X Close
Your Cart
Keep Shopping
Jiu Jitsu É Finalização, Quem Faz Ponto É Costureira? Tem Certeza?

Jiu Jitsu É Finalização, Quem Faz Ponto É Costureira? Tem Certeza?

Essa é uma frase muito batida na internet, na qual propõe que ficar marcando pontos em uma luta ou treino Jiu Jitsu é uma bobagem, afirmando que nossa busca dentro da arte suave deve ser estritamente pela finalização.

Esse frase surgiu como forma de protesto contra aqueles praticantes que marcam um ponto durante a luta ou treino e depois ficam apenas travando o combate, sem progredir e também sem deixar que seu adversário progrida. Tornando o duelo monótono e pouco produtivo, tanto para os praticantes que não conseguem desenvolver sua arte, como para os que estão assistindo, porque como não acontece nada tornando a luta chata...

Essa frase se aplica também aquelas lutas onde parece que nenhuma das duas partes aparenta querer lutar, com receio de perder ninguém se arrisca e os lutadores ficam aguardando apenas um erro de seu adversário, para que se faça uma mísera vantagem e se vença o combate.

Os praticantes mais antigos, adeptos do “Old School”, passaram então a repetir essa frase de forma a protestar contra as lutas que ficam travadas e não progridem. Contudo essa frase é muito dura, visto que se interpretada ao pé da letra ela desmerece aqueles lutadores que são extremamente técnicos, mas não são finalizadores por natureza.

Sim, existem lutadores extremamente técnicos que progridem durante a luta mas que não conseguem finalizar todos os seus combates. Ainda mais nos dias de hoje, onde o nível técnico se torna cada vez mais alto e as lutas estão cada vez mais disputadas.

Imagine, se você é um faixa azul categoria peso leve adulto e vai lutar um mundial, por exemplo. Para se tornar campeão você deverá fazer no mínimo 5 lutas, dessas 5 lutas todos os seus adversários estão em um nível técnico parecido com o seu, eles também treinaram e assim como você, eles querem ser campeões. Você tem certeza que conseguirá finalizar todas as lutas?

A busca pela finalização é a essência do Jiu Jitsu, contudo nos tempos atuais, as lutas estão cada vez mais disputadas tornando o menos comum assistir a campeonatos em que uma pessoa é campeã finalizando todas as suas lutas.

Finalizar uma luta, significa dar o xeque-mate, quando se finaliza não há duvidas sobre o resultado final da luta, significa provar que a sua técnica naquele momento dominou a do seu adversário, mas sabemos que nem sempre isso irá acontecer.

Quando se busca a finalização abre-se espaço para também pontuar e uma vitória por pontos não é nenhuma vergonha, afinal de contas você também conseguiu superar seu adversário. Além disso, existem muitos lutadores que atingiram o topo do mundo vencendo a maioria de suas lutas apenas pontuando, cada um luta Jiu Jitsu de uma forma e adapta o Jiu Jitsu ao seu estilo de jogo. O mais importante é a busca pela evolução dentro do Jiu Jitsu, que deve ser contínua. O aprendizado técnico, seja ele qual for, independente de raspagens, quedas, ou finalizações te fará um lutador mais completo e casca grossa.

Se você não costuma finalizar todos os seus adversários, não se preocupe com isso, mas preocupe-se em superar todos eles com um Jiu Jitsu pra frente e eficiente, sabendo que não é somente costureira que faz pontos, mas Jiu Jiteiros também!

Um lutador de Jiu Jitsu deve prezar sempre pela técnica, independente se ele é finalizador ou não ele deve saber Jiu Jitsu! Como saber Jiu Jitsu? Através do conhecimento técnico, este deve ser desenvolvido diariamente ao longo dos treinos e conhecendo novas posições e ajustes.

O BJJ Fanatics preza pelo conhecimento, pela técnica refinada, por isso disponibiliza o mais completo conteúdo! Nosso site te oferece o mais exclusivo e completo conteúdo com os melhores atletas da atualidade!

Eduardo TellesBernardo FariaCláudio Calasansdentre outros, nos mostram seus segredos e ajustes de suas posições favoritas! 

Adquira um de nossos cursos, totalmente em português e confira nosso conteúdo os principais ajustes e técnicas utilizadas por estes campeões! 

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

Marcadores

Produtos recentemente vistos