Quais São Os Maiores Benefícios Que A Musculação Pode Trazer Ao Seu Jiu Jitsu

Quais São Os Maiores Benefícios Que A Musculação Pode Trazer Ao Seu Jiu Jitsu

Um bom lutador sabe que seu corpo é sua maior arma e tudo que ele puder fazer para turbinar e aumentar a resistência dele será benéfico para os treinos e para as competições.

O  atleta de Jiu Jitsu precisa ter um conjunto de coisas que farão ele se destacar entre os demais, primeiro precisa ter uma boa resistência cardiorrespiratória, precisa ser muito técnico e apesar de muitos dizerem que o Jiu Jitsu não se usa força um atleta de alto nível também deve ser forte.

Mas como assim forte?

Força não está relacionada a tamanho, pelo menos no Jiu Jitsu não, um cara forte para o nosso esporte e aquele que consegue exercer a pressão certa sobre o adversário e fazer a força na hora certa minando o oponente para conquistar posições de supremacia.

Uma das maneiras de trabalhar a força é com a musculação, um bom trabalho muscular é muito útil na hora da luta, uma vez que  ao malhar o atleta fortalece sua musculatura evitando contusões e também ajuda muito a aumentar a força isométrica por exemplo na hora de disputar uma pegada ou então realizar algumas posições.

Fazer treinos de Jiu Jitsu, aliado a uma alimentação balanceada e a treinos de musculação podem ser o diferencial que faltava para levar você ao próximo nível.

Mas quais são os benefícios da musculação em relação ao Jiu Jitsu?

Ajuda a prevenir lesões

Sabemos que um corpo do atleta sofre traumas a todo tempo devido a alta intensidade dos treinos. Ao fazer musculação o praticante de Jiu Jitsu fortalece os músculos ao redor das articulações, isso ajudará a evitar muitas lesões sérias. Um músculo firme também é uma excelente ferramenta para proteger os ligamentos.

Melhora as pegadas

Existem inúmeros exercícios que são executados nas academias de musculação que são perfeitos para ajudar no desenvolvimento das pegadas. Há alguns que podem ser feitos simulando um posição de luta por isso é muito importante procurar um profissional capacidade da área de educação física e  você deve  também deixar claro a ele seu objetivo, que seria melhor o rendimento no Jiu Jitsu, assim ele montará sua ficha de acordo com cada necessidade que tiver.

Ajuda na manutenção do peso

O Jiu Jitsu já tem um grande papel nessa área, já que a queima de calorias durante uma aula de Jiu Jitsu pode chegar a 1000 em uma aula de apenas 90 minutos. No entanto aliado a musculação os benefícios são ainda maiores. A musculação indicada por um profissional competente irá ajudar você na perda de gordura e consequentemente aumentará sua massa magra.

Aumento na explosão

Às vezes durante o rola sentimos que precisamos dar aquele ultimo gás e falhamos. A musculação tem um grande papel no trabalho da explosão. Esse trabalho influenciará diretamente no desenvolvimento da agilidade e ao mesmo tempo reforça e aprimora o tempo de reação do atleta no tatame.

Aumento da força muscular

Antes que alguém fale “que força é desnecessária no Jiu Jitsu”, saiba que haverá momentos que ela será de suma importância para que você possa vencer um luta. Sim! O Jiu Jitsu é chamado de arte suave, pois remete a ideia de que o mais fraco poderá vencer o mais forte, mas não quer dizer que o mais fraco nunca precisará usar a força, talvez precise dela para neutralizar o companheiro ou para fazer uma pegada firme. Então fazer um trabalho de força não é para sair fazendo força que nem um maluco, mas sim para condicionar seu corpo a fazê-la na hora que for extremamente necessário.

Condicionamento Físico

E muito importante que um atleta esteja fisicamente preparado independente do esporte que ele pratique. No Jiu Jitsu não é diferente um bom condicionamento físico faz toda a dferença na hora de uma competição onde vários fatores como a adrenalina estará influenciando diretamente o corpo do atleta. Um atleta quando está com o “botijão de gás cheio”, ou seja, com o condicionamento físico em dia é muito provável que ele sobressaia aquele que não está. Isso é uma maneira de exercer vantagens sobre aqueles que não se preocupam com essa parte de musculação combinado aos treinos de Jiu Jitsu.

Coordenação motora

Existem uma série de exercícios que são feitos unilateralmente que ajudam a coordenada melhor os movimentos dos treinos.

Flexibilidade

Esse tema é recorrente aqui. Todos já sabem que flexibilidade faz parte dos requisitos de um atleta completo, se você precisa melhorar ela, não hesite em iniciar um trabalho muscular que bem orientado também poderá a ajudar na sua flexibilidade.

Resistência

Sabemos que um tempo médio de luta pode variar de 5 minutos a 10 minutos dependendo da faixa etária e da também da graduação que o atleta se encontra. Geralmente há mais de uma luta e contando com o fator do estresse pré competição o corpo acaba se desgastando um pouco antes da luta por conta da descarga de adrenalina que é liberada em função da ansiedade. Então o corpo tem que estar preparado para fazer muitas lutas não só em relação ao gás, mas também a resistência física e a musculação irá ajudar nesse ponto tornando o atleta mais resistente principalmente nas  posições que necessitam de força isométrica.

Os benefícios da musculação para aumentar seu rendimento no treino de Jiu Jitsu são vários, o mais importante em relação a isto é sempre procurar um profissional habilitado para te orientar, exercícios executados de maneira equivocada podem trazer sérios riscos a sua saúde.

Procure um profissional da área e alavanque seus treinos.

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