X Close
Your Cart
Keep Shopping
Para-Atletas, Os Verdadeiros Heróis Do Jiu Jitsu

Para-Atletas, Os Verdadeiros Heróis Do Jiu Jitsu

O Jiu Jitsu é uma arte marcial que é recomendada para qualquer tipo de pessoa independente da idade, pode ser praticado por crianças, jovens e idosos e com a evolução do Jiu Jitsu mulheres tiveram seu espaço garantindo nesse meio e agora está sendo muito valorizado por atletas que possuem alguma deficiência podendo ser auditiva, visual, motora , intelectual ou física.

O Parajiu-Jitsu está crescendo em todo o mundo já são várias as federações que estão se adaptando e promovendo categorias para esses atletas guerreiros que servem de inspiração para todos nós.

Nas competições profissionais e amadoras já estão provendo categoria destinada a esse grupo de atletas, desde 2016 a modalidade vem sendo difundida e organizada pela Federação Brasileira de Jiu Jitsu Paradesportivo.

Neste domingo dia 18 de Novembro ocorreu um dos maiores e mais prestigiados campeonatos do mundo no Rio de Janeiro, o Abu Dhabi Grand Slan de Jiu Jitsu. Este campeonato contou com a presença de muitos para-atletas que deram um show de Jiu Jitsu e de superação.

Havia vários atletas com diferentes condições, cadeirantes, amputados, sem visão, portadores de síndromes. Verdadeiros domadores da palavra resiliência, eles deram um show de como o Jiu Jitsu e facilmente adaptado a qualquer condição. Além disso mais uma vez a UAEJJF se superou em engrandecer e trazer inclusão desses atletas em um evento de tamanha magnitude de um esporte tão respeitado.

Apresentar limitações não significa, de forma alguma, uma proibição à pratica de algum esporte e, com a arte suave, não é diferente. Ao contrário, esportes como o Jiu Jitsu são capazes de promover a inclusão social, melhorar a motricidade e facilitar processos de reabilitações motoras.

O Jiu Jitsu é um esporte que prega a inclusão, ainda precisamos que estes atletas tem mais espaço, mas levando em consideração a evolução do esporte eles estão ganhando cada vez mais espaço e mais respeito nas competições e nos treino de Jiu Jitsu.

A arte suave se adapta as condições do competidor deficiente de acordo com suas limitações. O Jiu Jitsu para deficientes ou o Parajiu-Jitsu vai se adequar dependendo da condição funcional de cada para-atleta.

Em uma competição de Parajiu-Jitsu, as regras serão basicamente as mesmas, as pontuações não sofrerão nenhuma alteração e a luta poderá ser encerrada com os famosos “Três Tapinhas” indicando que o atleta foi finalizado ou está desistindo da luta. No entanto poderão ocorrer lutas entre paratletas de classes diferentes, ou faixas diferentes, para que atletas que possuam a mesma capacidade física disputem entre si.

Não há duvidas que ainda há muitas dificuldades que são enfrentadas por pessoas deficiente, nossa sociedade infelizmente ainda é uma sociedade ultrapassada que ainda não se adequou e nem todos praticam o processo de inclusão.

Os benefícios do Jiu Jitsu para qualquer pessoas são inúmeros independente de quem o pratica e para as pessoas com deficiência os benefícios são ainda maiores, com a prática desse esporte ela irá desenvolver suas habilidades e potencialidades motoras aliadas a uma série de benefícios como inclusão social, melhora comportamental, melhora no nível de confiança, auto-aceitação e melhora no humor.

Apesar dos notórios benefícios, a inclusão desses atletas ainda é um grande desafio. De um lado temos o atleta que precisa compreender suas limitações, mas que elas em nenhum momento o impedirão de praticar o esporte eles só precisam de paciência e dedicação assim como qualquer outro praticante. De outro lado temos a falta de professores qualificados para atender atletas deficientes, cada academia deve oferecer condições para que de fato a inclusão não fique apenas em teoria. Neste quesitorespeito e humanidade são conceitos fundamentais.

Acostumado a enfrentar barreiras diariamente esse guerreiros  são craques em adaptar o Jiu Jitsu à suas condições, adequando as técnicas do esporte para alcançar seus objetivos dentro dos tatames.

Houve épocas em que o Jiu Jitsu era marginalizado, no sentido de estar á margem da sociedade, o preconceito com o esporte e a ideia de ligação com violência já caiu por terra a muito tempo.

E hoje temos orgulho de nosso esporte estar oferecendo condições para que qualquer pessoa até mesmo aquele que possuem limitações físicas ou mentais, obtenham os benefícios que a arte suave traz para os seus praticantes.

O Jiu Jitsu criado por Hélio Gracie tinha o objetivo de um cara mais fraco e franzino, assim como ele era, pudesse controlar e sobressair pessoas mais fortes. A arte suave leve esse nome pelo princípio de “mínimo de força, máximo de eficiência”, e assim trazemos este conceito para o mundo do Parajiu-Jitsu, onde o sistema de alavanca criado pelo Mestre Hélio é capaz de se adaptar e ser utilizado por qualquer pessoas de qualquer tamanho ou limitação física ou psíquica.

Se as palavras respeito e admiração tem outro nome deve ser “Parajiu-Jitsu”. Pois vendo esses guerreiros em ação temos a certeza de que o Jiu Jitsu é um dos esportes mais inclusivos e que ele realmente tem o poder de mudar a vida das pessoas. Máximo respeito à esses campeões do esporte e da vida!

Quer aprender mais sobre Jiu Jitsu?

Você já passou por aquele momento que acha que seu jogo já não flui mais como antigamente, que suas posições não estão mais efetivas? Não se preocupe meu caro amigo jiujiteiro! Isso é sinal que você precisa inovar e buscar mais conhecimento técnico e nessa parte vamos te ajudar!

O BJJFANATICS possuiu um arsenal de técnicas, que estão divididas em vários cursos com os maiores atletas da atualidade. Irmãos Miyao, Cláudio CalasansRobson Mau Mau fazem parte desse time de feras e irão te ensinar todos os detalhes de suas melhores posições.

Não perca tempo e venha logo adquirir o seu!

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores

Produtos recentemente vistos