Saiba A Importância Das Quedas Para Sua Evolução No Jiu Jitsu

Saiba A Importância Das Quedas Para Sua Evolução No Jiu Jitsu

A nova geração do Jiu Jitsu é composta por grandes guardeiros como Paulo e João Miyao e também por passadores brutais como Rodolfo Vieira e Bernardo Faria,mas não podemos nos esquecer dos mestres da meia guarda Leonardo Saggioro e Jake Mackenzie

Muitas vezes nos preocupamos em melhorar nossas guardas e passagens e nos esquecemos de dar atenção as quedas. Apesar dos atletas terem a oportunidade de puxar rapidamente para a guarda é importante ter no arsenal de técnicas algumas variações de quedas.

Não estamos falando que você precisa ser um expert em judô. Mas você precisa estar afiado em pelo menos algumas quedas básicas do Jiu Jitsu como por exemplo, a baiana, o single leg e o kataguruma.

Agora caso queria e tenha a possibilidade é muito interessante aliar o treino de Jiu Jitsu com alguns treinos de judô. Pois lá aprenderá mais especificamente sobre quedas e o deixará afiado na parte em pé.

Dentro do Jiu Jitsu temos muitos golpes que vieram do judô. Mas as regras e os objetivo das duas artes marciais são totalmente opostos.O judô que foi uma arte marcial japonesa criada por Jigoro Kano. O grande objetivo dos praticantes desta arte é basicamente conseguir o golpe perfeito denominado por eles como "ippon". Esta arte japonesa baseia-se principalmente em quedas, por isso os judocas quando vem para o BJJ dão muito trabalho, pois além de quedarem com facilidade eles tem uma base muito forte que dificulta para conseguir quedá-los além de ser um tormento raspá-los, sem falar das pegadas que são muito fortes e difíceis de estourar.

Cláudio Calasans  é um atleta de renome dentro do Jiu Jitsu que antes de iniciar sua vida na Arte Suave foi um praticante de Judô e incentivado por seu pai se firmou também na arte de Hélio Gracie e conquistou seu espaço no BJJ.

Leia mais sobre Calasans...

Já estamos cansados de falar de como ser um atleta completo que consegue trabalhar e domina várias posições o deixa um passo a frente dos demais. É uma triste realidade, mas a maioria dos atletas de Jiu Jitsu não tem muito domínio sobre as quedas.

A parte em pé é complicada mesmo, o fator que mais atrapalha no desenvolvimento desta área é o medo. O medo de chegar perto do companheiro, o medo de levar um contra golpe e até mesmo o medo de machucar.

Mas o melhor jeito de perder esse medo é fazendo repetições e aprendendo mais sobre o universo das quedas. Em algumas academias ainda há aquela cultura de começar os treinos de joelho, acontece isso com o objetivo de otimizar o espaço, além de garantir a integridade físicas dos atletas, já que as quedas são mais propensas a acarretar algumas lesões.

A prática de começar de joelhos apesar das boas intenções acaba por atrapalhar muito o atleta na hora das competições, por mais que se faça inúmeras repetições de quedas, durante o embate real é totalmente diferente, deixando o atletas com uma certa deficiência nessa área que é muito importante e deve ser explorada por todos os praticantes de Jiu Jitsu no geral.

Por mais que talvez o Judô esteja um pouco distante de você é bem provável que você já tenha visto e admirado muitas quedas maravilhosas que são aplicadas nos campeonatos. Para chegar nesse patamar são necessários muitos anos de treinos e muitas repetições.

A queda não se resume apenas em quedar, há muito mais por trás disso. Para projetar alguém ao solo você tem que realizar os movimentos corretos, as pegadas corretas e o mais importante preocupar-se com o desequilíbrio do adversário.

Outro grande nome do BJJ que teve origem no Judô foi o Mestre Marco Babosa, dono de um grande prestígio no meio das lutas e com uma maneira única de ensinar ele transformou seu alunos em grandes lutadores e grande campeões unindo seus conhecimentos do Jiu Jitsu e do Judô.

Leia Mais Sobre Barbosa...

Saber quedar pode lhe garantir uma boa vantagem durante as lutas pois logo de cara você inicia com dois pontos na frente do seu oponente , além de deixá-lo afoito pois ele está no prejuízo e precisa correr atrás.

Ser um lutador completo te coloca um patamar acima e torna mais difícil que alguém consiga o colocar em uma situação ruim. Treine passagens, guardas, finalizações mas não deixe de dar atenção as quedas , pois elas podem ser mais úteis do que você imagina!!!

Quer aprender mais sobre Jiu Jitsu?

O site do BJJFANATICS conta com o maior acervo de posições do mundo do Jiu Jitsu nomes como Claudio Calasans o matador de gigantes, Rodolfo Viera e Marco Barbosa com suas passagens monstruosas, fazem parte do nosso time e vão ensinar tudo a você nos mínimos detalhes para que você assim como eles se torne um grande campeão!!

Não perca tempo e venha logo adquirir o seu!!!!

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores