O Segredo Para Ser Bom De Jiu Jitsu Não É Treinar Demais E Sim Treinar Certo

O Segredo Para Ser Bom De Jiu Jitsu Não É Treinar Demais E Sim Treinar Certo

As pessoas no geral são muito impacientes, elas querem resultados rápidos e não querem esperar o tempo certo para se tornar bom naquilo que escolheu e é bem provável que atropelem etapas e acabem fazendo loucuras que trazem mais prejuízos do que benefícios dentro do esporte.

Aqueles que também são fanáticos pelo Jiu Jitsu, sabem que para ficar bom requer tempo e treinar devidamente para que esse processo seja mais rápido. Entretanto muitos atletas cometem o mesmo erro que é treinar excessivamente, e essa não é necessariamente a solução para se tornar um campeão.

Treinos em excesso prejudicam demais o corpo do atleta, mesmo que no início ele se sinta bem, com o tempo começam a aparecer as dores, o cansaço extremo e as lesões mais sérias.

O nosso corpo é capaz de maravilhas quando bem treinado, temos exemplos de grande atletas que possuem um flexibilidade fora do normal como os irmãos Miyao, apesar de que talvez isso já faça parte da deles, a flexibilidade é algo que pode ser trabalhado. O nosso corpo tem a capacidade de se adaptar a quase tudo que propusermos a ele, é preciso dedicação e treino para isso.

Leia Mais Sobre os Miyao...

No entanto o corpo humano não é uma máquina que quando apresenta algum defeito é só trocar a peça que está com problemas e ele já está novo outra vez, é preciso muito cuidado com ele e descanso é primordial para garantir o bom funcionamento de todo organismo.

O Jiujiteiro tem aquela ideia errada de que para ficar bom ele tem que se matar de treinar, e isso não é verdade, para ficar bom ele tem que entender o que ele está fazendo, e também treinar certo.

Overtraining No Jiu Jitsu

Um rapaz de 18 anos no auge de seu juventude, pode treinar 4 vezes por dia, fazer 10 rolas intensos em cada treino, se entupir de refrigerante e porcarias que no dia seguinte ele estará pronto para repetir os mesmo quatro treinos com a mesma vitalidade do dia anterior, entretanto com o passar do tempo o corpo começa a sentir os efeitos e ele não estará rendendo do mesmo jeito e seu corpo começará a demonstrar sinais que algo não está certo.E nesse momento que pode ocorrer o que chamamos de Overtraining.

Overtraining em inglês significa (excesso de treino) é se dá muitas das vezes pela falta de planejamento e estruturação da rotina de treinos do praticante da arte suave. É caracterizado por um quadro de fadiga crônica, sendo resultado de alguma falha nos três pilares na vida de qualquer atleta que é: Treino, alimentação e descanso.

Confira aqui um post detalhado sobre esse assunto.

Todos nós queremos ficar bom na Arte Suave o mais rápido Possível. Porém para treinar bem e garantir a evolução e preciso ser inteligente e treinar certo.

Como assim treinar certo?

O treino certo é aquele feito de maneira consciente. Já sabemos que Jiu Jitsu é muito mais técnica do que força então para fazer seu treino ser bom e você conseguir ter a certeza de que você está evoluindo, você deve conseguir usar mais a técnica nos seus rolas do que a força propriamente dita.

Um bom atleta de Jiu Jitsu sabe que nem sempre treinar de mais é a solução, fora que não é só os treinos específicos de BJJ que o desgasta, há muitos fatores externos que em conjunto com a arte marcial o levam á este quadro. Trabalho, a correria do dia a dia somado á eventuais estresses familiares pode colaborar para o desenvolvimento desse desgaste fisiológico.

Busque planejar sua rotina de treinos. Uma ótima dica para otimizar seus treinos é fazer um planilha especificando seus objetivos para cada treino, por exemplo, na segunda vou dar ênfase a fazer posições e rolar apenas com os novatos para testar técnicas novas, na terça e na quinta vou fazer aquele treino de sair chorando, fazendo força e comparando com um treino de competição, nas quartas e na sexta vou dar ênfase a movimentação e tentar utilizar o mínimo de força por dia, entre esses dias você pode acrescentar outros esportes, ou atividades físicas que complementem o BJJ ou até mesmo outros horários de Jiu Jitsu.

Lembre-se que seu corpo é sua ferramenta de trabalho! Você precisa conhecê-lo, ficar atento aos sinais que ele irá te dá fazer testes para descobrir qual o melhor método de treinamento para você, e não hesite em descansar seu corpo precisa deste tempo para recuperar as energias e poder trabalhar bem.

Um dos caras mais sinistros do Jiu Jitsu, Bernardo Faria conta abaixo um pouco do seu método de treinamento que o fez chegar onde chegou!

Você precisa estudar o Jiu Jitsu também, essa é a melhor forma de se melhorar no esporte sem se matar de treinar, o corpo é importante nesse esporte? Claro que sim, mas o esporte é 30 % do corpo e 70 % da mente.

O Jiu Jitsu é o xadrez humano, não é aquele que tem maior força física que sobressai, mas sim aquele que sabe utilizar a técnica ao seu favor.

Se você quiser se matar de treinar todo dia não tem problema, só que com o passar do tempo seu corpo não aguentará mais a rotina intensa de treinamento e você não estará 100 %.

Sempre descanse, se alimente bem, treine adequadamente, procure um profissional da área para ajudar a planejar sua rotina diária de treino, e então começará a observar que seus treinos estão melhores e você está mais disposto e esse é o verdadeiro sentido do nosso amado BJJ.

Quer ser uma fera no Jiu Jitsu?

O site do BJJFANATICS está recheado de posições de Jiu Jitsu feitas pelos maiores especialistas da arte suave. Marcos Tinoco  e sua fenomenal guarda laçada e  Bernardo Faria com suas infalíveis defesas dos golpes mais perigosos fazem parte desse time e estão esperando por você. Para que assim como eles se torne um grande campeão na vida e no esporte!!!t

Não perca tempo e adquira logo o seu curso!!

O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

Marcadores