Como Me Preparar Mentalmente Para Minha Competição No Jiu Jitsu?

Como Me Preparar Mentalmente Para Minha Competição No Jiu Jitsu?

O clima das competições é algo completamente diferente de tudo!  A pressão, o nervosismo, o stress e adrenalina são fatores que podem prejudicar a sua performance. Saber controlar essas reações é algo fundamental para o desempenho de atletas, isso vai além do treinamento técnico e físico, passando por um treinamento mental.

O atleta treina, faz dieta, viaja, gasta tempo, energia, dinheiro e mesmo antes de lutar já está vencido, pois seu pico de adrenalina ocorreu antes da luta e com isso o mesmo já entra derrotado mesmo antes de ter lutado, porque a adrenalina já consumiu toda sua energia e seu desempenho foi completamente prejudicado.

Mas, o que irá te acalmar antes de lutar?

Cada pessoa tem a sua forma de se acalmar, uns ouvem música, outros jogam um jogo, outros conversam com os colegas, etc... Tudo isso, são técnicas que equilibram o nível de agitação e calmaria, necessários para atingir seu maior desempenho na competição.

Estar agitado ou relaxado demais ou pode atrapalhar o rendimento do atleta e o desafio está em equilibrar o nervosismo e calmaria! Uma vez que o atleta sabe o seu nível de agitação ideal, ele precisa saber controlar sua ansiedade para atingir este ponto de equilíbrio nos momentos das competições.

Diminuindo a Agitação 

Existem diversas técnicas para diminuir sua ansiedade, ou seja, técnicas de relaxamento que incluem exercícios de respiração, relaxamento progressivo entre outros. Exercícios de respiração ajudam o atleta a respirar de forma pausada e ritmada, isso faz com que sua frequência cardíaca se estabilize e ele relaxe.

Técnicas de respiração ajudam a limpar os canais de energia bloqueados no corpo, que por sua vez acalmam a mente e aumentam a concentração. É de extrema importância a concentração do atleta em sua luta e no que há de ser feito, procurando não deixar a mente se distrair com pensamentos, sentimentos ou questões externas. 

Com a mente relaxada e focada não somente a capacidade de concentração é elevada, bem como o corpo e mente se unem direcionando toda a energia para o maior desempenho na competição. 

Elevando  a Agitação

Estas técnicas são menos utilizadas por atletas, porém existem  alguns atletas que estão muito relaxados e precisam se “empolgar” para competir. Neste caso, o atleta deve agitar-se, movimentar-se e ativar seu corpo de modo a entrar ligado na luta!

Muitas vezes, isso ocorre devido a falta de auto-confiança, com isso o atleta já chega no campeonato derrotado e apático.

Usar mentalização para se imaginar numa luta, conversar consigo mesmo, saber que fez todo o trabalho técnico e físico, podem colaborar para que a autoconfiança se eleve e o atleta se agite o necessário para fazer um excelente campeonato.

Simulação competitiva

A melhor maneira de aprender a lidar com a pressão de uma da competição, é a prática diária de desafiar a ti mesmo. Se estiveres acostumado a desafiar a ti mesmo, ficará treinado e sua mente responderá melhor no dia da competição. Os atletas treinam em um estado mental diferente do que existe em competição, no dia-a-dia, estão relaxados e não estão pressionados durante o treino, mas no dia marcado para o evento apresenta um estado mental e emocional completamente diferente.

É muito importante o atleta colocar-se à prova  diariamente, simulando situações de luta, contabilizando os pontos em sua mente, mantendo uma boa alimentação de forma a estar sempre no peso (ou pelo menos perto dele) e imaginando que cada treino é parte do campeonato.

Alimente-se e durma bem, é essencial que você descanse, e durma nas horas certas para manter o corpo e a mente descansados.

Treine muito e refine sua técnica pois, nada pode ser melhor do que treinar bastante pra chegar confiante no campeonato, se você estiver bem treinado tecnicamente, fisicamente e mentalmente o campeonato certamente será apenas o local de se consagrar todo o seu esforço diário.

O BJJ Fanatics irá te ajudar melhorar sua técnica...

Em nosso site, você pode aprender todos os segredos das técnicas utilizadas pelos principais campeões!

Sim! Nosso site possui cursos com atletas como Rodolfo Vieira, Bernardo Faria, Cláudio Calasans e Leandro Lo, todos inteiramente em PORTUGUÊS!

Não deixe de conferir em nosso conteúdo com os principais ajustes, detalhes e pegadas que levaram essa turma a se tornar exímios competidores do Jiu Jitsu!

 

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

 MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores