X Close
Your Cart
Keep Shopping
Controlando A Ansiedade Antes De Um Campeonato De Jiu Jitsu

Controlando A Ansiedade Antes De Um Campeonato De Jiu Jitsu

Certamente, uma mente tranquila é uma grande vantagem em todos os esportes, no Jiu Jitsu quem tem essa qualidade estará muitos passos na frente dos seus adversários! Todo mundo tem um amigo que parece uma verdadeira barra de gelo, aquele cara que parece não sentir pressão nenhuma diante da competição, e sabe que essa pessoa por mais que não seja tão técnica e nem tão talentoso, consegue sempre bons resultados nas competições.

Aí então surge a pergunta, “como esse cara consegue ser assim?”. Na maioria das vezes essa característica é um fator biológico natural da pessoa, ela nasceu naturalmente mais serena e tranquila diante de desafios, ou então ao longo da vida foi se moldando para se controlar nesses momentos de desafios.

Contudo, devemos lembrar que esse tipo de pessoa, são as exceções e de uma maneira geral todo mundo sente aquele nervosismo antes da competição, trata-se da ansiedade que caminha lado a lado com a adrenalina. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com seu adversário, muitas vezes duvidando de sua capacidade de vencê-lo, mesmo sem saber ao certo como é o estilo de luta deste. Saber controlar a ansiedade significa utilizar a adrenalina ao seu favor, é o grande desafio de todos os competidores, caso essa não seja controlada pode te levar a perder as forças logo com 1 minuto de luta.

  “Lembre-se: você não é o único nervoso. Todo mundo sente adrenalina, do iniciante ao atual campeão mundial na faixa-preta. E isso é um bom sinal, um indicativo de que você está buscando a vitória. Boca seca, borboletas, mãos suadas são normais, todos nós lutadores passamos por isso” diz Bráulio Estima.

 

Leia Mais Sobre Leandro...

 

Quando começamos a competir, é normal exagerar no nervosismo e ansiedade. Mas essas emoções podem fazer você esquecer da técnica, e principalmente gastar toda sua força nos primeiros minutos da luta. Quando um lutador de jiu Jitsu é dominado pela adrenalina, o atleta consegue fazer 10 rolas duros dentro de sua academia mas quando chega na competição  acaba se cansando nos primeiros minutos de sua luta.

O nervosismo, a adrenalina e a ansiedade são comuns na maioria dos praticantes de Jiu Jitsu. Você deve aprender a controlá-los, e ainda melhor, usar-los em seu favor. Separamos algumas dicas que te ajudarão a ficar igual aquele amigo “pedra de gelo”.

Confira!

Lute porque você gosta!

Não pense na competição como uma obrigação, se inscreva em um campeonato por amor ao esporte e não por imposição de quem quer que seja. Se resolver competir, aproveite cada instante do campeonato, se divirta e seja feliz. Se você não criar tanta expectativa no resultado final, a sua  ansiedade irá diminuir e você conseguirá lutar de uma forma mais natural. Lutar solto e despreocupado vai fazer de você mais tranquilo e focado nas posições que treinou na academia.

Tenha uma estratégia

Sempre tenha uma estratégia. Muitas vezes treinamos a técnica e deixamos a tática de lado. Mesmo que você tenha uma técnica refinada e seja um casca grossa, se você deixar o seu adversário impor o ritmo da luta você sempre estará um passo atrás.

Lute com um plano, planeje de acordo com os pontos fortes de seu oponente.”  diz Cláudio Calasans

Leia mais sobre Calasans...

Esteja preparado fisicamente

Se sua meta é competir, você deve fazer um treino extra de cárdio e força. Ficar sem gás no meio de uma luta é um dos maiores medos de qualquer atleta. Se você sabe que seu preparo está em dia, é um motivo a menos para ficar ansioso.

Pense somente em coisas boas e esteja com a mente blindada

Música é uma excelente para você se focar e manter sua mente ocupada e energia positiva. Escolha seu gênero favorito e uma música bem animada.

Tente filtrar seus pensamentos. Muitas vezes a ansiedade nos faz imaginar coisas ruins no futuro. Sempre exercite sua mente para pensar em um final feliz em seus combates. Lembre dos seus melhores momentos do treino e do seu preparo para a competição.

Treine muito

Treine muito e refine sua técnica, pois, nada pode ser melhor do que treinar bastante pra chegar confiante em um campeonato, se você estiver bem treinado tecnicamente, fisicamente e mentalmente o campeonato certamente será apenas o local de se consagrar todo o seu esforço diário.

 

Leia Mais Sobre Bernardo...

 Quanto mais técnico for e quanto mais posições você souber trabalhar menos pesado fica a competição, se você so sabe fazer guarda e calhar de seu adversário puxar primeiro você fica perdido e a luta desanda, então por isso é importante ter o domínio das mais variadas posições isso lhe dará confiança para lutar.

Quer se tornar um atleta completo?

Como citamos acima, uma das maneiras de driblar a ansiedade e o nervosismo  é se tornando um lutador completo. Aprendendo o máximo de posições que conseguir deve por exemplo saber fazer um boa guarda, meia guarda e também passar corretamente e para isso o site do BJJ Fanatics traz para você os melhores cursos destrinchando varias posições para você, contando com diversos campeões como Bernardo Faria, Marco Barbosa e os Irmãos Miyao para lhe ensinar tudo que eles sabem.

Não perca tempo e venha logo adquirir o seu!

 

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores