Rickson Gracie O Pelé Do Jiu Jitsu!

Rickson Gracie O Pelé Do Jiu Jitsu!

Rickson Gracie , nascido em 21 de novembro de 1959 no Rio de Janeiro. É o quarto filho de Hélio Gracie. Rickson Gracie é considerado por muitos especialistas em artes marciais como  Ricardo Arona , Demian Maia, Paulo Filho dentre outros como o maior praticante de Jiu Jitsu de todos os tempos.

O Gracie foi graduado á faixa preta em 1977 aos 18 anos e possui um histórico impecável e cartel de 11 lutas de Vale-Tudo, com 11 vitórias, sendo um dos poucos lutadores de MMA que encerrou sua carreira sem nenhuma derrota.

Vendo o potencial de Rickson desde cedo, Hélio preparou seu filho e o criou para ser um forte representante da família no mundo da luta. Hélio Gracie disse em uma entrevista para uma revista americana que Rickson teve mais de mil lutas e saiu vitorioso de todas elas.

Na contagem de Rickson, seu cartel é de 460 vitórias, todas por finalização. Muito se discute á respeito dessas afirmações, pois muitas de suas lutas não têm registro, devido a falta de recursos da época.Contudo, é incontestável que Rickson possuía uma técnica de chão tão refinada e impressionante que mesmo comparada à de outros membros de sua família, os próprios irmãos e primos eram sempre unânimes em afirmar que ele era o melhor de todos os tempos, e que ninguém poderia derrotá-lo.

Rickson Gracie ajudou a propagar o nome do Jiu Jitsu pelo mundo como um estilo de luta eficiente e legítimo.

Carreira

 Rickson e sua família venceram diversos desafios no Brasil durante décadas, numa época em que o vale-tudo não tinha regras sendo extremamente violento e foi na década de 80 que Rickson juntamente com sua família desafiava para essas lutas os mestres de outras artes marciais.

Em 1980, Waldemar Santana, o homem que havia derrotado Hélio, procurava alguém para lutar contra Rei Zulu seu pupilo. Zulu era um grande lutador com incrível capacidade atlética e estava invicto. Ninguém mais queria lutar com ele no Brasil e Waldemar, estava achando muito difícil encontrar desafiantes para seu lutador.

Rickson tinha 18 anos na época e era cerca de 20 kg mais leve que Zulu, mas aceitou o desafio. A luta aconteceu em Brasília, com torcida esmagadora de Rei Zulu e, para aumentar a adversidade, Rickson não estava sentindo-se bem, devido ao ar da capital ser muito mais seco que o do Rio de Janeiro. Carlos Gracie , então, pediu a Rickson que não lutasse, mas Rickson não desistiu e foi para o combate onde conseguiu finalizar com um Mata Leão, em uma batalha longa e muito disputada.

A maioria dos desafios de Rickson aconteciam dentro das academias ou nas ruas. Certa vez ocorrera um conflito numa praia do Rio de Janeiro, onde Rickson Gracie venceu um duelo travado com Hugo Duarte. Hugo por sua vez acusou que os lutadores de Jiu Jitsu que acompanhavam Rickson de jogaram areia em seu rosto durante a luta. Posteriormente, um grupo de aproximadamente 30 lutadores de Luta Livre invadiram a academia de Hélio Gracie, para Hugo ter o direito de uma revanche.

Rickson não estava na academia, Hélio Gracie pediu um momento, ligou para Rickson e o chamou para ir para o combate, na mesma hora ele concordou, saiu de casa e foi lutar. Rickson e Hugo lutaram e, em pouco tempo Rickson dominou as ações e Hugo pediu para parar, aceitando a derrota.

Contra Rei Zulu também ocorreu uma segunda luta de Rickson, quatro anos depois e dessa vez a luta foi acertada no Maracanãzinho, que ficou completamente lotado com cerca de 40.000 pessoas. A batalha foi uma tremenda guerra e novamente Rickson foi vitorioso por estrangulamento.

Assim, nos anos 80, Rickson travou cerca de 230 combates e afirma ter se sagrado vencedor em todos por finalização.

Em 1994 Rickson foi convidado para competir no Japão, o torneio com 8 atletas foi chamado de “Vale Tudo Japan 1994” e Rickson Gracie foi um sucesso, finalizando todos os seus oponentes. Rickson continuou fazendo sua carreira no Japão, ganhando várias outras lutas (todas por finalização) e mantendo sua marca registrada.

 

O alto poder de fogo de Rickson fez com que os lutadores japoneses sentirem se que seu país e tradição de artes marciais estavam sendo desonrados, pois ninguém era pário para o Gracie.

 O lutador japonês Yoji Anjo decidiu viajar para a Califórnia (onde Rickson residia) buscando uma vitória contra o Gracie como forma de dar orgulho ao seu povo de volta, para isso chamou muitos meios de comunicação com. O japonês bateu na porta da academia de Rickson que aceitou o desafio. Contudo a intenção do Japonês era atrair Rickson para lutar em uma promoção japonesa, o Gracie recusou e disse que a luta seria feita dentro da academia, de portas fechadas e sem mídia. O japonês aceitou  e Rickson  deixou como recado antes do embate:

“Se nós lutarmos por dinheiro, eu pararei de bater em você quando você me pedir. Se lutarmos por honra, vou parar de te bater quando tiver vontade.”

 A luta foi uma verdadeira surra e, embora Rickson tivesse a chance de finalizar rápido, ele optou por castigar o desafiante, dando-lhe uma coça severa. As imagens da luta foram mantidas pela família Gracie e nunca foram tornadas públicas.

Rickson era temido por todos de sua geração e, mesmo no fim de sua carreira era difícil encontrar adversários que quisessem duelar contra o Gracie.

Após quatro décadas como professor de Jiu-Jitsu e uma vida inteira dedicada às artes marciais, em 6 de Julho de 2017, o Gracie recebeu a honraria máxima no nosso esporte, a faixa vermelha, e o titulo de Grande Mestre.

Sua grande habilidade e poder de finalização o fez o maior de sua época. Dificilmente alguém queria lutar contra Rickson, seu alto poder de finalização acompanhou sua trajetória e o fez ser reconhecido como um homem que não foi batido.

O conhecimento dos Gracie foi disseminado e aprimorado, hoje em dia o Jiu Jitsu é uma Legião Mundial!  Nosso site conta com os melhores guerreiros dessa legião! Disponibilizando o mais exclusivo e completo conteúdo com os estes caras, atletas como  Leonardo SaggioroCláudio CalasansEduardo TellesRobson Mau Maudentre outros, nos mostram seus segredos e ajustes de suas posições favoritas! 

Não deixe de aproveitar essa oportunidade de aprender com os melhores do Jiu Jitsu Mundial!

 

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

    

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

 

Marcadores