Um Praticante de Jiu Jitsu, Deve Ter Uma Alimentação Saudável!

Um Praticante de Jiu Jitsu, Deve Ter Uma Alimentação Saudável!

Desde o inicio do desenvolvimento do Jiu Jitsu Gracie um dos principais pilares da nossa arte marcial esteve fundado nesse alicerce, a alimentação!

Um praticante de Jiu Jitsu deve estar atendo em suas refeições, pois elas são o combustível do seu corpo e por isso, você deve estar ciente que está ingerindo sempre o melhor combustível!

A alimentação de todo atleta é parte essencial das estratégias para se maximizar resultados, variando de acordo com a intensidade dos treinos, os horários e a aproximação das datas das competições.

O Jiu Jitsu é um esporte que exige tanto força quanto explosão, a prática de nossa luta exige uma variedade do esforço físico e o fortalecimento muscular, por isso exige um cardápio com  boas quantidades de todos os nutrientes, além de proteínas e carboidratos para favorecer a recuperação e aumento da massa muscular.

A nutricionista funcional Flávia Sgavioli, de São Paulo, selecionou os cinco alimentos que não podem faltar na alimentação de um atleta.

  •  Acerola

    A fruta, fonte de vitamina C, é um antioxidante importante. Ela tem a função de reduzir o dano muscular durante o exercício intenso, deixa o sistema imunológico mais forte, facilita o aumento de massa muscular e é essencial para a produção de colágeno.

    • Aveia

      Ela ajuda na formação de novos tecidos (músculos), oferecem uma sensação maior de saciedade e, quando consumidas no pré-treino, auxiliam na manutenção da glicemia durante o exercício. A aveia também atua na regulação do sono e sensação de fadiga.

      • Arroz integral

        A função do carboidrato é aumentar o fornecimento de energia durante o treino. O arroz integral possui fibras e vitaminas do complexo B que são essenciais para produção de energia, assim como contração e relaxamento de músculos.

        • Batata-doce

          De baixo índice glicêmico, o tubérculo libera energia de forma lenta e gradual durante o exercício físico. Uma quantidade adequada desse carboidrato impede que as proteínas sejam usadas para a produção de energia, preservando-a assim para a construção de músculos. Isso pode aumentar a capacidade do seu treino e, consequentemente, melhorar o desempenho.

          • Sardinha

            O peixe, assim como a carne bovina e aves, oferece quantidades significativas de coenzima Q10, o que melhora a disposição durante o exercício. A sardinha também está recheada de proteína, de ômega-3, que protege a memória e favorece as articulações.

            Hidratação

            Além de uma boa alimentação, um Jiu jiteiro deve hidratar-se durante os treinos. A quantidade de água que se deve tomar é feita com base no cálculo de 55 ml de líquidos para cada quilo de peso do atleta. Em geral, recomenda-se um consumo de cerca de 500 ml antes do treino e de 500 ml a 1 litro de água para cada hora de treino.

            Uma baixa hidratação pode levar a problemas como redução da concentração, tontura, dor de cabeça e câimbras musculares, que acabam reduzindo o rendimento dos treinos.

            Conheça seu organismo

            Sinta seu organismo. Se você se sente com mais energia hoje, o que você comeu, quando dormiu, que horas malhou? Identifique para repetir a combinação. Se alguma coisa caiu mal, anote mentalmente para não cometer o mesmo erro!

            Não pule refeições, nem se esqueça de comer por culpa de outras atribulações. A hora de se alimentar é sagrada para os sábios mestres de Jiu-Jitsu. Carlos Gracie estudou os alimentos desenvolveu uma dieta muito peculiar e a partir do pH dos alimentos, a dieta Gracie! Mas isso é assunto para as próximas postagens...

            Continue acompanhando nossas postagens em nosso Blog! Além disso, nosso site disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!

            Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com atletas como Rodolfo Vieira, Leonardo Saggioro, Bernardo FariaLeandro Lo dentre outros. Não deixe de conferir nosso conteúdo!

            Não deixe de conferir em nosso conteúdo, e aumente ainda mais seu arsenal de ataques e conhecimentos dentro da arte suave!

             

            O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

            COMPRE AQUI

              

            RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

            COMPRE AQUI

              

            OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

            COMPRE AQUI

             

            A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

            COMPRE AQUI

             

            A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

            COMPRE AQUI

             

             

            Marcadores