X Close
Your Cart
Keep Shopping
Como Ter Uma Guarda Fechada Poderosa

Como Ter Uma Guarda Fechada Poderosa

Um dos primeiros ensinamentos que aprendemos ao entrar no Jiu Jitsu é a Guarda Fechada.

A partir dessa posição são feitas inúmeras raspagens e infinitos ataques. É uma das guardas que traz mais confiança para aqueles que a aplicam, uma vez que ela limita e muito os movimentos que o oponente possa vir a fazer.

Por que investir na Guarda Fechada?

Golpes básicos do Jiu Jitsu o acompanharão por toda sua vida no Jiu Jitsu, até mesmo quando atingir a faixa preta.

Esse tipo guarda consiste em segurar o adversário envolvendo as duas pernas na cintura dele e fechando um cadeado com os pés.

Existem golpes fatais que são realizados a partir dali sem que para isso o praticante tenha que se expor a riscos. Arm lock, kimura, estrangulamentos, raspagens são alguns que podem ser realizados de dentro da guarda fechada.

Ela traz uma sensação de segurança para quem a domina, pois para que o oponente passe essa guarda ele tem que abri-la primeiro, e quando tentam abrir a guarda é feito com o atleta um pouco mais experiente não é tão fácil, exige técnica e pressão, mas mesmo assim existem pessoas que ficam confortáveis com isso e conseguem ter mais tranquilidade trabalhando por baixo.

Dicas para ter uma Guarda Fechada ofensiva

Saia na frente 

Se você sente confiança na sua guarda fechada não espere seu oponente colocar no jogo dele, sempre esteja um passo na frente, você deve comandar o jogo, faças suas pegadas e coloque em uma posição forte que você confia primeira. Os primeiro minutos são cruciais para definir como será o andamento da luta. Brigue até colocar na sua, não deixe seu adversário gostar do jogo.

Pegadas Firmes

Uma guarda bem feita depende das pegadas firmes e certas, com elas você tem um domínio maior na luta, e ainda controla os movimentos do seu adversário. Com elas pode comandar a distância que seu oponente estará e ainda poderá fintar as finalizações. 

Fortaleça seu quadril

Um bom guardeiro que se preze deve ter um quadril solto e forte, principalmente na guarda fechada onde ele será muito utilizado O quadril é uma das partes do corpo mais importantes no Jiu Jitsu. Na guarda ele vai sustentar o peso do oponente, além de ser o pivô das suas movimentações. Um quadril. Guarde um tempo para os exercícios da academia, e se mantenha sempre alongado. Não fuja do aquecimento!! As saídas quadril, são essenciais para ajudar nas movimentações e execuções de posições que partem desta guarda este fundamento vai lhe auxiliar muito na hora dos rolas!

Quebre a postura

Enquanto o oponente estiver posturado, ele dificultará suas investidas e ataques de finalizações, usar pegadas de lapela na gola é uma boa pedida para afastá-lo, a chave e você ter o controle sobre ele, quebrando a postura dele abrirá a você um leque de possibilidade de ataques além de atrapalhá-lo evitando que venha abrir sua guarda. 

Domínio de Gola e Manga

Mantendo uma pegada na gola como já mencionado, é possível evitar a postura do adversário e quando você acrescenta a pegada de manga, com essas pegadas, você pode fazer vários ataques como chaves de braço, omoplata e triângulo. É uma pegada simples e básica, mas muito eficiente para manter o controle e progredir para atacar. 

Ataque para se defender

Se você se mantiver passivo numa luta apenas procurando se defender, pode te cansar e dar confiança ao seu adversário, trazendo a impressão que ele está dominando a luta. Então coloque em sua cabeça a melhor DEFESA é o ATAQUE. Enquanto você tenta atacar o tempo todo seu adversário ficará desnorteado, preocupando em se proteger ao invés de atacar. Isso o minará induzindo-o a erros onde você poderá aproveitar a chances para sobressair com raspagens ou finalizações.

Mantenha se ativo

Uma guarda não pode ser estática, sua guarda não pode ser passiva, você é quem tem que buscar as melhores posições, as melhores pegadas, esperar que o adversário se movimente para que então se ajeite não é a melhor maneira de conquistar uma boa guarda fechada. Imprima o seu jogo e dite o ritmo da luta a todo momento.

Treine Guarda Fechada

Nada mais obvio que para conquistar a perfeição em alguma posição ou golpe você deve praticá-lo. Se quer ficar bom na fechada, mas só treina De La Riva porque é uma posição onde você tem segurança e mantém seu ego inflado, sinto muito mas não será bom em outras coisas enquanto não começar a se expor. Na hora dos rolas não é hora de ganhar, o objetivo não é ser um campeão de academia, mas sim dominar o mundo lá fora, então aproveite a hora destinada ao rolas para trabalhar suas dificuldades, ali é a hora de se expor e se testar. E quando mais insistir na posição melhor será nela. 

Faça repetições até estar no automático

A repetição é o caminho para o c ataque suave, quando mais você repete mais faz adaptações ao seu jogo, mas você consegue ajustes e se aperfeiçoa. Querer ficar bom e não repetir é o mesmo que dar remédio a um morto e esperar que ele melhore. Toda ação tem uma reação então corra atrás e repita incansavelmente, assim adaptará aquilo que faz e trará para seu jogo.

Invista em finalizações básicas partindo da Guarda Fechada 

Sua guarda deve ser a sua fortaleza, e quando estiver na fechada deve fazer de tudo para nada quebrar essa muralha, que figurativamente são suas pernas. Uma maneira de efetivar sua guarda são as finalizações que saem dali mesmo. Triangulo, omoplata e arm lock são peças fundamentais no jogo de qualquer guardeiro e depois que elas entram bem encaixada meus amigos, não resta outra coisa a não ser recorrer aos três tapinhas.

Cláudio Calasans o matador de gigantes adaptou sua guarda fechada, se tornando um dos oponentes mais perigosos que atacam da fechada. Ele aprimorou seu ataques como americana e mão de vaca e acumulou títulos aprimorando o básico.

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Quer aprender mais sobre Guardas?

Confira o conteúdo do BJJ Fanatics. Aqui você encontrará tudo sobre as guarda mais sinistras de todos os tempos e ainda aprenderá como colocá-las no seu jogo e se tornar uma fera na guarda como Eduardo Telles e sua infalível guarda tartaruga, Bernardo Faria e sua meia guarda imbatível, Leandro Lo e a guarda mais versátil do mundo.

Venha conferir nosso conteúdo para afiar seu jogo de guarda!!!

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

Marcadores

Produtos recentemente vistos