Você Já Se Imaginou Lutando Jiu Jitsu Contra Você Mesmo?

Você Já Se Imaginou Lutando Jiu Jitsu Contra Você Mesmo?

Pode parecer uma ideia bizarra e até mesmo louca, mas você já imaginou se fosse possível “clonar-se” e lutar com a única pessoa no mundo que tem o jogo perfeitamente igual ao seu, ou seja, você mesmo?

Muitas vezes já falamos aqui em outros posts, que um dos maiores desafios de um praticante da arte suave é vencer a si mesmo, superando os desafios e fazendo com que o dia de hoje seja melhor do que ontem, buscando sempre a evolução. Sim, a nossa superação e evolução diária é muito importante para nós, essa busca interna deve nos guiar dentro do esporte, contudo o objetivo desse post não é falar disso, mas sim de uma ideia um pouco maluca que quando pensada também te ajudará a evoluir no esporte!

Se fosse possível te clonar e realizar uma luta contra você mesmo, como seria esse combate?

No inicio dessa luta aquele velho roteiro se seguiria, alguma das suas versões iria tentar derrubar ou então puxar para a guarda... É aí que começa a primeira dúvida, alguma das versões iria aceitar cair no jogo da outra?

Por exemplo, se você é guardeiro, iria querer chamar logo para a guarda, provavelmente o seu clone iria aceitar subir para tentar passar, ou vocês iriam ficar  “pregados com o traseiro no chão” até tomarem a 4 punição e ambos serem desclassificado?

Supondo que uma das suas versões aceitou entrar no jogo da outra e agora, como seria o desenvolvimento do embate?

Quando iniciamos no BJJ aprendemos que o Jiu Jitsu clássico é basicamente dividido entre guardeiros e passadores. Com certeza você deve ter uma preferência entre jogar passando ou fazendo guarda, e a sua versão que estivesse dentro da zona de conforto tenderia a ter maior domínio do duelo. 

Contudo, a sua versão que estivesse na situação adversa, simplesmente pelo fato de conhecer todas as suas características próprias, deveria ter em seu repertório sempre um antidoto para cada ataque. Fazendo deste duelo um verdadeiro jogo de xadrez em que cada movimento fosse bem calculado antes de executado.

Caso esse combate se defina rápido com um dos dois finalizando nos primeiros instantes ou dominando facilmente, você pode concluir que alguma coisa está errada... Porque? Cara... ninguém conhece melhor seus ataques do que você mesmo, então ninguém deve conhecer as melhores defesas destes ataques do que você mesmo!

Por exemplo, se você gosta fazer de meia guarda e raspa todo mundo nessa posição, espera-se que quando caia nessa situação por cima o mínimo que você faça é saber pesar e neutralizar as possíveis raspagens de seu adversário, já que você conhece todas as brechas necessárias para raspar o adversário por isso deve saber pesar para que não caia nessas raspagens.

No Jiu Jitsu não adianta você apenas dominar uma técnica de forma ofensiva. Não basta você saber dar armlocks mas também é preciso saber defender armlocks. Um lutador deve adequar seu jogo a saber atacar e defender, desenvolvendo defesas principalmente de suas posições mais fortes.

Quem é guardeiro deve identificar nos passadores as melhores pegadas e ajustes para se realizar uma passagem de guarda, afinal todos os dias estão diante dessa situação e através desse conhecimento devem se arriscar e tentar fazer o mesmo jogando por cima.

O mesmo acontece com os passadores, quando veem aquela guarda de lapela intransponível, ou então aquela meia guarda que raspa todo mundo, devem estudá-las e tentar replica-las nos treinos...

Logo após iniciarmos no Jiu Jitsu, começamos a definir nosso estilo de luta, conhecemos muitas coisas e desenvolvemos determinado “jogo”, mas não devemos limitar nosso conhecimento técnico somente a este, mas sim adequá-lo diariamente e incrementa-lo, além de buscar conhecer outros estilos, pode ser que hoje você seja guardeiro hoje e amanhã se torne campeão mundial como passador!

"Se fosse possível fazer esse tipo de luta, um dos combates mais esperado seria de Leandro Lo x Leandro Lo. Leandro é verdadeiramente um lutador completo que aceita jogar em qualquer situação sempre dando show em seus combates!"

Leia Mais Sobre Leandro...

Aprenda conosco!

Não deixe que o conhecimento passe por você  sem ser absorvido! Se você é guardeiro, não slimite a aprender somente posições por baixo, do mesmo modo, s evocê é passador não limite seu jogo a somente jogar por cima. Amplie seus conhecimentos e seja um lutador completo!

BJJ Fanatics disponibiliza verdadeiras enciclopédias com os melhores e mais conceituados lutadores da atualidade, atletas como Rodolfo Vieira, Leonardo SaggioroBernardo FariaEduardo Telles, dentre outros... nos mostram seus segredos e ajustes das sua posições mais fortes! 

Não deixe de conhecer nosso cursos e se tornar um lutador ainda mais completo, nestes cursos você irá aprender o melhor do Jiu Jitsu  e com a maior riqueza de detalhes possível, não deixe de aprender conosco!

 O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores