X Close
Your Cart
Keep Shopping
Domínio Sobre O Medo, A Importância De Controlar As Emoções Nas Competições De Jiu Jitsu

Domínio Sobre O Medo, A Importância De Controlar As Emoções Nas Competições De Jiu Jitsu

O medo faz parte do instinto de sobrevivência de qualquer ser humano, é uma emoção muito comum, que é sentida por todas as pessoas inclusive as mais corajosas. Existem dois tipos de medo. Os reais que são aqueles que nos protegem do perigo e o irreais que são aqueles criados por nossa mente, este último se refere ao que é sentido antes das competições.

Os medos irreais remetem ao temor de passar por alguma situação que possa trazer prejuízos emocionas, como por exemplo, o medo de fracassar, de errar, de se frustrar ou desapontar alguém.

Não quer dizer que não possam acontecer acidentes durante a luta e você venha a se lesionar, mas esse geralmente não é o medo que trava o atleta de Jiu Jitsu nas competições e sim aquele medo de perder ou decepcionar.

Exatamente o que ocorre quando o praticante se propõe a competir. Ele sente um turbilhão de coisas e passa uma infinidade de pensamentos em sua cabeça gerando a ansiedade e aflorando o medo de competir.

Geralmente esse medo é causado pela expectativa que depositamos no resultado e neste momento a competição que deveria ser uma ferramenta para o crescimento do praticante de Jiu Jitsu passa a se tornar um fardo. Onde o atleta prefere se abster de lutar, do que ter que lidar com essas emoções que irão aparecer.

Quem não fica inseguro antes do campeonato? Por mais confiante que o atleta seja em algum momento ele sentirá um pouco de medo, talvez não de lutar, mas por ter que atender as expectativas que outras pessoas depositaram nele.

Você tem todo o direito de escolher se vai competir ou não e não deve ser forçado a fazer algo que não gosta para agradar seus amigos ou seu professor, no entanto se escolher lutar é importante saber que as competições são de grande relevância para formar um bom atleta.

As primeiras competições são as mais complicadas de lidar, é uma confusão de pensamento, você ainda não está acostumado com o ambiente de um campeonato, com as pessoas te olhando, com um juiz observando sua luta, enfim há muitos pontos que diferem e muito treinos de campeonatos.

Mas não se preocupe a melhor maneira de vencer o medo de lutar campeonato: é lutando campeonatos. Isso mesmo, quanto mais participar desses eventos mais se acostuma com o ambiente, vai se tornando algo natural para você e já não sente tanto aquele peso que sentia no começo. Mas você deve perseverar e não desistir que as coisas sempre melhoram.

O posso fazer para melhor essa sensação?

Como já tido ela só passa ou melhor, ela só ameniza com o tempo. Mas há algumas coisas que você pode fazer para começar a mudar seus pensamentos e render melhor nessas competições.

1)Não crie expectativas

As expectativas serve para nos deixar mais preocupados e só farão você sofrer por antecedência. Entenda que a coisas que temos o poder de controlar por exemplo se você quer ou não lutar, isso você controla, já o resultado da luta não! Então vá e simplesmente lute para você e para ninguém mais.

2)Esqueça o que seu oponente possa fazer

Sempre tem aquele “espírito de porco”, que chega para você e fala “Ihhh vai lutar com fulano, ele é o mais duro da chave e queda todo mundo”... PRONTO!! Já é o suficiente para desviar seu foco e ao invés de focar no que tem que fazer começa a preocupar com o que seu adversário vai fazer. Então feche seus ouvidos para essas coisas. Ao chegar no campeonato faça o mesmo que você faz na academia, cuide do seu jogo não do jogo de quem irá lutar com você.

3) Se divirta

É isso mesmo, ninguém te obrigou a estar ali, ganhar ou perder não vai mudar o amor que você sente pelo esporte e muito menos vai mudar o que você é. Então vá dê o seu melhor seja feliz com aquilo que escolheu para sua vida.

4) Treine certo

Não adianta querer competir e não ter uma frequencia boa de treino, quem quer competir independe de faixa não está ali para brincadeiras, ele quer ser profissional e ser tratado como tal, mas para isso deve agir como um.

5) Mude seus pensamentos

Sua mente vai tentar sabotar você, não deixe isso acontecer sempre, pense na luta de maneira positiva e não deixe que nada tire sua tranqüilidade antes da competição.

6) Não foque na vitória

Você está ali para testar sua técnica e tentar sobressair seu adversário com ela, no entanto resultados de lutas são imprevisível expectativa geram frustrações, voce deve estar preparado para o resultado seja ele qual for, se ganhar ótimo , não muda nada na sua rotina e se perder estude, treine mais e volte ainda melhor e mais forte.

6) Trace Uma estratégia

Não vá para um luta esperando ver o que vai dar, você deve traçar um estratégia e tentar impor seu jogo primeiro, mas deve estar preparado para qualquer situação que possa vir a acontecer.

7) Seja completo

Quanto mais técnico for e quanto mais posições você souber trabalhar menos pesado fica a competição, se você so sabe fazer guarda e calhar de seu adversário puxar primeiro você fica perdido e a luta desanda, então por isso é importante ter o domínio das mais variadas posições isso lhe dará confiança para lutar.

E se der medo??

Vai com medo mesmo, que aos poucos você aprende a controlá-lo e vai ganhado mais experiência como competidor.

Quer se tornar um atleta completo?

Como citamos acima, uma das maneiras de driblar o medo é se tornando um lutador completo. Aprendendo o máximo de posições que conseguir deve por exemplo saber fazer um boa guarda, meia guarda e também passar corretamente e para isso o site do BJJFanatics traz para você os melhores cursos destrinchando varias posições para você, contando com diversos campeões como Bernardo Faria, Marco Barbosa e os Irmãos Miyao para lhe ensinar tudo que eles sabem.

Não perca tempo e venha logo adquirir o seu!!

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores

Produtos recentemente vistos