X Close
Your Cart
Keep Shopping
UFC Completa 25 Anos, Relembre A Primeira Edição Do Maior Evento De MMA Do Planeta

UFC Completa 25 Anos, Relembre A Primeira Edição Do Maior Evento De MMA Do Planeta

Em 12 de novembro de 2018, o Ultimate Fighter Championship (UFC) completou 25 anos de existência. Há 25 anos, em 1993, o maior evento de MMA do mundo abriu suas portas para os maiores guerreiros do planeta, e hoje o BJJ Fanátics te relembra como foi a primeira edição daquele que se tornou o maior evento de MMA de todos os tempos.

Há um quarto de século, na McNichols Sports Arena na cidade de Denver, Estados Unidos, Rorion Gracie e Art Davie organizaram o uma disputa inédita entre praticantes de diversas artes marciais que revolucionaria o mundo das lutas.

A ideia do evento veio através de Rorion que uniu dedicação, criatividade e bons contatos para materializar uma disputa televisionada entre artes marciais e consagrar mundialmente o Jiu Jitsu como uma das mais eficientes artes marciais do mundo.

Contudo, para que fosse realizado esse primeiro evento, os organizadores aproveitaram de uma “brecha na lei”, pois os eventos esportivos nos EUA são regidos quase que em sua totalidade por órgãos e entidades locais de cada estado que, dependendo da modalidade praticada, podem ter regras unificadas. No entanto, no dia 12 de novembro de 1993, uma brecha jurídica saltou aos olhos de Rorion permitindo que o Gracie organizasse o primeiro show do UFC.

Para isso, foi preciso que a cidade de Denver, no Colorado, recebesse em um inédito torneio eliminatório entre oito homens praticantes de diferentes artes marciais, dispostos a medirem força em duelos sem limites de tempo, regras ou categorias de peso. Isso porque, naquela época não existia nenhuma regulamentação que proibisse a prática de um torneio nestes moldes no estado.

Mas para que o campeonato entre oito atletas fosse realizado, era preciso encontrar representantes de diferentes modalidades dispostos a duelarem em condições inéditas, sem limite de tempo ou categorias de peso.

"Eu convidava e a maioria ficava desconfiada: 'Mas vale tudo?'. 'Sim, vale' . Então a gente ia do início do ranking de cada modalidade e descia até achar alguém que aceitasse. Botamos anúncios em revistas. 'Se você é bom lutador, venha ganhar dinheiro. 50 mil dólares para o primeiro lugar'. Procurei os mais pesados, fortes e qualificados e coloquei na arena para brigar cita Rorion.

Nesta noite, seu irmão Royce finalizou três adversários para se sagrar campeão do torneio e dar início à consagração do Jiu Jitsu além de uma verdadeira revolução nas artes marciais. Royce precisou exatamente de 4min59s para se consagrar como o primeiro campeão do UFC e finalizar os seus seus três oponentes.

O boxeador Art Jimmerson, foi a primeira vítima e tornou-se um clássico exemplo do que a falta de conhecimento sobre a arte suave pode acarretar dentro de um octógono. Com uma luva de boxe em apenas uma das mãos, o atleta rapidamente foi  derrubado e logo desistiu, ao ver que o brasileiro se preparava para atacá-lo da montada. Seu desespero foi tão grande que até o próprio Royce demorou para entender que o rival desistiu antes mesmo de sofrer algum golpe traumático.

 

Na sequência, enfrentou o americano Ken Shamrock, mais forte e pesado, ele carregava a experiência de combates em que as lutas transcorressem tanto em pé quanto no chão, e em tese seria o maior desafio de Royce.

"O Ken talvez fosse o mais preparado porque fazia o Pancrase, fazia parte em pé e no chão. Mas todos tinham um estilo e acreditavam nele", minimizou, antes de relatar a tentativa do rival de retornar ao combate, que acabou com menos de um minuto de duração após um estrangulamento. "Quando finalizei o Ken, quando ele bateu, eu larguei e ele quis continuar. Aí eu agarrei ele e falei que ele tinha batido. 'Se quiser, a gente continua. Deixa!', falei para o juiz e mandei continuar. A mão já estava pronta para ir no pescoço e eu ia fazer ele dormir. Aí ele reconheceu e pediu para parar ", cita Royce.

Na grande final, o Gracie finalizou Gerard Gordeau com um mata-leão, na disputa que, deu a Royce o cheque de 50 mil dólares e foi a luta mais emblemática da noite, segundo Art Davie.

"Essa noite foi um choque. O maior lutador foi batido em 26 segundos, o boxe se mostrou ineficaz e o menor cara bateu em todo mundo. Foi um choque para lutadores, fãs e audiência. E para quem estava em casa. Ninguém esperava por isso. Foi fantástico", cita Davie.

Desde então, o UFC cresceu, evoluiu, se modificou e se profissionalizou.  Para Art Davie, o sucesso da primeira noite construiu sólidas bases para as edições seguintes. A partir de então, o UFC se tornou uma realidade e, mesmo diante de mudanças ao longo dos anos, manteve a marca que de tão famosa se confunde com o nome do esporte.

O BJJ Fanatics acompanha diariamente tudo que acontece no universo do MMA e Jiu Jitsu trazendo pra você através de nosso Blog as todas as novidades! Continue acompanhando nossas postagens! Além disso, nosso site disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!

Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com atletas como  Eduardo TellesRobson Mau MauMarco BarbosaIrmãos Miyaodentre outros. Não deixe de conferir nosso conteúdo! 

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

Marcadores