O Que Acontece Com As Orelhas De Um Praticante De Jiu Jitsu?

O Que Acontece Com As Orelhas De Um Praticante De Jiu Jitsu?

O Jiu Jitsu é um esporte em que o contato físico é intenso, quedas, raspagens, passagens de guarda, e grande parte dos movimentos necessitam de um atrito excessivo, fazendo assim que uma das partes mais danificadas sejam as nossas orelhas!

Inevitavelmente, dentro do tatame a sua orelha receberá traumas constantes, acarretando  microlesões contínuas e prolongadas causadas pelo atrito e esmagamento sofrido de maneira contínua durante as lutas e treinos seja contra o tatame,  com os kimonos, ou até mesmo, o corpo do oponente. Esses traumas criam hematomas entre a cartilagem, que é o principal componente da orelha e capa de pele que a protege, o pericôndrio, separando uma da outra e resultando em sua desfiguração.

Com o passar do tempo, esses impactos constantes formam outras reações e mais deformações na região, deixando o jiu jiteiro  com a famosa a orelha de “couve-flor, orelha de repolho, ou orelha estourada”.

Logo quando as orelhas começam a serem danificadas, deve-se drenar o sangue para que se reduza tal deformação, caso contrário, o sangue interno de sua orelha, irá coagular, solidificar e enrugar a região, causando o esse aspecto.

Isso já se tornou marca registrada de um praticante da arte suave, apesar de ser feio para muitas pessoas, exista quem gosta e até mesmo tentam acelerar o processo, causando lesões propositais.

Não são todas as orelhas de atletas de Jiu Jitsu que irão estourar, tudo depende de uma série de fatores... Existem faixas pretas com mais de 30 anos de Jiu Jitsu que tem orelhas perfeitas!

Listamos os principais fatores

  • Genética:  Cada pessoa tem um tipo orelha, de pele, de coagulação, etc... Não existe nenhum estudo que comprove qual tipo está mais susceptível a ficar deformada, contudo vemos nas academias que as orelhas mais “moles” tendem a não estourar, enquanto que as mais “duras” tem maior facilidade de se “quebrar” gerando as lesões. 
  • Estilo de Lutar : Seu jogo também pode influenciar, normalmente quem tem um jogo de pressão utiliza mais sua cabeça e expõe suas orelhas. Enquanto quem gosta de fazer fifty, joga com a cabeça mais afastada e por isso não tem esse atrito. Alguns golpes podem expor suas orelhas, como o triângulo, a guilhotina, entrada de quedas, passagem de guarda mais justa, dentre outros.

Bernardo Faria, costuma utilizar passagens de pressão, onde utiliza o peso de sua cabeça e tronco de maneira geral sob o quadril de seus adversário, sua principal passagem é uma das posições que mais colaboram com esse atrito mencionado.

Leia mais sobre Bernardo...

 

  •  Cuidado ao ser observada a microlesão: Ao observar que sua orelha está estourando a primeira coisa a se fazer é colocar uma bolsa de gelo no local e permanecer em repouso. Caso suas orelhas piorem, será necessário drená-las e manter o repouso até que esta se cicatrize perfeitamente. Caso o repouso não seja realizado durante o tempo adequado, e treinar antes da recuperação, certamente  a lesão pode até piorar.

Mas existe alguma prevenção?

Como não é possível dentro do Jiu Jitsu evitar o atrito diário das orelhas, existem equipamentos específicos que as isolam, são os protetores de orelha. Os protetores geralmente são acolchoados e envolvem completamente as orelhas.

Sem dúvidas, a melhor maneira de se prevenir é utilizando os protetores, mas apesar de proteger efetivamente sua cartilagem, segundo os praticantes, não é muito confortável a sua utilização, atrapalhando em algumas posições do treino e do rola.

Uma orelha estourada dificilmente voltará ao normal. Quando observado o hematoma, por menor que seja, o ideal é o tratamento e o repouso. Depois que o hematoma já se formou e cicatrizou daquela forma, somente uma cirurgia plástica te devolverá o aspecto natural de sua orelha.

A maioria dos praticantes de Jiu Jitsu não se importa com a aparência de suas orelhas, e por mais estranho que pareça ainda existem malucos que se mutilam utilizando alicate, ou chave-inglesa para deformá-las e “pagar de casca grossa”.

Essa cultura de que orelha estourada te faz mais casca grossa é uma tremenda mentira, um verdadeiro praticante de Jiu Jitsu tem muitas outras mais importantes para se preocupar do que ficar “pagando” de marrento.

Uma orelha estourada ou normal não te ensinará Jiu Jitsu! Uma orelha feia não irá te definir como atleta! Devemos buscar a evolução diária, aprendendo Jiu Jitsu caso queremos realmente ser casca grossas!

O BJJ Fanatics pode contribuir com a sua verdadeira evolução no esporte! Nosso site disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!

Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com atletas como Rodolfo Vieira, Leonardo Saggioro, Bernardo FariaCláudio CalasansLeandro Lo e Robson Mau Mau. Não deixe de conferir nosso conteúdo!

 O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores