A Eficiência E O Poder De Finalização Do Omoplata No Jiu Jitsu

A Eficiência E O Poder De Finalização Do Omoplata No Jiu Jitsu

O Omoplata é um dos golpes mais antigos e eficientes do Jiu Jitsu. Este golpe que recebe a antiga denominação da Escápula, tem este nome justamente por forçar a parte superior do ombro juntamente com a clavícula que quando encaixado e não defendido pode trazer lesões a essa região.

Dentro do Jiu Jitsu esse ataque é muito eficiente, contudo não é tão utilizado quanto antigamente, mesmo dentro das academias, quanto em campeonatos da modalidade. Vimos muitos ataques, de triângulos, armlocks, kimura, chaves de pé e estrangulamentos, mas porquê a omoplata parece ter sido esquecida?

Parece haver um grande equívoco comum na comunidade do Jiu Jitsu de que a omoplata é um golpe ineficaz. Essa ideologia impede o desenvolvimento dessa posição tão utilizada no passado. Por conta disso, nos dias de hoje tornando-a esquecida por novos praticantes, que muitas vezes se preocupam em aprender posições “mágicas” e complexas, mas se esquecem desse golpe tão tradicional e que pode ser executado a partir de inúmeras situações durante uma luta.

Existem vários  tipos de omoplata, e ele é atacado principalmente á partir da posição de guardeiro. Alguns dos melhores lugares para se atacar o omoplata são: a guarda fechada, a guarda de aranha e a guarda laçada. Essas são excelentes opções para que você ataque o ombro de seu oponente e consiga uma boa finalização ou então uma bela raspagem.

Porém esse golpe não se limita apenas a essas situações de guarda, você  também pode atacar o omoplata da meia guarda, ou também da guarda tartaruga. Veja esse vídeo onde Bernardo Faria ensina a atacar o omoplata partindo de sua meia guarda.

Leia Mais Sobre Bernardo...

Existem outras opções menos utilizadas para o omoplata, partindo da Guarda X ou One leg, mas elas não são muito populares, o importante é saber que  quando você tem o domínio dos princípios dessa posição você consegue adaptá-la e atacar esse golpe em qualquer situação!

Clark Gracie, o neto de Carlos Gracie é um grande especialista dessa posição, ao longo de carreira ficou conhecido pelo seu forte jogo de guarda, com especialidade no omoplata. Dominyka Obeleyente, a primeira campeã “não brasileira” na faixa preta absoluta de um Mundial, também é adepta do golpe e ficou famosa por sua adaptação denominada domoplata.

Além de Clark e Dominyka, existem outros praticantes que também se especializaram no golpe, e o melhor de tudo isso é que o BJJ Fanatics disponibiliza cursos de dois grandes especialistas em omoplata. São eles:

Bernardo Faria

Bernardo Faria é certamente o “meio guardeiro” mais vitorioso de todos os tempos, desenvolvendo um jogo muito preciso através de sua meia guarda, suas omoplatas e também de sua pressão nas passagens de guarda obteve resultados extraordinários ao longo de sua carreira. Ele é Tri Campeão Europeu (IBJJF) ( 2010 / 2011 / 2012 ), Hexa Campeão Pan Americano (IBJJF) ( 2010 ouro duplo/ 2012 / 2015 ouro duplo / 2016 absoluto) e Penta Campeão Mundial (IBJJF) (2010 / 2012 / 2013 / 2015 ouro duplo).

Ele é um dos maiores especialistas em omoplata do mundo e utilizou desse golpe no auge de suas competições. A final do absoluto do Pan-Americano (IBJJF) no ano de 2010, é um exemplo em que Bernardo aplicou um belo omoplata. Veja no vídeo abaixo!

obtendo resultados ainda mais extraordinários, se tornando  Tri Campeão Europeu (IBJJF) (2010/2011/2012) e 6x campeão Pan Americano (IBJJF)(2010 ouro duplo/2012/2015 ouro duplo/2016 absoluto)

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Eduardo Telles

Eduardo Telles é um dos mais criativos praticantes de Jiu Jitsu, ele é conhecido em todo o mundo por sua habilidade de inovar e quebrar regras, onde desenvolveu um jogo exclusivo, conhecido como guarda tartaruga, em que seu poder não se limita por estar de 4 apoios. Telles adaptou um ótimo ataque de omoplata partindo desse jogo desenvolvido por ele, no qual denominou Tartarugaplata. Confira!

Leia Mais Sobre Telles...

A verdade é que as pessoas que negligenciam o omplata, não têm o conhecimento e ajustes desse golpe e por conta disso não o utiliza. O fato é que quando se aprende os ajustes e detalhes do omoplata tudo flui com muita clareza e o golpe se torna uma forte arma de finalização. Uma vez que você entende a mecânica de como ajustar seu omoplata irá perceber o quão fácil ele realmente é, isso irá agregar muito conhecimento ao seu jogo!

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

Marcadores