Existe Rola Soltinho No Jiu Jitsu?

Existe Rola Soltinho No Jiu Jitsu?

Quantas e quantas vezes você chegou para treinar com um parceiro e ele falou “Vamos fazer um rola bem soltinho, só para movimentarmos?”, você aceitou, mas na hora que começou o rola, seu amigo parecia o Roger Gracie lutando contra o Jacaré.

O “rola soltinho” deveria ser uma oportunidade para o desenvolvimento técnico, focado mais em movimentação, sem a utilização da força, contribuindo para o ajuste de posições e aprendizado. Contudo muitas pessoas aproveitam desse momento em que seus adversários estão rolando naturalmente mais vulneráveis para passar o carro em seu colega de treino.

Realizar um soltinho deve ser uma atitude de nobreza, onde principalmente o ego deve ser deixado de lado, e o conhecimento deve ser o foco. Chamar um amigo para fazer um rola soltinho e começar a fazer força feito um louco é muito feio, uma atitude completamente antidesportiva, além do seu adversário estará pensando que terá um treino mais movimentado e técnico e por isso deve estar mais suscetível aos golpes, se aproveitar disso  vai totalmente contra a filosofia do Jiu Jitsu.

Quando devemos rolar soltinho?

Os rolas soltinhos devem ser utilizados em situações específicas justamente para evitarmos o desconforto de ter duas pessoas treinando com diferentes intenções dento do tatame. Listamos 3 casos em que podemos realizá-los.

  • Quando estamos rolando com pessoas mais frágeis

Ao treinar com mulheres, crianças, faixas brancas ou pessoas bem mais leves. Nesses casos os rolas soltinhos são indicados para que se evite machucá-los. Quando temos grande diferença de peso ou técnica, não existe motivo para nos matar de fazer força durante um rola, além de ser uma ótima oportunidade de jogarmos mais solto podendo aprender e ensinar durante esses treinos.

  • Quando estamos voltando de lesão

Treinar lesionado é um risco muito grande, agravar uma lesão pode nos prejudicar, transformando-as em lesões graves mais graves ainda, por isso, devemos tomar os cuidados necessários, trata-las e voltar a treinar somente com a autorização médica. Nesse cenário, devemos tomar cuidado com o membro afetado e avisar nosso companheiro de treino da lesão e podemos fazer esse tipo de treino de maneira a proteger nossa lesão.

  • Em véspera de competições

De forma a ajustar posições, abaixar a adrenalina, ou mesmo com o intuito de dar aquela suada para abaixar as ultimas gramas antes do campeonato, através de um treino menos arriscado e cansativo.

Veja esse vídeo do professor Zé Beleza e seu aluno Felipe Souza, em um verdadeiro treino soltinho, em que o conhecimento técnico é evidenciado em relação á força bruta

Em resumo, um rola soltinho, deve ser um treino consciente dos seus movimentos, onde o objetivo é estudar técnicas e movimentações na prática, sem pressão, sem força e sem ego. Devemos escolher muito bem nosso parceiro para esse tipo de treino, não são todos que estão na mesma “vibe” e pode ser que seu parceiro comece a fazer força para se aproveitar da sua situação de vulneirabilidade.

Devemos utilizar esse treino apenas em situações específicas, treinos mais duros também são muito importantes, principalmente se temos o desejo de competir. Lembrando que quando convidamos um amigo para fazer um rola soltinho, você deve se manter no “clima” do soltinho e não começar a fazer força querendo amassá-lo, mas sim aproveitando para corrigir erros de movimentação, quadril alto, troca de posição de pegada, novos golpes  e etc...

Que tal fazer um “soltinho” com os melhores da atualidade? Rodolfo Vieira, Leonardo Saggioro, Bernardo FariaCláudio Calasans ou Leandro Lo... Infelizmente não iremos levar essas lendas até a sua academia, mas podemos te mostrar as principais técnicas que os tornaram os principais nomes do Jiu Jitsu Mundial, através de cursos exclusivos e totalmente em Português!

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