roxa ou azul, em algum momento alguém “encheu a bola” dele, desde então, ele passou a se achar o maior lutador da academia e já acha que ninguém pode ser melhor do que ele no Jiu Jitsu. Esse garoto pode até ter um futuro promissor, ser talentoso , campeão e tudo mais, contudo se não souber tratar os outros com dignidade não chegará a lugar nenhum.

Dizer que ele ainda “não saiu das fraldas” não quer dizer que os jovens não podem ser vistos como grandes atletas, somente é uma forma de se dizer que este menino deve-se colocar em seu devido lugar, respeitando todos os seus companheiros de treino, sendo gentil com os faixas brancas, respeitando os mais graduados, que certamente já ralaram muito a cara no tatame, antes mesmos desses meninos saírem das fraldas.

Nesse contexto, jovens talentosos, que poderiam se tornar grandes atletas, vencem um campeonato e já acreditam ser o maioral, ao invés de utilizarem sua juventude para treinar bastante evoluir tecnicamente, preferem assumir um rótulo de “bravo”, “melhor da academia”, “futuro campeão mundial” etc...

Hoje em dia, um atleta vence um campeonato local e por causa disso perde completamente a sua humildade passando a acreditar que por conta dessa vitória é melhor do que qualquer um, não só no Jiu Jitsu, mas também se tornando uma pessoa soberba que não respeita ninguém.

Quando atleta é muito jovem e recebe muitos elogios, na maioria das vezes ele acredita que aquela vitória o tornou o maior lutador de Jiu Jitsu do momento, por conta disso, fica postando coisas diariamente na internet de forma a querer promover sua imagem de lutador casca grossa e dessa forma intimidar seus adversários.

É muito comum vermos na internet perfis de atletas na faixa azul ou faixa roxa que já se consideram atletas profissionais de renome internacional, e por conta disso passam a humilhar e desfazer das outras pessoas em redes sociais, desmerecer adversários e também não respeitar os companheiros de equipe, principalmente os mais graduados.

Nós sabemos que a adolescência, é uma fase de transformações físicas e mudanças de comportamento e personalidade, neste momento, devemos ter muito cuidado com nossos jovens, protegendo para que não se tornem adultos de personalidade fútil e pessoas que não representam a essência do Jiu Jitsu.

Acompanhar o desenvolvimento não somente técnico, mas da personalidade de jovens  não é somente dever dos pais deste garoto, mas também de seu mestre e principalmente dos companheiros de equipe, que devem aconselhar de maneira branda e natural, que a humildade é essencial dentro dos tatames.

Uma vitória não te torna superior a ninguém, vence rum campeonato realmente é uma sensação muito boa, contudo quando vencemos hoje devemos estar preparados para perder amanhã afinal de contas lidar com perdas e vitórias é um dos primeiros aprendizados que adquirimos no Jiu Jitsu.

Você é jovem, muitas pessoas acreditam em você e dizem que você terá um futuro promissor?

Leve isso de forma a se tornar uma pessoa melhor. Pegue isso como um incentivo a evoluir sua qualidade técnica e sua convivência com os companheiros de treino.

Você ganhou um campeonato que tanto queria?

Ótimo, continue trabalhando firme para alcançar conquistas ainda maiores e se tornar uma realidade no futuro. Se você deixa uma vitória subir á cabeça e começar a tratar seus companheiros com indiferença e seus adversários com soberba, por mais que vença os maiores campeonatos, você nunca terá o respeito da comunidade do Jiu Jitsu.

A vitória só é completa quando se conquista o pódio com o apoio de todos que estão em torno dele, pois para chegar lá sabemos que precisamos tanto de apoio interno quanto externo e os mais experientes ao nosso redor são aqueles com quem aprendemos o que os anos de vida os ensinaram.

Trabalhe duro, treine, respeite a todos e nunca esqueça de evoluir o seu conhecimento técnico!

O BJJ FANATICS possuiu verdadeiras ensiclopédias de Jiu Jitsu para você aumentar seu arsenal de técnicas, que estão divididas em vários cursos com os maiores atletas da atualidade. Irmãos Miyao, Cláudio Calasans  Marcos Tinoco fazem parte desse time de feras e irão te ensinar todos os detalhes de suas melhores posições.

Não perca tempo e venha logo adquirir o seu!

 

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores