Conde Koma O Precursor Do Jiu Jitsu No Brasil
A História Do Jiu Jitsu - Parte 2 de 3
Mitsuyo Maeda ou Conde Koma
Mitsuyo Maeda, conhecido como Conde Koma, nascido em 18 de novembro de 1878 no povoado de Funazawa, cidade de Hirosaki, no Japão, e falecido em 28 de novembro de 1941 em Belém do Pará, Brasil. Maeda era filho de um lutador de sumô e quando adolescente, também praticou sumô, mas sentia que faltava algo para prosseguir nesse esporte.
Aos dezessete anos mudou-se para Tóquio onde se um ano mais tarde, aos dezoito anos matriculou-se na escola Kodokan, onde foi praticante e estudioso do antigo Jiu Jitsu.
É importante destacar que nessa época, Judô e Jiu Jitsu, não eram consideradas disciplinas distintas e mesmo muitos anos após a formação da Kodokan, ambas terminologias foram muitas vezes consideradas como a mesma arte marcial.
No Japão, para diferenciar do antigo Jiu Jitsu foi usado o termo Judô, quando Jigoro Kano desenvolveu um método esportivo reunindo as técnicas menos perigosas do Jiu Jitsu, Jigoro Kano apenas usou uma pronúncia diferente para a velha palavra na intenção de denominar sua criação.
Carreira
Como dissemos na postagem anterior, a partir do final do século XIX com a introdução da cultura ocidental no Japão alguns mestres de Jiu Jitsu migraram do Japão para outros continentes, disseminando o ensino de suas artes marciais e das lutas que realizavam.
Em uma época, em que na Europa e na América do Norte as artes marciais japonesas eram mencionadas somente baseados em manuais de instruções e pessoas com conhecimentos duvidoso. Justamente nesse período que Koma desbravou o mundo, á fim de provar a eficiência de seus estrangulamentos e chaves de braço contra oponentes de todos os tamanhos e estilos.
Maeda embarcou para os Estados Unidos em 1904, em companhia de outros professores da escola de Jigoro Kano, graças aos laços políticos e econômicos entre Japão e Estados Unidos, as técnicas japonesas encontravam grandes e notórios admiradores em solo americano.
Segundo alguns relatos, o estilo de luta de Maeda se resumia a iniciar o combate com chutes baixos e cotoveladas, para depois levar o oponente ao chão e finalizar.
Em território americano, o ágil japonês começou a colecionar milhares de combates e vitórias pelo caminho, e seguiu para outros países como a Inglaterra, Bélgica e Espanha, onde sua postura nobre fez nascer o apelido que o consagrou.
O apelido Conde Koma foi criado por ele quando esteve na Espanha, para desafiar outro lutador japonês, onde Koma é uma abreviatura de komaru, que significa “estar em situação delicada”. Maeda retirou a última sílaba da palavra e adicionou o termo Conde, aceitando a sugestão de um amigo.
Viajando pela América Central e do Sul, o lutador fez inúmeras apresentações e lutas em países como El Salvador, Panamá, Costa Rica, Peru, Honduras, Argentina, Equador, Peru, Colômbia e Chile. Em julho de 1914, o valente japonês de 1,64m e 68kg, segundo consta, desembarcou no Brasil para fincar raízes e mudar a história do esporte.
Chegada ao Brasil
De acordo com os registros, Maeda chegou ao Brasil pela cidade de Porto Alegre, em 14 de novembro de 1914, onde realizou sua primeira demonstração. Depois disso, Conde Koma e seus companheiros se apresentaram em outras cidades, passando por Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, São Luiz, Belém.
Em 20 de dezembro de 1915, chegaram a Belém, onde se apresentaram no Theatro Politheama. Na ocasião da primeira apresentação em Belém, o jornal da cidade "O Tempo", anunciou o evento, afirmando que "Conde Koma" iria mostrar as principais técnicas do "Jiu Jitsu" exceto aqueles proibidos, Maeda também demonstrou técnicas de auto-defesa. Depois disso, o grupo começou a aceitar desafios da multidão, enfrentando lutadores das mais diversas lutas, como greco-romana, boxe, capoeira e etc.
Em 1916 Koma voltou a viajar pelo mundo, fazendo um novo tour, passando pela Inglaterra e Portugal, Espanha e França, voltando para o Brasil em 1917 quando fixou-se em Belém do Pará, onde casou-se e abriu sua academia.
Em Belém, conheceu Gastão Gracie, que levou seus filhos para treinar com Maeda e aprender aquela arte marcial que tanto impressionava por onde passava. É neste momento que começa a história do Brazilian Jiu Jitsu desenvolvido por Hélio Gracie...
Essa história continua...
Se interessou? Acompanhe nos próximos posts o final dessa história!
O BJJ Fanatics, assim como Conde Koma se amarra em disseminar o ensinamento de nossa arte! Disponibilizando o mais exclusivo e completo conteúdo com os melhores lutadores da atualidade, atletas como Rodolfo Vieira, Leonardo Saggioro, Bernardo Faria, Cláudio Calasans , Leandro Lo e Robson Mau Mau nos mostram seus segredos e ajustes de suas posições favoritas!
Não deixe de aproveitar essa oportunidade de aprender com os melhores do Jiu Jitsu Mundial!
O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)
RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)
OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)
A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)
MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)
A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)
A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)