A Importância Dos Rolamentos No Jiu Jitsu

A Importância Dos Rolamentos No Jiu Jitsu

Dentro do Jiu Jitsu, existem movimentos básicos que são de total importância tanto para o aprendizado lúdico de crianças quanto para o treinamento adulto. Os rolamentos para frente, rolamentos para trás, rolamentos laterais, saídas de quadril, deslocamentos de pé e os desequilíbrios são os gestos básicos a serem ensinados á todos os praticantes.

Uma das primeiras coisas que aprendemos logo quando iniciamos no Jiu Jitsu, é a série de rolamentos (Ukemis). Variando pouca coisa de academia para academia, os rolamentos são peças importantíssimas para que nosso Jiu Jitsu evolua.

Esses rolamentos são movimentos de extrema importância, ao se fazer os rolamentos corretamente, você irá conseguir amortecer uma queda sem se lesionar e terá maior mobilidade na hora que um oponente emborcá-lo, além de conseguir fugir de outras posições mais complicadas. Se você teme cair de mal jeito ou se machucar em uma queda é porque não tem esses fundamentos automáticos em sua mente e por isso deve praticá-los.

Veja nessas imagens os principais rolamentos, e veja também se você está os praticando corretamente:

Os rolamentos são basicamente técnicas de queda que tem como principal função proteger as partes do seu corpo em diversas situações de queda, amenizando o impacto com o solo. Por conta disso, aprender a fazer esses exercícios com perfeição é um atributo fundamental para a sua jornada dentro do Jiu Jitsu.

Quando aprendemos a cair corretamente, abrimos portas para espantar o medo de nos machucarmos em uma queda, adquirindo confiança para que possamos começar a aprender movimentos mais complexos dentro da arte suave.

Assim como no Judô, uma luta de Jiu Jitsu se inicia de pé, por conta disso é inevitável que saibamos cair sem nos machucarmos. Diferentemente do Judô, no BJJ uma luta se desenvolve no solo, mas antes disso inevitavelmente você poderá ser derrubado.

“Claudio Calasans, além de faixa preta e multi campeão de Jiu Jitsu também é um faixa preta de Judô, esporte que começou a praticar quando ainda era uma criança.” 

Leia mais sobre Calasans...

Quando tomamos uma queda, as piores coisas que podemos faze é tentar apoiarmos todo o nosso peso em cima de nosso braço, ou então não esquecer de proteger nossas cabeças, isso pode causar lesões irreversíveis.

Dentro do tatame vemos pessoas graduadas, que aprenderam a fazer os rolamentos corretamente, porém vivem caindo de mal jeito durante uma luta. Assim como tudo no Jiu Jitsu, não basta você ter o conhecimento se não souber aplicá-lo, por isso quando estiver tomando uma queda e ver que não tem como defende-la, a única coisa a se fazer é nos proteger para que além dos 2 pontos que iremos tomar, não sairmos com um braço fraturado, por exemplo...

Aprenda os rolamentos básicos da sua academia e pratique sempre, para não esquecer, e se proteger da melhor maneira possível quando tomar uma queda.

Como dissemos anteriormente, os rolamentos compõe uma parte do conhecimento no Jiu Jitsu,  contudo o nosso esporte engloba um universo infinito de técnicas. Além dos rolamentos um praticante de Jiu Jitsu deve ter o conhecimento técnico suficiente para poder se desenvolver na arte suave!

O BJJ FANATICS possui o maior acervo de cursos online com os melhores lutadores da atualidade, onde eles nos mostram todos os seus ajustes e técnicas que os fazem ser lutadores tão respeitados dentro da arte suave!

Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com atletas como Leonardo SaggioroCláudio CalasansMarco Barbosadentre outros. Não deixe de conferir nosso conteúdo!

 

 RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores